Da mesma forma que você faz planos pras outras áreas da sua vida, como as profissionais, as de viagem, referentes a relacionamentos e aquisições, é importante ter em mente quais são as metas de saúde pra 2021. Até porque são estas que vão garantir seu bem-estar durante o ano novo e permitir o alcance das demais.

CapaMetasdeSaude - Metas de saúde que você deve ter em mente para 2021

Neste artigo, vamos dar aquela mãozinha que você estava esperando. Assim, não tem como dar a desculpa de que esqueceu ou não o fez por falta de motivação. Você pode estabelecer coisas muito simples como beber mais água e reduzir consumo do sal e o açúcar.

Mas também é possível abordar um plano mais complexo e detalhado visando a prática regular de atividades físicas. Ou se determinar a realizar aquele sonho antigo que você guardou numa gaveta de sua memória e não se lembra onde colocou a chave. E ainda um propósito de superação.

peso - Metas de saúde que você deve ter em mente para 2021

Metas de saúde: Comece com uma reflexão sobre si mesmo

Antes de começar a traçar suas metas de saúde pro ano que se vem, reflita: Quais são minhas crenças limitantes? O que me impede de concretizar ideias que não saem do campo subjetivo de jeito nenhum? Por que eu adio tanto uma realização que considero tão importante pra ser mais saudável e feliz?

Ter as respostas pra estas questões é o que vai te impulsionar a conquistar o que deseja. Se você não chegar a elas sozinho, tente consultar alguém da sua confiança. Às vezes, um amigo chegado, um colega de trabalho, seu médico ou até mesmo pai ou mãe podem contribuir pra pensar junto com você.

Tenha claro na sua cabeça que há aspectos que só você pode fazer por você mesmo. Não adianta querer delegar pra outra pessoa. Por isso que o mergulho profundo nas suas questões internas é tão crucial. Quando você faz isso, uma energia positiva toma conta do seu ser e tudo fica mais fácil.

As metas de saúde, por exemplo, emagrecer ou engordar, dar uma guinada na sua forma de se alimentar, iniciar um tratamento estético ou parar de fumar envolvem a elaboração em palavras e o uso de indicadores numéricos. Você tem que detalhar seus principais objetivos.

Na prática, faça o seguinte. Voltemos ao exemplo de meta sobre emagrecer. Não vale colocar “em 2021 vou emagrecer”. Será preciso algo mais completo, do tipo:

  • É um mito acreditar que emagrecer depois de uma certa idade é impossível.
  • Com disciplina e dedicação, alcançarei minha meta.
  • Se bem organizado, meu plano fará com que eu não volte a engordar depois.
  • Meu primeiro passo será consultar um nutricionista (até 08/01);
  • Vamos elaborar juntos um planejamento pra eu perder XX quilos de janeiro a dezembro de 2021 (ter o plano pronto até 15/01);
  • Iniciar nova dieta e atividades relacionadas em 18/01.

Deu pra você ter uma ideia de como vai ficar seu Plano de Metas de Saúde pra 2021? Então, vamos em frente com mais recomendações.

semcarnevermelha - Metas de saúde que você deve ter em mente para 2021

Reduzir o consumo de proteína animal

Esta meta é boa pra preservar sua saúde no geral. E o planeta também agradece. Isso porque a produção de carne consome muitos recursos naturais, como solo e água. E é responsável pela emissão de gases poluentes no meio ambiente, acelerando os efeitos do aquecimento global.

Mas o bem da iniciativa pra sua própria saúde também é grande. Ao reduzir o consumo de carne vermelha, por exemplo, você também diminui o risco de hipertensão arterial, a possibilidade de diabetes e de desenvolver alguns tipos de câncer.  Sua pele fica mais bonita e jovial, e seu intestino passa a funcionar melhor.

A mudança de hábitos alimentares inclui uma dieta baseada em alimentos in natura, de preferência, de origem vegetal.

meditacao - Metas de saúde que você deve ter em mente para 2021

O poder da meditação e dos pensamentos positivos

A melhor forma pra se conectar consigo mesmo é praticando a meditação. Que tal colocar o método milenar entre suas metas de saúde pra 2021? E um momento pra você acessar sua identidade de modo mais profundo, se aquietar e ouvir o som da sua respiração profunda.

Reserve um tempo também pra ouvir sua intuição. Imagine como quer que seja a sua vida. Liste o que você deseja em relação aos vários temas que fazem alguém ser feliz ou infeliz. Anote, tudo o que você precisa fazer pra alcançar o que vislumbrou.

Quando você pensa na realidade desejada e saboreia os sentimentos elevados gerados, está mais perto de transformar sonho em realidade. Agradeça ao universo mesmo que você ainda não tenha conquistado tudo que deseja.

Não se esqueça que pra transformar o hoje, você tem que fazer as pazes com o passado. Aprenda a identificar os sentimentos que jogam sua vibração pra baixo. Descubra as causas que despertam esses sentimentos e livre-se delas.

alongamento - Metas de saúde que você deve ter em mente para 2021

Mexa-se!

Colocar em prática a atividade física regular é um desafio. Comece aos poucos, evitando o carro nos percursos mais curtos. Andar mais a pé ajuda bastante a função aeróbica. Não fique mais de 50 minutos sentado. Se trabalha na frente do computador, saia da cadeira várias vezes ao longo do dia, se espreguice, faça movimentos que ativem a circulação e alongue-se. 

Xô imobilidade! ​Coloque nas metas de saúde, escolher exercícios físicos moderados ou vigorosos que mais lhe agradem e executá-los por 150 minutos semanais. Prefira fazer 30 minutos por dia, em 5 dias da semana. Ou distribua as horas nos dias com maior disponibilidade.

Você pode revezar entre os esforços individuais e coletivos. A companhia de outras pessoas ajuda a manter a disciplina e a se sentir motivado pra persistir. Depois que virar um hábito, não consegue viver sem. Acredite!

mascara - Metas de saúde que você deve ter em mente para 2021

A Pandemia não acabou

Os cuidados essenciais em relação a COVID-19 pra sua proteção devem ser mantidos. Pena, mas a Pandemia não terminou e não é hora de relaxar. Se você chegou até o fim deste artigo é porque está esperançoso pra fazer um 2021 melhor que 2020. Então não esmoreça e se cuide, colocando esta entre suas metas de saúde.

Gestos simples relacionados à higiene pessoal e à desinfecção de lugares e objetos podem manter você e sua família em segurança. Limpe as compras do supermercado, cuide das roupas usadas na rua, não abra mão da máscara e não se arrisque em aglomerações de jeito algum.

E, para dar aquele gás no treino, que tal contar com ajuda do Smartwatch Seculus! Confira mais detalhes!