A produção industrial impacta fundamentalmente a estrutura econômica global e local, tanto socialmente quanto individualmente. Hoje, questões ambientais, sociais, economias criativas e iniciativas que repensam a tecnologia para um mundo melhor fazem parte do nosso cotidiano. Vamos refletir neste artigo sobre estas e outras questões!

Coletivamente, os setores da produção têm sido a fonte de crescimento econômico em nações desenvolvidas e em desenvolvimento. E uma importante fonte de investimento em rápida evolução continua a ser no foco da inovação tecnológica.

As tecnologias da Quarta Revolução Industrial

O ritmo atual de desenvolvimento tecnológico está exercendo profundas mudanças na maneira como as pessoas vivem e trabalham. Está afetando, inclusive, em como as pessoas produzem e entregam produtos e serviços.

No entanto, em meio a mídias sobrecarregadas de informações e produtos, não é tão fácil ter uma compreensão precisa de onde essas tecnologias podem criar valor real.

Mas, dentro do panorama tecnológico mais amplo, há algumas delas focadas em tornar o mundo melhor, que estão transformando padrões culturais e sociais. A tecnologia, em muitos sentidos, tem nos ajudado a melhorar o mundo na totalidade, não apenas na nossa vida, como indivíduos.

A relação entre os humanos e as máquinas tem nos proporcionado força a estabelecer relações cada vez mais transparentes e cívicas (de participação política), no estreitamento e novas possibilitados das relações. A democratização do acesso ao conhecimento, na verdade, é catalisadora para a produção de mais conhecimento e tecnologia.

Por exemplo, avanços empolgantes na internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), robótica avançada, impressão 3D, e aplicativos de mobilidade urbana estão, entre outros, sendo projetados, consumidos, por bilhões de usuários. Eles afetam e alteram todas as etapas da jornada do consumidor sob demanda.

Na sociedade, há debates acirrados sobre o impacto que a tecnologia para um mundo melhor terá na economia, nos empregos e na justa distribuição da riqueza. Os otimistas apontam que a tecnologia possibilitou, nas três últimas décadas, revoluções nos ganhos de produtividade e ajudaram a tirar bilhões de pessoas da pobreza.

tecnologiasparaummundomelhor01 - De que modo a tecnologia contribui para um mundo melhor?

Outro aspecto muito discutido sobre o progresso tecnológico é o grande potencial que ele tem para o meio ambiente. De qualquer forma, a mudança de uma tecnologia para um mundo melhor deve ter impactos profundos nos próximos 10 a 15 anos. À medida que o mundo enfrenta vários desafios neste momento de crises sanitárias, a tecnologia será chamada a contribuir com soluções novas ou melhores para os problemas emergentes.

Essas demandas sociais e ecológicas irão moldar a dinâmica futura da mudança de produção, de uma tecnologia para um mundo melhor. Abordaremos as tecnologias-chave ou emergentes que estão entre as mais promissoras.

A Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) promete uma sociedade superconectada e digitalmente responsiva que terá um impacto profundo em todos os setores da economia e da sociedade. Embora a IoT tenha profundas implicações para todos os aspectos e setores, os maiores impactos são esperados no setor de saúde, de manufatura, nas indústrias de rede e nos governos locais.

Medicina e Saúde

A tecnologia oferece oportunidades na área da saúde e da medicina, na forma de novos dispositivos de monitoramento remoto, sistemas profissionais, gerenciamento de riscos internos e externos, principalmente no tratamento de pacientes crônicos.

Sistemas de transporte e mobilidade

A IoT, por exemplo, é uma grande promessa para a melhoria da gestão de transporte e segurança em veículos, na geração de informações sobre os fluxos de tráfego. Os smartphones já são usados ​​ativamente por provedores de navegação para monitorar o uso das estradas e fornecer aos usuários atualizações de tráfego em tempo real.

Cidades inteligentes e infraestruturas urbanas

Outros ganhos de eficiência no funcionamento das cidades, na gestão do consumo de água, na agilidade da coleta de lixo, em serviços baseados na participação cívica (por exemplo, para relatar danos em estradas e outros tipos de infraestrutura), são vistos como tecnologia para um mundo melhor no planejamento de novas cidades e novos insights.

Em seguida, listamos alguns exemplos de como a tecnologia transforma a vida das pessoas.

Impressão 3D

tecnologiasparaummundomelhorimpressao3d - De que modo a tecnologia contribui para um mundo melhor?

A impressão 3D percorreu um longo caminho desde que foi desenvolvida pela primeira vez na década de 1980. Embora a impressão 3D tenha se originado como uma ferramenta para prototipagem rápida, agora ela evoluiu para cobrir uma série de usos diferentes.

Por exemplo, na indústria aeroespacial e de defesa, que foi uma das primeiras a adotar a impressão 3D, já representa uma participação de quase 20% no mercado e contribui fortemente para os esforços contínuos de pesquisa dentro da indústria. 

A Airbus e a Boeing, fazem amplo uso da impressão 3D para protótipos funcionais, ferramentas e componentes leves metálicos, onde peças altamente complexas, agora são produzidas em baixos volumes, oferecendo uma maneira mais econômica.

