Entramos em um novo ano! 2020 já ficou para trás e estamos todos entusiasmados em tornar o ano de 2021 ainda melhor. Tivemos e passamos por momentos ruins no ano passado devido à pandemia mundial e, como resultado, pelo distanciamento nos sentimos mais próximos ao lar do que antes. Com isto também cresceu muito o consumo de energia. Neste artigo veremos como hábitos para economizar energia são valiosos!

habitosparaecnomizarenergia - Hábitos para economizar energia

Seja estando em casa, na rua ou no trabalho, é fundamental ajudar o nosso planeta. A questão do consumo consciente deixou mais evidente a necessidade de nos voltarmos para assuntos importantes, como hábitos para economizar energia. Por isso, vamos ver quais são os melhores para o novo ano que podem ser aplicados!

Hábitos para economizar energia

Todos nós lemos inúmeras dicas sobre como economizar energia, desde desligar as luzes ao sair de uma sala até comprar novas lâmpadas, mas será realmente que só isso ajuda? A resposta é sim! Há uma razão pela qual vemos que dicas de hábitos para economizar energia são muito importantes.

Na verdade, cada passo que você dá para construir hábitos para economizar energia também o ajuda a segurar financeiramente, além de reduzir o impacto da sua casa no meio ambiente. A nossa lista de hábitos para economizar energia foi feita em como você pode implementá-la facilmente em sua vida diária.

1. Desligue as luzes quando não precisar delas

Use um medidor de energia para conduzir uma avaliação de energia doméstica. Localize aparelhos com alto consumo de energia. Observe as informações sobre quanto custa cada aparelho para funcionar. Ao compreender melhor seu consumo de energia, você pode aprender a fazer mudanças simples, economizando potencialmente várias centenas de reais por ano.

2. Desligue os aparelhos elétricos

Quando não estiverem em uso, saiba que a energia em modo de espera é responsável por cerca de 4% do uso médio de energia em residências, portanto, desligue-o na tomada para economizar energia e dinheiro!

Pode parecer estranho, mas os aparelhos também gastam uma pequena quantidade de energia quando estão conectados, mesmo que você não os esteja usando. A melhor maneira de reduzir o consumo de energia é desconectar todos os aparelhos até precisar deles. Isso também é altamente recomendado se você decidir sair de férias.

3. Substitua aparelhos antigos por novos

É um fato que aparelhos mais antigos costumam gastar mais eletricidade. Pensando nisso, se você tem fogão, máquina de lavar ou geladeira que precisa ser trocada, aconselhamos que faça. Claro, custa dinheiro, mas é um investimento que o ajudará a economizar no longo prazo.

Leia também:

Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Energia limpa: entenda como funciona e economize

4. Faça a manutenção regular de sistemas de condicionamento

Os sistemas de ar condicionado gastam muita energia para resfriar ou aquecer sua casa. No entanto, se você os mantiver limpos e em boas condições, eles funcionarão melhor. Se você não seguir esta etapa, eles podem parar de funcionar corretamente. Consequentemente, eles levarão muito mais tempo para fazer o trabalho. Isso resultará em um gasto de muito mais energia do que o necessário.

habitosparaeconomizarenergia2 - Hábitos para economizar energia

5. Use ventiladores

Posicione os ventiladores para melhorar a circulação de ar. Se você estiver usando ventiladores para resfriar uma sala maior, há uma maneira inteligente de fazer isso. Você pode apontar ventiladores para o centro do cômodo. Mas, isso também pode consumir energia e leva mais tempo. Outra solução é estar próximo a janelas e com os ventiladores, você otimiza a circular melhor e a resfriar o ambiente em menos tempo.

Se você tiver ventiladores de teto em sua casa, ligue-os e use-os corretamente. Ventiladores de teto devem ser configurados para girar no sentido anti-horário no verão, o que puxa o ar quente para o teto e para longe dos ambientes espaço. No inverno, inverta a configuração para que os ventiladores soprem o ar quente para baixo.

