As discussões sobre o metaverso estão por toda parte no cenário tecnológico atual. Uma vez que o reino dos pioneiros da tecnologia e cientistas de dados, o metaverso está se expandindo para afetar a todos. Assim, o impacto desse ambiente é evidente em tudo, desde a crescente demanda pelo game de RV Roblox, até a transformação do Facebook na nova marca “Meta”. 

metaverse - Metaverso: entendo o que é isso, afinal!

Também, você pode pensar que o metaverso será um monte de espaços virtuais interconectados – um WWW, mas acessado através da realidade virtual. Isso é amplamente correto, mas também há um lado fundamental, porém, um pouco mais enigmático, do metaverso que o diferencia da internet de hoje: o blockchain.

Mas o que exatamente é o metaverso? De onde veio? Para onde está indo? O que isso realmente significa para o futuro da maneira como vivemos e trabalhamos? 

Vamos mergulhar no metaverso e explorar o mercado emergente. 

O que é o Metaverso? 

O metaverso é um conceito cada vez mais complexo no cenário digital, prometendo oportunidades excepcionais para bilhões de pessoas. No entanto, a maioria das pessoas se refere ao “metaverso” como um novo tipo de experiência na internet, construído em torno de várias tecnologias exclusivas.  

Segundo Mark Zuckerberg, um dos líderes de mercado que atualmente investe na ideia do metaverso, ele é uma espécie de “internet incorporada”. É algo que você pode entrar (através de RV) ou trazer para sua realidade.  

Para ir um pouco mais fundo, o metaverso oferece um futuro onde podemos desfrutar de uma sobreposição maior entre nossas vidas físicas e digitais. 

Pense em como o scanner LiDAR no novo iPhone pode escanear seus arredores e trazer novos conteúdos através de sua câmera. Ou considere como você pode investir em formas digitais de arte usando NFTs (sigla em inglês para non-fungible token ou token não fungível, ativo de uma representação digital de um item exclusivo). Assim, estes são exemplos do metaverso. 

Assim, existem várias “regras” para o metaverso, são elas: 

  • Existe apenas um metaverso.
  • O metaverso deve ser para todos.
  • Ninguém controla o metaverso.
  • O metaverso deve permanecer sempre aberto.
  • O metaverso é independente de hardware.
  • O metaverso é uma rede.
  • O metaverso é a internet.

Quais são as principais tecnologias do metaverso? 

A promessa do metaverso hoje se concentra na universalidade e na descentralização. 

metaverse2 - Metaverso: entendo o que é isso, afinal!

Ele nos convida a imaginar um mundo onde podemos controlar nossas experiências digitais e acessá-las em um ambiente mais flexível. Como a “nova internet”, o metaverso ainda está nos estágios iniciais de evolução, com novas tecnologias aprimorando o ambiente o tempo todo. 

Desta forma, as três formas mais comuns de tecnologia associadas ao metaverso (fora da própria internet) são: XR (Realidade Estendida – RE), blockchain e IA.  

Blockchain:  

Não mais apenas um conceito associado ao Bitcoin e criptomoeda, o blockchain é um componente crítico da descentralização.  

Inteligência Artificial:

Melhorar a ligação entre o mundo físico e o mundo digital requer um certo nível de inteligência das máquinas. A Inteligência Artificial é essencial para uma série de experiências de metaverso. 

A IA também suporta coisas como visão computacional e tecnologias de localização e mapeamento simultâneos, que ajudam as máquinas a entender nosso ambiente físico.  

Realidade Estendida: 

Talvez a forma de tecnologia de metaverso mais mencionada hoje, realidade estendida, ou XR, envolva a fusão dos mundos físico e digital por meio do uso de fones de ouvido e dispositivos. Com a realidade estendida, podemos entrar em mundos virtuais e interagir com avatares 3D em comunidades.  

Onde está o metaverso hoje?  

Atualmente, o ambiente de jogos ainda é considerado o “ponto de partida” do metaverso pela maioria dos especialistas. 

Os jogos são um ambiente fantástico para o metaverso porque já nos incentivam a mergulhar nos mundos digitais e a participar de comunidades irrestritas por localização geográfica. Assim, já proporcionam experiências únicas para os consumidores experimentarem e participarem. Isso se tornou cada vez mais comum nos últimos dois anos, quando a pandemia reduziu o número de interações e experiências únicas que podemos ter pessoalmente. 

