O mundo atual está cada vez mais conectado via internet. A maioria das pessoas possui perfil em algum aplicativo na web. Elas expõem sua vida, ideias, visões, críticas, enfim, se mostram como realmente são. Basicamente, constroem uma vida e uma personalidade digitais.

Nesse cenário, as empresas também estão ligadas na importância da internet, pois lá está a maioria dos seus clientes e seguidores. E não apenas isso, elas usam a internet para conhecer as pessoas que querem contratar ou dar oportunidades de crescimento profissional.

Você já parou para pensar sobre isso? Já parou para analisar que o que você expõe na rede pode alavancar ou afundar sua carreira?

Nesse mercado de trabalho tão competitivo, quem se destaca de alguma maneira leva vantagem. E se destacar hoje, significa ter um bom Marketing Pessoal. E ter uma presença online estruturada e marcante é um passo importante para isso.

Mas você deve estar se perguntando o que é Marketing Pessoal online, não é mesmo? Neste artigo vamos explicar como você pode usar a internet para fazer Marketing Pessoal para crescer na carreira.

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal são estratégias que você utiliza para criar valor para sua pessoa, destacando suas características profissionais e pessoais e realçando suas habilidades e competências. Marketing Pessoal vai muito além da aparência, pois engloba seu comportamento, postura e networking. É a maneira como as pessoas enxergam você dentro e fora do trabalho.

Por isso você tem de passar uma imagem real, positiva e agir de acordo. Isso se aplica no mundo online também, afinal os perfis que você tem nas redes sociais podem dizer, e dizem, muito sobre você.

Por que o Marketing pessoal online é importante para a sua carreira?

Hoje as empresas valorizam pessoas que sejam diferenciadas, que tenham a postura de liderança e tragam ideias inovadoras para o ambiente de trabalho. As empresas buscam essas pessoas não só fora, mas também no seu corpo de colaboradores. E para que você seja uma dessas pessoas é preciso se destacar de alguma maneira.

Não adianta sua carreira ter sido pautada pela disciplina, foco e especialização na sua área, se você não é notado quando há alguma oportunidade de crescimento na sua empresa, ou fora dela. É muito comum acontecer de outra pessoa que tenha o mesmo conhecimento que você, o mesmo currículo profissional, ou até mesmo seja menos qualificada, mas que consegue alavancar sua carreira. Porque isso acontece? Essa pessoa sabe fazer Marketing Pessoal.

Então, seu crescimento profissional está diretamente ligado ao que você mostra de si mesmo, como você destaca suas habilidades, expertises, o tipo de networking que tem. Se você não mostrar suas habilidades e competências é bem difícil que seja notado em algum momento.
Aí você se pergunta: como faço para ter um bom Marketing Pessoal online? Vamos lá.

Como fazer Marketing Pessoal na internet

Antes de mais nada você deve ter em mente que fazer Marketing Pessoal não depende de uma única ação, mas de um conjunto de ações que deve seguir para poder ter uma imagem bem construída, ser lembrado e respeitado como profissional dentro de sua área.

Vamos mostrar aqui algumas ações que você pode e deve seguir para fazer Marketing Pessoal online.

1) Comece pelo planejamento

marketing pessoal 1 - Marketing pessoal: como usar a internet para crescer profissionalmente

Mesmo que você já tenha todos os perfis digitais montados, é bom analisar o que está sendo mostrado lá. É importante que tenha conteúdo relevante, e esteja de acordo com o que cada perfil permita mostrar. É importante que você tenha um objetivo claro de como vai se portar nas redes sociais.

O Linkedin, por exemplo, é uma rede estritamente para fins profissionais, na qual os objetivos são networking e negócios. Aqui você mostra, além de suas habilidades e competências, suas conquistas no meio profissional, prêmios, promoções entre outras coisas.

Deixe para as outras redes sociais outros tipos de postagens mais pessoais, mas sempre lembrando de ser coerente com a postura e imagem que você quer passar.

2) Capriche no seu Networking

marketing pessoal

Quanto maior e mais diversificada for uma rede de contatos, melhor será o seu Marketing Pessoal e maiores serão as chances de aparecer uma grande oportunidade.

Então, você deve investir bastante em construir uma rede de contatos. E se você já possui uma rede, ampliar é uma opção.

Um bom networking mostra que você está construindo um Marketing Pessoal sólido, criando confiança nas pessoas de que você é um bom profissional e criando o ambiente favorável para as oportunidades aparecerem.

Usar o Linkedin é uma das principais formas de se fazer networking, pois é uma rede social especificamente voltada para essa área. No Linkedin você pode se conectar com pessoas de qualquer área de atuação, e posteriormente encontrá-las.

>>> Leia também: 7 dicas para se destacar em uma reunião e apresentação de trabalho

3) Cuidado com as Redes Sociais

marketing pessoal na Internet - Marketing pessoal: como usar a internet para crescer profissionalmente

As principais ferramentas para o seu Marketing Pessoal online são as redes sociais, então é muito importante possuir um perfil nas que você considera relevantes para seu objetivo.

Nessa era onde as empresas vasculham as redes sociais para conhecer as pessoas, suas postagens podem ser uma ajuda para seu crescimento profissional, ou não.

Elas acabam sendo um espelho da sua persona, portanto muito cuidado com o que você posta nelas.

4) Invista na sua qualificação

marketing pessoal 2 - Marketing pessoal: como usar a internet para crescer profissionalmente

Se qualificar é importante em qualquer área, não importa o cargo que você ocupa na empresa. Conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Nesse mercado de trabalho tão competitivo, obter qualificação técnica e também comportamental é imprescindível. A internet possui uma gama de possibilidades quando se fala em workshops ou palestras motivacionais. Então use isso a seu favor.

E nunca esqueça de atualizar seu perfil no Linkedin com essas conquistas. Isto trará mais credibilidade e confiança para seu perfil, e será bom para seu Marketing Pessoal.

5) Esteja atualizado

marketing pessoalUse a internet para se manter sempre atualizado com os acontecimentos no mundo. Isso é muito importante para você ter bagagem em conversas, seja de negócios ou reuniões de amigos. Estar ciente do que está acontecendo, principalmente na sua área de atuação, é muito bem-visto pelas empresas.

Bom, você viu que não é difícil usar a internet a seu favor para fazer seu Marketing Pessoal e crescer profissionalmente. Basta pôr em prática as dicas dadas neste artigo.

Mas lembre-se, seja você mesmo, humilde, tenha postura de líder, não se acomode. As pessoas irão se lembrar de você.

Gostou da dica? Teria mais alguma para compartilhar conosco? Então deixe um comentário!