6. Use lâmpadas LED

Um dos principais conselhos na nossa lista de hábitos para economizar energia para 2021. Mude imediatamente para lâmpadas LED. Os benefícios das lâmpadas LED são vários, como:

  • luz mais brilhante;
  • menos consumo de energia;
  • longa vida útil.

Tudo isso parece incrível. As lâmpadas LED consomem de 25% a 80% menos energia do que as normais.

7. Faça suas tarefas diárias à noite

É sabido que o custo da energia elétrica é menor durante a noite. Por esse motivo, você pode fazer suas tarefas cotidianas à noite. Lave roupas, passe aspirador de pó, passe a ferro ou qualquer outra atividade que gaste eletricidade.

Claro, lembre-se de que horários são permitidos com teto de atividades em condomínios, por isso seja prudente. Os vizinhos podem ter problemas com você fazendo barulho quando eles estão tentando dormir!

8. Descongele sua geladeira

Se você não descongelar a geladeira regularmente, ela não funcionará como planejado. Ela pode gastar muito mais energia para manter suas funções em ordem, simplesmente porque levará mais tempo. Além disso, todos os refrigeradores têm configurações diferentes. Certifique-se de usar uma configuração com eficiência energética, se desejar reduzir o consumo de energia.

Além disso, há muitas outras formasde reduzir o consumo de energia. Por exemplo, a automação residencial, com a ajuda de controles domésticos inteligentes, você pode ligar e desligar qualquer aparelho usando um telefone celular ou um PC.

Se o seu plano é mudar para um novo local, você deve saber que a relocação também pode ser de utilizar destes hábitos para economizar energia. Você pode aplicar várias estratégias durante sua realocação.

Pequenos passos levam a grandes economias

Aprenda novos hábitos, em etapas simples como:

  • Em família, decida os hábitos que vocês vão estabelecer e certifiquem-se de que todos estejam a bordo.
  • Configure lembretes (por exemplo, notas na geladeira, interruptores de luz, etc.). Capacite as crianças para ajudá-lo, pois elas vão adorar!
  • Faça o hábito conscientemente por uma semana, depois duas, então ele deve ser estabelecido e seu subconsciente irá mantê-lo funcionando.
  • No final de cada período de faturamento de energia, observe a economia e recompense-se.

Ter hábitos para economizar energia preserva recursos valiosos e economiza dinheiro. Faça sua parte para tornar a conservação de energia um hábito. Este é um movimento com implicações positivas tanto para o meio ambiente quanto para sua carteira.

Para que nós humanos estabeleçamos uma civilização sustentável, devemos imitar e aspirar às eficiências encontradas na natureza. Esta ação visa engajar a todos no entendimento sobre o efeito de nosso comportamento em termos de retorno de longo prazo – financeiro, ambiental e geracional.

Ao usar hábitos para economizar energia, reduzimos diretamente nossa contribuição para as mudanças climáticas e começamos a mudar nosso pensamento para “como podemos apoiar a natureza”, em vez de assumir alegremente que a natureza fornecerá tudo sempre.

O custo da energia está aumentando e as ameaças representadas pelas mudanças climáticas estão aumentando. No entanto, com apenas um pouco de esforço, uma família média pode reduzir o uso de energia em cerca de um terço e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro nas contas de energia. A eficiência energética da tecnologia mais recente está melhorando e usando o bom senso, podemos reduzir significativamente o uso de energia.

Se você os seguir, não estará apenas economizando dinheiro, mas também ajudando nosso planeta na batalha para preservar a natureza. Boa sorte e que 2021 seja o melhor ano do que foi até agora!

Gostou deste artigo sobre hábitos para economizar energia? Que tal também se informar mais sobre bem-estar e saúde lendo Metas de saúde que você deve ter em mente para 2021?