Experiências sociais no metaverso 

As comunidades digitais existem há vários anos além do metaverso – praticamente desde o início da internet. 

Na verdade, usamos de tudo, desde fóruns online e plataformas de mídia social até videogames para nos conectarmos com outros seres humanos. Assim, as experiências sociais são alguns dos pilares mais reconhecidos do metaverso, principalmente desde a pandemia. 

metaverse3 - Metaverso: entendo o que é isso, afinal!

Em tempos de distanciamento social e isolamentos, muitos de nós recorremos ao mundo digital para recriar conexões humanas. As comunicações com entes queridos e colegas começaram a ocorrer on-line, em várias plataformas, de ambientes de jogos a hubs de realidade virtual. 

Atividades empresariais no metaverso 

As empresas que começam a olhar para um novo futuro também estão considerando como o metaverso pode influenciar a empresa. 

Muitos aplicativos corporativos para o metaverso provavelmente começarão como versões aprimoradas de ferramentas para consumidores. Por exemplo, as empresas podem criar ambientes virtuais incríveis para criar produtos, testar ideias e inovar com colegas. Salas de reunião de realidade virtual e interações aprimoradas por RV e XR no local de trabalho já estão se tornando cada vez mais comuns.  

Estamos vendo um número crescente de empresas em vários setores já usando conceitos de realidade estendida e metaverso para reunir especialistas e funcionários em um ambiente híbrido.  

Além disso, a evolução de ferramentas como o 5G será particularmente importante para garantir interações em tempo real entre participantes de eventos presenciais e online.  

O mercado imobiliário digital é amplamente considerado uma solução empolgante ou de expansão da economia do metaverso. Os clientes já estão se envolvendo com a compra e venda de imóveis no metaverso. Por exemplo, espaços digitais podem até ser comprados, desenvolvidos e usufruídos por seus proprietários na paisagem virtual.  

A evolução das economias digitais 

À medida que nossos mundos virtual e físico se entrelaçam de forma mais agressiva, há muitas oportunidades para a evolução das economias digitais do metaverso. 

Embora existam muitas maneiras de ver a evolução da economia do metaverso, talvez o exemplo mais empolgante agora seja o desenvolvimento de NFTs .  

Com um NFT, os clientes podem autenticar sua propriedade de bens digitais e dar suporte a artistas e criadores digitais como nunca antes. 

No metaverso, a criação e a agência do usuário são partes vitais, e a criatividade de pessoas individuais já aumentou o engajamento em vários ambientes. 

O metaverso é sustentável? 

O metaverso já é uma oportunidade incrível e emocionante para muitos. Vários analistas acreditam que isso criará uma série de novas oportunidades na forma de novas economias, novos ambientes de trabalho e novas chances de se conectar com outras pessoas. No entanto, como qualquer tecnologia, o metaverso requer consideração e implementação cuidadosas para ser verdadeiramente sustentável.  

Consciente do meio ambiente – a tecnologia que construímos no metaverso pode ajudar na criação de mudanças positivas e oportunidades para proteger o planeta.  

Socialmente ético – um conceito central do metaverso é que o mundo digital deve ser acessível e aberto a todos.   

Economicamente sólido – à medida que o mundo continua a crescer e evoluir, o metaverso precisa apoiar o desenvolvimento de novas economias e o sucesso contínuo dos ambientes existentes. 

O metaverso é uma coisa boa? 

Felizmente, essa visão do metaverso hoje e para onde ele está indo deu a você uma melhor compreensão do que esse ambiente pode realmente significar para os seres humanos e nosso futuro.  

O metaverso é um lugar onde podemos efetivamente aprender, construir, brincar, comunicar e colaborar com qualquer pessoa na Terra. Simultaneamente, torna o mundo menor ao nos conectar independentemente da localização geográfica e mais significativo ao permitir mais oportunidades.  

Assim, os fãs do metaverso descrevem-no como o início de uma nova era, onde as experiências são construídas pelas pessoas, para as pessoas, numa paisagem cada vez mais acessível.  

Entenda os novos desenvolvimentos em ciência, saúde e tecnologia, siga nosso blog!