No setor automotivo, a prototipagem se tornou uma parte fundamental do processo de desenvolvimento de produto e a impressão 3D oferece uma abordagem rápida e econômica para projetar e produzir peças. Com a impressão 3D, os designers podem fazer mudanças e alterações rápidas.

A indústria odontológica é uma das que mais cresce na adoção da manufatura aditiva. De dispositivos médicos a próteses, e até bioimpressão, as aplicações de 3D para a indústria médica são versáteis e abrangentes.

Da mesma forma, os hospitais estão cada vez mais incorporando a impressão 3D em seus laboratórios para criar modelos de anatomia específicos para pacientes. Os cirurgiões podem então usar essas réplicas de órgãos impressas em 3D para planejar e praticar uma operação cirúrgica antes de realizá-la.

Nanotecnologia

tecnologiaparaummundomelhornanotecnologia - De que modo a tecnologia contribui para um mundo melhor?

A nanotecnologia está ajudando a melhorar consideravelmente, até mesmo revolucionar, muitos setores da sociedade como na indústria, na informação, segurança, medicina, transporte, energia, alimentação e ciência ambiental.

Com a nanotecnologia, os materiais podem ser feitos efetivamente mais fortes, mais leves, mais duráveis, mais reativos, entre muitas outras características. Muitos produtos comerciais de uso diário já estão atualmente no mercado e em uso diário.

Por exemplo, aditivos em nanoescala ou tratamentos de superfície de tecidos podem fornecer energia leve e podem ajudar a resistir contra rugas, manchas e crescimento bacteriano. Filmes em nanoescala em óculos, monitores de computador e câmeras, janelas e outras superfícies podem torná-los repelentes de água, anti-refletivos, autolimpantes, antinevoeiro, antimicrobiano, etc

A redução do peso de carros, caminhões, aviões, barcos e espaçonaves pode levar a uma economia significativa de combustível. Os nanomateriais celulósicos têm demonstrado aplicações potenciais em uma ampla gama de setores industriais, incluindo eletrônicos, construção, embalagens, alimentos, energia, saúde, automotivo e defesa.

A nanotecnologia tem contribuído muito para grandes avanços na computação e na eletrônica, levando a sistemas mais rápidos, menores e mais portáteis que podem gerenciar e armazenar quantidades cada vez maiores de informações.

Esses aplicativos em constante evolução incluem: transistores, memória magnética de acesso aleatório (MRAM), e outros produtos eletrônicos como chips de memória para smartphones, smartwatches e pen drives.

Repensando a mobilidade sob demanda

tecnologiaparaummundomelhormobilidadesobdemanda - De que modo a tecnologia contribui para um mundo melhor?

Habilitados por conectividade onipresente, os smartphones cada vez mais poderosos e aplicativos hospedados em nuvem, plataformas privadas “on-demand”, transporte por aplicativo e outras ferramentas de tecnologia para um mundo melhor é a paisagem desta era.

O largo fenômeno das empresas de redes de transportes mudaram o panorama da mobilidade urbana para sempre. No espaço de uma década, empresas como Uber e 99, tornaram-se marcas reconhecidas globalmente.

Eles começaram tendo como alvo consumidores jovens e com experiência digital, mas, com o tempo, conseguiram atrair a população em geral, fornecendo soluções de mobilidade flexíveis, rápidas e que também eram mais seguras e mais baratas.

Sim, nem tudo são boas notícias, é claro. As condições de trabalho onerosas de seus motoristas criaram polêmica, e sua chegada também desencadeou uma mudança sísmica em direção ao transporte individual compartilhado. No entanto, a ameaça do futuro das soluções digitais frente às tradicionais, se vê cada vez maior.

O potencial de fornecer um serviço complementar eficiente e conveniente às soluções de mobilidade existentes em áreas urbanas, impactou o desempenho geral dos sistemas de mobilidade.

A tecnologia para um mundo melhor

tecnologiaparaummundomelhor - De que modo a tecnologia contribui para um mundo melhor?

Toda essa conjunção de mudanças nas necessidades dos novos consumidores e da digitalização, impulsionada pela quarta revolução industrial, desencadeou o desenvolvimento e implantação rápida de soluções de tecnologia para um mundo melhor.

A necessidade por serviços digitais sob demanda deve aumentar nos próximos anos, e suas margens operacionais devem melhorar. Enquanto isso, espera-se que a introdução progressiva da tecnologia turvem ainda mais as fronteiras entre as soluções tradicionais e as inovadoras.

Cada vez mais nossa vida será impactada pela tecnologia. No entanto, com a complexidade do avanço rápido indica que muitos países simplesmente não estão equiparados para enfrentá-la. Tudo requer mudanças, mas também representa uma oportunidade incrível, já que metade do potencial em oferta ainda não foi explorado.

E então, gostou deste texto sobre tecnologia para um mundo melhor? Quer experimentar conhecer mais sobre este e outros assuntos interessantes? Compartilhe, comente e dê sua sugestão nas redes sociais!