Espaço é tudo em nossa casa. E isso é uma dica de ouro especialmente quando falamos em um período em que ficar no home office a maior parte do tempo, virou o novo normal. Por isso, é preciso investir em uma decoração fácil, que resolva o que você precisa, trazendo praticidade, sem deixar de lado personalidade e beleza.

Não é fácil organizar sua casa ou apartamento quando se conta com poucas mãos e muitos objetos. Sim, ficar com a família, seja a dois, sozinho, com filhos, exige que tudo esteja organizado para que o ambiente seja democrático. E isso leva a um convite de arregaçar as mangas e partir para o DIY.

Faça você mesmo o seu décor, reaproveite o que tem, doe ou venda itens sem uso, e aprenda como organizar o seu cantinho com 10 dicas de decoração fácil com estilo!

1. Uma decoração fácil pede móveis verticais

decoracaofacildiyestante - Ideias de decoração que aumentam o espaço da sua casa

Créditos: PxHere

Em uma decoração fácil, a regra básica é usar as paredes ao seu máximo. Por isso, os móveis verticais estão com tudo nesse modelo de organização que aumenta o espaço disponível.

Cristaleiras, aparadores, armários e tudo o mais que ir do chão ao teto, claro, com aquela sobra para dar respiro e beleza ao seu ambiente, estão valendo. Só não sobrecarregue o seu espaço com muitos móveis do tipo.

2. Abuse de espelhos nos cômodos

Se a metragem da sua casa ou apartamento não contribuem com a sensação de amplitude para o ambiente, não adianta derrubá-las. Afinal, isso comprometeria parte da estrutura e eliminaria a divisão de cômodos úteis.

Então, a dica de decoração fácil aqui para aproveitar bem o espaço que já está aí disponível é usar espelhos nos cômodos. Sim, apesar de você colocar mais peças no décor, eles são aliados para criar profundidade e amplitude.

3. Deixe apenas o que usa, nos ambientes

Regra do minimalismo: menos é mais. Esse modo de olhar a vida e levá-la na prática, traz benefícios concretos. E um dos melhores é você ter espaço de sobra sempre.

Nesse caso, você deve avaliar o que tem em casa, de objetos de decoração aos funcionais, como aparelhos eletroeletrônicos etc. Assim, veja aquilo que não usa há tempos, e considere vender, doar, ou se caso estiver quebrado, jogar fora.

Esse simples ato já vai desocupar bastante espaço dos seus ambientes, e trazer a garantia de maior comodidade neles, com uma decoração fácil e renovadora.

4. Aplique tons claros

decoracaofacildiyjanelascanto - Ideias de decoração que aumentam o espaço da sua casaCréditos: PxHere

Locais escuros promovem uma sensação de “caverna”, logo o contrário fará com que você tenha a impressão de que o espaço é maior do que de fato é.

Esse é mais um truque de decoração fácil, que você mesmo pode fazer, como uma pintura em tom mais claro. Ou mesmo, considere usar papéis de parede, que são muito simples de aplicar e baratos.

Você até pode deixar uma parede ou outra em tom mais escuro, assim como objetos e móveis. Porém, eles devem ser usados com moderação. Assim, o equilíbrio entre tons será alcançado, e o seu espaço vai parecer mesmo que aumentou.

5. Tenha móveis e objetos proporcionais ao ambiente

É normal imaginar sua casa ou apartamento decorados, com aqueles móveis luxuosos. Porém, eles podem ser maiores do que os seus ambientes comportam.

Pensando sob esses dois critérios, você deve investir em mobiliário e peças de decoração que sejam coerentes com as proporções do ambiente. Isso vai garantir harmonia, detalhismo e muito bom gosto aos cômodos, trazendo mais área livre.

6. Garanta bastante iluminação natural no ambiente

Assim como as cores claras são um DIY acertado para trazer mais amplitude ao espaço, a iluminação natural, ou mesmo artificial devem ser privilegiadas. Com essas decorações fáceis, você vai ter um efeito positivo em dobro.

Você pode fazer uma decoração ainda mais fácil nesse cenário, investindo em boas lâmpadas de LED, que trazem resultados consistentes. O que reduz o seu trabalho e ainda faz com que você mesmo coloque a mão na massa e decore ao seu estilo.

7. Decore com prateleiras e nichos

decoracaofacildiyprateleira - Ideias de decoração que aumentam o espaço da sua casa

Créditos: PxHere

As paredes entram novamente como peças-chave de uma decoração fácil, sendo que o pilar dessa vez é o uso de prateleiras e nichos, que aliviam o seu espaço.

Essas peças, de preferência, devem ficar na altura dos seus olhos, para que tanto fiquem bonitas esteticamente, como alcançáveis, na hora de limpar e organizar a casa.

Assim, com os nichos e prateleiras no estilo que você gosta, sejam revestidos com folhas de madeira ou pintados, seus cômodos ficarão com ótima circulação. Além, de trazerem uma decoração moderna e expressiva.

8. Considere usar móveis planejados

Trazer amplitude à sua decoração exige que cada centímetro quadrado seja bem calculado, E, nessa direção, nada melhor do que móveis planejados, que traduzem essa necessidade em solução.

A grande vantagem desse tipo de mobiliário é que ele é projetado para o lugar em que o designer de interiores, arquiteto ou decorador, considerar no projeto.

É importante que essa parte seja feita por um profissional, já que exige cálculos e testes em plantas em 3D, para se chegar ao melhor resultado.

Com tudo planejado, pode ter certeza de que o seu ambiente será bem maior do que antes, sem perder o estilo e os detalhes.

9. Busque ocupar os cantos

Essa é uma dica de décor fácil que alia o uso de móveis, com a localização onde eles ficam nos ambientes.

Então, os cantos são os espaços que garantem maior aproveitamento das áreas, aliviando os espaços de circulação e garantindo uma “abertura” dos cômodos. O que garante mais fluidez e leveza pela casa.

10. Pendure TV e outros equipamentos na parede

decoracaofacildiytvpainel - Ideias de decoração que aumentam o espaço da sua casaCréditos: PxHere

Por último, mas não menos importante, ter equipamentos de TV e áudio é perfeito para aproveitar o melhor de séries e filmes, nesse momento de ficar mais tempo em casa. Logo, é necessário também adequar esses aparelhos ao tamanho do espaço.

Portanto, é essencial que sua TV, home theater e demais equipamentos, fiquem acomodados mais próximos das paredes. A televisão telhomem a vantagem de que pode ser pendurada, fazendo um belo painel.

Já caixas de som e demais, podem ficar em racks embutidos ou mais encostados nas paredes. O que alivia as áreas e torna os ambientes mais aconchegantes para o seu entretenimento.

Você pode ver neste post que, a maioria das dicas de decoração fácil trazem soluções que podem ser feitas ao jeito DIY. Ou seja, sem precisar de um serviço profissional. Contudo, se puder contar com esse olhar e mão técnica, a tendência é a de que o resultado fique ainda mais surpreendente.

Curtiu as dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e faça com que elas cheguem a sua rede de amigos e familiares que também precisam de uma ajuda para decorar com estilo!