Mais de 1 bilhão de pessoas hoje em dia utilizam o WhatsApp todos os dias, chegando a enviar mais de 50 bilhões de mensagens, entre fotos e vídeos. E com compras pelo WhatsApp, é mais fácil ainda realizar diversas operações, e claro, manter contato com amigos e familiares distantes de forma barata. Neste artigo veremos dicas e cuidados para evitar na hora de fazer compras pelo WhatsApp. Veja a seguir!

compraspelowhatsapp 2 - Compras pelo WhatsApp: como fechar negócio com segurança

É grátis enviar mensagens de texto e ligar, desde que você tenha uma conexão comum de Wi-Fi ou de dados. Além da comunicação casual, o WhatsApp também está se tornando parte integrante da indústria e do comércio. Seja qual for o motivo para o qual você está usando o WhatsApp, você provavelmente não sabe tudo que ele pode fazer, principalmente referente às compras e cuidados com elas.

Cuidados com compras pelo WhatsApp

Com a pandemia global, entre outras coisas, transferiu-se também a aquisição de bens e serviços para serem realizadas de forma online. No entanto, varejistas e consumidores não são os únicos a aumentar suas atividades online.

As compras online são convenientes, fáceis e rápidas. Podemos fazer compras quando quisermos, comparar preços e ter nossas compras entregues em nossa porta. O melhor de tudo é que não há filas ou estacionamentos de supermercados para negociar online. O que há para não gostar disso tudo?

Cada vez mais, visitamos as lojas simplesmente para ver os itens (ou clicamos nos links), para depois comprá-los online a preços mais baratos. No entanto, isto também é um buffet para cibercriminosos, mesmo em compras pelo WhatsApp.

táticas golpistas que capturam informações de cartão de crédito, sites de compras falsos etc. Todos são criadas para o mesmo fim: explorar a boa vontade das pessoas, para roubar suas informações pessoais.

Portanto, além de verificar o saldo do seu cartão de crédito e escrever listas de compras, você também precisa tomar algumas precauções de segurança antes de entrar no modo de shopping online. Se feito corretamente, as compras online são convenientes, fáceis e seguras. 

Nova função para compras pelo WhatsApp

Recentemente o WhatsApp divulgou uma nova função de compras em seu aplicativo. Nas mudanças, uma das mais importantes é o WhatsApp Business, ferramenta que é possível comprar, sem passar por aquela maratona de passos até que chegue no final, no pagamento.

Essa versão para vendas de compras pelo WhatsApp já está disponível para smartphones Android e iPhone (iOS). Além disso, o novo recurso garante a opção de formar catálogos de ítens, checkout, entre outras.

Na verdade, o WhatsApp Business se parece muito com o recurso que já existe no Instagram, onde a compra pode ser feita via plataforma, sem precisar sair para um site ou passar por muitas etapas.

Dicas para cuidados com compras pelo WhatsApp

compraspelowhatsapp2 1 - Compras pelo WhatsApp: como fechar negócio com segurança

As compras no conforto de nossa casa se tornam parte de nossas vidas diárias, mas é importante garantir uma experiência de compra online segura. Há muitas histórias de hackers online. Porém, é mais fácil agir criminosamente com os detalhes do seu smartphone do que com os cartões de crédito. Por isso, as compras pelo WhatsApp requerem uma medida extra de vigilância.

Assim, existem algumas etapas muito simples que você pode seguir para garantir uma experiência de compra online segura.

Contatos conhecidos

Use marcas familiares que você conhece ou das quais já ouviu falar, bem como os contatos de compras que você também conhece. Mas, mesmo assim, você precisa ter cuidado: os criminosos, muitas vezes, copiam números deliberadamente para soar como uma empresa de marca conhecida.

Se você comprar de um novo fornecedor, pesquise com cuidado. Um bom teste é ver se ele pode ser contatado por um e-mail, um número de telefone ou endereço, apresentando políticas de devolução.

Use apenas sites seguros

Se a mensagem é direcionada para algum site, procure pelo endereço de URL começando com https://, em vez de http://. Procure também pelo cadeado fechado na barra de endereços do navegador, clicando duas vezes nele você, poderá ver os detalhes de segurança do site. Não clique em links sem ter certeza de que o remetente é legítimo. 

Evite fazer compras através de redes Wi-Fi públicas

As redes Wi-Fi públicas são locais comuns para hackers obterem suas informações. Tenha cuidado extra ao usar seu smartphone em compras pelo WhatsApp. URLs abreviados, frequentemente usados ​​por serem fáceis, também podem induzir você a visitar sites arriscados. Pode ser alguém que configurou a rede para ler seu tráfego e capturar suas informações pessoais. 

Instale softwares antivírus e antimalwares

Proteja contra vários tipos de ataques de vírus e spams, que podem ter acesso aos seus apps abertos. Assim, navegue com segurança, certificando-se de que seu dispositivo está atualizado e protegido para produtos comerciais. Faça um firewall de proteção contra intrusão, filtros da web, com serviço VPN confiável.

Cuidado com os filhos

Certifique-se de que seus filhos não tenham acesso às suas contas online e limite o acesso ao seu cartão de crédito e informações bancárias. 

Cuidado com outros aplicativos instalados

Você sabia que existem aplicativos falsos que imitam outros? Reveja cuidadosamente quais permissões um aplicativo requer. É realmente necessário que um aplicativo tenha acesso às suas fotos, posição GPS, câmera e contatos? Alguns apps até desejam permissão para gravar cada toque de tela de seu telefone!

Tipo de linguagem

Linguagem inadequada ou ofertas excepcionalmente atraentes também são sinais que você deve ouvir.

Desta forma, o WhatsApp foi construído como uma forma simples, segura e confiável de enviar mensagens para outras pessoas. As mensagens são, por natureza, privadas e seus termos de serviço foram projetados para ajudar a manter o aplicativo seguros.

Portanto, para receber alguma mensagem, nem sempre há uma permissão. No entanto, mensagens só devem ser enviadas para as pessoas que entraram em contato com você primeiro ou solicitaram que você os contatasse via WhatsApp.

Use o Reclame Aqui

Se você encontrar o nome da loja virtual e se sentir, de alguma forma, lesionado, utilize o site Reclame Aqui para observar a reputação da empresa. Lá é possível fazer qualquer comentário, positivo ou negativo sobre a compra e a empresa.

Jamais encaminhe fotos e dados

Nunca forneça esses dados pessoais sem ter a certeza de quem está lá do outro lado. Da mesma forma como ocorre com ligações telefônicas e email, compras pelo WhatsApp também são arriscadas neste sentido. Caso a pessoa insistir, bloqueie-o e denuncie.

Ativando a verificação de duas etapas

Ative a verificação de duas etapas, que é o recurso de se alguém que tentar usar seu WhatsApp mediante outro smartphone, ele precisará ter seu PIN, o código pessoal, e com isso ter acesso às suas mensagens. Clique no menu de três pontos, Configurações, Conta e em Verificação de duas etapas, ativando o seu PIN com uma senha de seis dígitos.

E então, já está preparado para realizar compras pelo WhatsApp com mais segurança? Nós da Seculus temos, de forma segura, o nosso canal de vendas pelo aplicativo neste link.

Achou o conteúdo útil? Compartilhe este post, dê sua curtida e comente nas suas redes sociais!