A energia limpa está se tornando cada vez mais prevalente em todo o mundo. Como também são energias renováveis, acabam sendo formas econômicas e ecológicas de obter a energia de que precisamos para abastecer a nossa sociedade e o nosso meio de vida. Porém, você sabe exatamente o que é a energia limpa? Continue lendo!

energialimpa2 1 - Energia limpa: entenda como funciona e economize

O que é energia limpa?

Energia limpa é a energia proveniente de recursos que não podem ser esgotados ou que são constantemente reabastecidos com o tempo. Com assim? Vamos dar alguns exemplos, os mais comuns de energia limpa que são:

  • energia solar;
  • eólica;
  • geotérmica;
  • biomassa.

Muitas formas de energia limpa são direta ou indiretamente derivadas, por exemplo, da ação solar, outras vêm do calor da terra ou mesmo, da atração gravitacional da lua. Interessante, não é?

Embora alguns tipos de energia limpa, como a solar e a eólica, sejam virtualmente ilimitadas, os recursos renováveis ​​como a biomassa são reabastecidos durante a vida humana.

Esta é a diferença fundamental de fontes de energia com àquelas não renováveis, como o carvão, petróleo e o gás. Esses recursos, ao contrário, levam milhões de anos para se formarem nas profundezas do planeta e, como tal, são esgotados muito mais rápido do que podem se regenerar naturalmente.

Mas, existe diferença entre energia renovável e energia limpa?

Os dois termos são comumente usados ​​para descrever a energia derivada de recursos renováveis. Embora, muitas vezes usados ​​de forma intercambiável, é importante entender as diferenças entre esses dois termos, pois cada um se refere a um tipo diferente de energia. 

Energia renovável

A energia renovável refere-se à energia proveniente de recursos renováveis ​​que se reabastecem em uma escala de tempo humana e não acabam. Costumam ser ecologicamente corretas, mas incluem fontes de energia que podem ter alguns impactos ambientais negativos, como a energia hidrelétrica. Alguns tipos principais de energia renovável: solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e biomassa. 

Existem muitas vantagens na energia renovável e, ao mesmo tempo, várias desvantagens a serem consideradas. Por exemplo, é necessário armazenamento de energia e têm limitações geográficas.

De qualquer forma, as fontes de energia renováveis ​​usam recursos diretamente do meio ambiente para gerar energia limpa. Como os recursos renováveis ​​não se esgotarão com o tempo (o que não pode ser dito para muitos tipos de combustíveis fósseis), eles serão cada vez mais difíceis de obter.

Energia limpa

Energia limpa refere-se a qualquer energia que seja neutra ou positiva em termos de poluição e impacto ambiental. Ela é uma fonte de energia essencialmente ilimitada porque fornece muitos benefícios à saúde e diminui nossa dependência de energia.  

Por que a energia limpa é importante

Usar energia limpa (e renovável) é uma das ações mais importantes que podemos fazer para reduzir o impacto no meio ambiente. A produção de eletricidade é a nossa fonte número 1 de gases de efeito na atmosfera. 

A energia limpa também reduz a poluição, no acúmulo de tóxicos no ar e na água e o impacto causado ​​pela mineração de carvão e extração de gás.

energialimpa 1 - Energia limpa: entenda como funciona e economize

Porém, a substituição da nossa infraestrutura de combustíveis fóssil leva tempo. Por isso, as organizações ambientais e os movimentos sociais devem continuar insistindo nas leis e governos para fortalecer uma geração de pessoas que pensem sobre a energia limpa na demanda humana.

Por exemplo, com tecnologias de energia limpa, podemos produzir energia localmente. Quanto mais energia renovável for usada, menos precisaremos depender de energia importada e mais contribuiremos para a independência energética. 

Embora a energia limpa ainda represente apenas uma pequena parte de nossa matriz energética geral, essa parte está se expandindo e experimenta um crescimento gradativo nas últimas décadas. No Brasil, especificamente, há uma das condições para se colocar no mundo como fornecedor de energias mais limpas do mundo.

Há um interesse em colocar o Brasil no patamar de potência na adoção de energia eólica e solar, mas isso irá depender da ação imediata de agências como a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O Brasil possui uma rede hidrográfica muito positiva e que faz diferença em relação a outros países. De igual forma, espera-se que usinas termelétricas (não são de fontes renováveis) possam ser ultrapassadas pela energia eólica (pela ação do vento, e é limpa).

Tipos de energias que podem crescer nos próximos anos

A energia solar: capaz de capturar a luz que pode entrar de várias maneiras, inclusive com tecnologia solar concentrada e painéis solares. É coletada desde pequenas instalações residenciais a extensas fazendas solares em escala de utilidade. 

A energia eólica: gerada a partir do vento, que usa turbinas de vários tamanhos onde se aproveita o movimento para gerar eletricidade.

A energia geotérmica: encontrada em fonte confiáveis sob os nossos pés, através do calor derivado da decomposição de rochas que geram calor, aquecendo o solo e pode ser usado para geração de eletricidade. 

A energia de biomassa: gerada a partir de plantas orgânicas, madeira, resíduos de colheitas e estrume animal. Podem ser queimados diretamente para produzir calor ou convertidos em biocombustíveis como etanol e biodiesel. No entanto, causam desmatamento e formação de monoculturas.

A energia de maremotriz: produzida pela instalação de turbinas que geram energia das ondas do mar.

A energia hidráulica: gerada a partir do movimento das águas, porém seu impacto ambiental é grande porque acaba destruindo ecossistemas.

Como podemos aderir nesse movimento

Existem muitas formas de começarmos a pensar num futuro para o meio ambiente que vivemos. Isso pode ser pensado ao nível micro (nossas residências e comunidade) até em grandes ações. Pequenas mudanças podem resultar em grandes economias. 

Reduza primeiro

Um passo fundamental para reduzir nosso impacto nas mudanças climáticas e criar um futuro de energia sustentável. Cada vez que você liga um interruptor de luz, ou usa um notebook, toma um banho ou liga o ar condicionado, está usando energia.

Usando menos energia, sem sacrificar o conforto, você pode economizar mais dinheiro e ajudar o planeta.

Trocas de fontes

Use iluminação com eficiência energética, como lâmpadas fluorescentes, lâmpadas LED, na sua casa e no local de trabalho.

Economia de luz

Evite banhos demorados e desconecte os carregadores de celular ou laptop quando não os estiver usando. Pode usar as configurações de economia de energia nos dispositivos que você possui. Além disso, compre aparelhos com o selo Energy Star ao substituí-los.

Então, estamos preparados para começar a fazer a nossa parte num futuro melhor? Continue lendo nosso blog, deixe seu comentário e siga nas redes sociais!