Saborosos, macios e cheios de sabor, os queijos são o alimento ideal para os dias mais frios do ano e podem ser servidos com vinhos, cervejas e até com espumantes. Sua origem data de 8000 a.C. período em que a humanidade começou a criar animais como bovinos, ovinos e caprinos e a conservar o leite para consumo posterior.

Atualmente, há diversos tipos de queijos nas prateleiras que agradam aos mais diversos bolsos e a todos os paladares. Quer conhecer alguns deles? Então, continue a leitura do post!

iStock1458714898 - Guia de Queijos: conheça os tipos, diferenças e seus benefícios

12 Tipos de queijos

1. Brie

Leve, macio e de casca aveludada, o brie tem sabor intenso e levemente frutado. Originário do leste da França, é um queijo produzido com leite de vaca. Deve ser cortado em fatias delicadas que vão da borda ao centro. Combina com vinhos rosé, tintos, castanhas e geleias de frutas como damasco, maçã e figo.

2, Camembert

Originário do vilarejo de mesmo nome, situado na região da Normandia da França, o Camembert é um queijo macio e pequeno, de sabor suave. Tem pouca gordura e ao ser cortado em fatias finas tem o sabor ainda mais evidenciado. O ideal é que seja servido com vinhos brancos mais encorpados e com boa acidez como os produzidos com a uva Chardonnay.

3. Queijo coalho

Esse queijo tipicamente brasileiro é produzido com a coagulação do leite por meio do coalho, daí o nome. Após ser coada, prensada e temperada a massa é picada e colocada em palitos de madeira.

Pode ser servido fatiado, assado ou grelhado. Também é perfeito para preparos de pratos tradicionais do nordeste como o “Baião de Dois”. Assim como os demais queijos brancos, o coalho fica mais saboroso com vinhos suaves e levemente aromáticos como o Verdicchio e o Grego di Tufo.

4. Colonial

Típico do Rio Grande do Sul, o queijo Colonial tem sabor suave e aromatizado. Durante a preparação são utilizados quatro ingredientes: leite, corante natural de urucum, coagulante e fermento. Após a coagulação, é feito o corte e a mexedura sob aquecimento. Em seguida, a massa é prensada, cortada e salgada. O processo de maturação dura cerca de 20 dias.

A harmonização é feita com vinhos tintos de sabor marcante como o Merlot, brancos como o Chardonnay, espumantes, cervejas Pilsen ou Pale Ale, Chá Mate, Whisky e doces de frutas frescas.

iStock1192166805 - Guia de Queijos: conheça os tipos, diferenças e seus benefícios

5. Cottage

Suave, de textura granulosa e sabor levemente ácido, o Cottage é um queijo típico do interior da Grã-Bretanha. Inicialmente produzido com o leite que sobrava da produção da manteiga, é considerado um dos queijos brancos mais saborosos e saudáveis do mercado. Rico em caseína, é muito procurado por quem está em busca de uma dieta rica em proteínas.

Vinhos verdes ou brancos, harmonizam bem com esses queijos por também serem leves e saborosos. Bebidas com toques de frutas cítricas como o Pérola da Vinha Vinho Verde também são boas opções.

6. Cream cheese

Saboroso e de sabor marcante, o cream cheese é produzido com leite pasteurizado e fermentado. Para garantir a textura de pasta, o produto passa pelo processo de homogeneização. Pode ser servido frio em pratos servidos no happy hour ou assado com pães, tortas, pizza e sushis.

É perfeito para o preparo de cheesecakes que podem ser saboreados com o Lawson ‘s Dry Hills Riesling 2014 que deixa a sobremesa com sabor levemente salgado. O rótulo português Casal Mendes Rosé também é uma boa opção de bebida se o cream cheese for servido com frutas vermelhas.

7. Edam

O Edam é um queijo de sabor picante e salgado, com cheiro levemente frutado. Típico da Holanda, também é produzido no sul de Minas Gerais e no oeste de São Paulo.

Pode ser produzido com leite de vaca ou com leite de cabra. Servido com pães, biscoitos, frutas como maçã, pêra, damasco e uva ou com geleias é melhor apreciado com harmonizado com vinhos como o Pinot Gris, Riesling destacam o sabor adocicado do queijo.

8. Emmental

O Emmental tornou a Suíça famosa pelo preparo de queijos e frios. Seu sabor é leve e adocicado, por isso, é apreciado tanto por adultos como por crianças em pratos frios ou quentes.

Também pode ser consumido com molhos, fondues, sopas e recheios de omeletes e tortas. Esse alimento de casca amarela e grandes olhaduras fica ainda mais saboroso com vinhos como o Sauvignon Blanc e o Malbec.

iStock514981644 - Guia de Queijos: conheça os tipos, diferenças e seus benefícios

9. Estepe

Como o nome indica, esse queijo é produzido nas estepes da Rússia. Com sabor suave, doce e amendoado é perfeito para acompanhar carnes e presuntos. Seu tamanho avantajado torna a sua presença muito comum em festas e celebrações acompanhado de bebidas como vinhos tintos de sabor marcante, vodca e whisky,

10. Gorgonzola

Típico da região que leva o seu nome, o queijo Gorgonzola é macio com sabor picante e levemente amargo. A coloração branca com linhas esverdeadas se deve ao adição de mofo a massa que ao absorver oxigênio, cresce.

Na tábua de frios é servido com carnes, presuntos, frutas de sabor adocicado, patês e pães. Também dá mais sabor a massas e a risotos. O ideal é que seja servido com vinho do porto ou com bebidas mais encorpadas e secas como o Malbec ou o Cabernet Sauvignon.

11. Gouda

É um dos queijos mais amado pelos brasileiros. Seu sabor marcante e levemente ácido fica ainda mais evidente quando servido com frutas, doces, geleias, compotas, cervejas e vinhos Malbec e cabernet sauvignon. Também é apreciado no preparo de sanduíches, omeletes e massas.

12. Meia cura

O Meia Cura tem sabor adocicado, levemente ácido. É o ingrediente principal do pão de queijo, prato típico de Minas Gerais. O processo de produção consiste na mistura de soro fermentado à massa cozida e cortada. Após a prensagem, o queijo é maturado por 12 dias, o que dá o sabor e aroma característicos do produto.

Para harmonizar com esse tipo de queijo, os vinhos brancos e as cervejas pretas de sabor marcante e adocicado são a melhor opção.

E você? Qual é o seu queijo preferido? Comente com a gente!