O mini wedding é um tipo de casamento discreto e minimalista, uma influência direta dos romances europeus do final do século XIX. A cerimônia e a festa são mais intimistas, realizadas em ambientes pouco badalados, que privilegiam o conforto e a beleza dessa data tão especial.

Na hora de preparar um mini wedding, podem ser surgir muitas dúvidas sobre quantas pessoas convidar, onde fazer a festa e como decorar o espaço, não é mesmo?

Para te ajudar, daremos algumas dicas que vão tornar o dia do seu casamento para lá de especial! Acompanhe!

Como organizar o seu mini wedding?

Um casamento mais intimista é ideal para os casais que querem economizar, sem abrir mão da celebração dos sonhos. Também é uma forma de apostar em serviços de qualidade, garantir uma cerimônia mais aconchegante e celebrar com a família e amigos mais próximos:

Como montar a lista de convidados?

Diferente do que acontece nos casamentos tradicionais, onde sempre surge algum amigo do trabalho ou algum parente distante para acrescentar a lista, no mini wedding a ideia é ter por perto somente os amigos e familiares mais próximos.

Convide apenas as pessoas que você deseja que compartilhem esse dia tão especial com você e deixe de lado os primos que você só viu quando era criança e os colegas de trabalho que você não tem muito contato depois que o expediente termina.

A lista de um mni wedding deve ter no máximo 100 pessoas, mas o ideal reduzir esse número para 70. Caso você queira uma cerimônia ainda mais íntima, um micro wedding é pensado para 40 pessoas, entre convidados e acompanhantes.

photo 1425421543490 6a133856ff32?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb 1.2 - Mini wedding: como ter um casamento intimista e aconchegante

Onde fazer o mini wedding?

Deixe os grandes salões de festa de lado – com uma lista de convidados mais celetiva, o mini weeding pode ser celebrado em espaços menores e mais acolhedores como sítios, restaurantes ou casas de frente para a praia.

A escolha depende do estilo do seu casamento dos sonhos, seja ele moderno, romântico ou rústico. Caso você tenha uma casa com quintal, preparar uma festa nesse espaço tornará o casamento ainda mais especial, com um toque de afetividade. Claro, essa opção permite economizar com o aluguel de um grande espaço.

Um restaurante também pode ser a escolha  perfeita, já que esses espaços únicos têm tudo o que você precisa em um só lugar. Considere um local que você e seu parceiro adoram frequentar. Apenas se certifique de que o estilo, o menu e a decoração existente vão ao encontro ao que você deseja, já que muitos restaurantes costumam ter restrições quanto à decoração.

photo 1519225421980 715cb0215aed?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb 1.2 - Mini wedding: como ter um casamento intimista e aconchegante

Como montar a decoração?

Um casamento menor significa que você pode investir nos detalhes. Lembre-se de pensar em todo o espaço, não apenas nas mesas – considere as luzes, paisagismo, tecidos e qualquer outra coisa que crie um ambiente único e perfeito para o grande dia.

A decoração deve ser mais íntima e cheia de personalidade. Alguns itens são fundamentais para tornar a festa ainda mais especial: luzinhas em garlands ou pisca-piscas criam uma iluminação especial e podem ser usadas no teto, nas paredes, no chão e até mesmo nas mesas, o que deixará o ambiente mais aconchegante.

Claro, você optar por candelabros e velas personalizadas para decorar as mesas. Móveis rústicos e objetos antigos como toca-discos, bicicletas, lampiões e vasos de flores tornam a decoração ainda mais pessoal. Outra boa ideia, é usar a prataria antiga da família, essas peças repletas de história fazem toda a diferença na decoração.

Se você leva jeito para o trabalho manual, que tal montar alguns itens personalizados? Você pode montar arranjos de flores para a mesa ou para o altar.

Para completar a decoração, pense na disposição das mesas na hora da refeição. Você pode montar uma mesa única, para que todos os convidados fiquem mais próximos na hora do brinde, ou dividi-los em núcleos – nesse caso, mantenha uma certa distância entre as mesas para melhorar a circulação e garantir que você e o seu amor possam ser vistos e paparicados por todos os amigos e parentes.

photo 1527529482837 4698179dc6ce?ixlib=rb 1.2 - Mini wedding: como ter um casamento intimista e aconchegante

E o jantar?

Cortar custos com salões de festas permite investir em um jantar delicioso ou em petiscos e docinhos que tornarão a comemoração memorável. Procure um buffet que prepare o prato dos seus sonhos ou um chef de cozinha que crie um menu especial para a sua celebração, batizando os pratos com nome do casal.

Pense em um jantar completo, com entrada, prato principal e uma sobremesa que seja a sua cara, para surpreender os seus convidados.

Qual o melhor horário para a cerimônia?

Em geral, um mini wedding acontece no fim da tarde, para que todos vejam o pôr do sol na hora do sim e a festa começa logo em seguida. Essa é a escolha perfeita para casais que prepararam festas ao ar livre, na praia ou no campo, por exemplo.

Claro, nada impede que você celebre no meio da manhã e a festa se estenda até o fim da tarde – o importante é manter o clima de romance no ar.

DJ ou banda?

Claro, a música tornará o mini wedding para lá de especial. Contrate um DJ que conheça as músicas que marcaram a sua história com o seu amor ou uma banda para tocar ao vivo a trilha sonora da festa.

O ideal é contratar um grupo menor de músicos para que você possa desfrutar de momentos íntimos sem muita gente no palco. Não deixe de escolher as canções que agradem a toda família e os temas clássicos que farão os convidados dançarem a noite inteira.

Neste post, você descobriu como montar um mini wedding dos sonhos. Aproveite para se inscrever na nossa página e fique por dentro das promoções e lançamentos da Séculos do Brasil!