Com os homens constituindo uma alta porcentagem do pessoal da área de tecnologia, pode ser difícil para as mulheres na TI tentar competir. Aqui estão alguns conselhos de especialistas do setor para abordar e potencialmente superar esses desafios. Continue conosco!

mulheresnaTI 2 - Mulheres na TI: desafios e vitórias

Desconfiança feminina

Um sentimento ou crença de que não se pode confiar em alguém ou em alguma função exercida por mulheres – principalmente mulheres na TI -, o que gera o mesmo sentimento de depreciação das próprias habilidades ou qualidades.

Assim, com os homens constituindo uma gigantesca porcentagem na área de TI, mesmo monstros da tecnologia como Google, Microsoft e Twitter têm um número extremamente baixo de mulheres em suas funções. As mulheres na TI nessas empresas nem somavam 15% e quando você olha para os números em cargos de liderança executiva, pior ainda. 

Não ter a formação completa

E ainda com menos da metade dos estudantes de ciência da computação sendo mulheres, muitas perdem o interesse por essa desconfiança que já existe no mercado. No entanto, para barrar este tipo de condição, nunca é tarde demais para entrar no espaço da tecnologia.

Na verdade, muitas empresas descobriram que geralmente é mais fácil treinar um especialista em código do que treinar um programador em um setor específico. Há pouco tempo atrás, ter um plano e alavancar habilidades para atingir objetivos, entrava-se no campo da tecnologia implorando para assumir uma função de programação. Mas, o que geralmente se “conquistava” era a função de assistente em algum departamento.

Desta forma, infelizmente, as mulheres há pouco tempo, não eram tão confiantes ou porque eram levadas a subestimar suas habilidades. Assim, muitas tiveram dificuldade em acreditar em si e percebiam homens superestimando suas habilidades. Curiosamente, seria uma combinação de ambos.

A confiança desempenha um papel importante no espaço da tecnologia, e a triste realidade é que o candidato do sexo masculino com apenas 6 meses de experiência poderia conseguir o emprego em vez de outra candidata.

Felizmente, hoje em dia, as mulheres na TI estão se segurando nos departamentos através de suas confianças. Assim, a confiança com um ‘C’ maiúsculo é um mito. Privadas de oportunidades valiosas, se esperarem que tudo esteja alinhado e com todas as suas habilidades, deve-se redefinir o que é confiança.

Liderança feminina 

Mas, como uma mulher da área de tecnologia pode encontrar a coragem de que precisa para ter sucesso e se destacar em uma carreira em que a percepção de suas próprias habilidades costuma ser mais importante?

Recomenda-se que as mulheres defendam a si mesmas e suas ideias, especialmente em reuniões. Isso porque as reuniões são muito importantes já que são o palco corporativo. Em vez de observar (antes, silenciosas), contribua para a reunião e não tenha medo de que sua ideia seja rejeitada. Assim, confiança e coragem são sementes que precisam ser cultivadas para crescer. Compartilhar uma ideia em uma reunião pode ser assustador na primeira vez, mas cada vez que você falar, sua confiança aumentará.

mulheresnaTI2 1 - Mulheres na TI: desafios e vitórias

As mulheres na TI podem usar uma linguagem ativa como “sugiro que devemos fazer assim” e, por outro lado, confiança também decorre de não ter medo de erros ou fracassos.

Assédios no local de trabalho

Além de serem minoria no local de trabalho, muitas mulheres relatam assédio por parte de seus colegas homens e superiores. Sejam relatos de avanços sexuais indesejados, agressões sexuais, e outras práticas que são crime. De fato, não há solução fácil para as mulheres quando se trata de assédio e agressão no local de trabalho. E o maior desafio que as mulheres na TI  enfrentam é algo que, muitas vezes, foge ao controle, por ser o setor com maior número de homens.

Desta forma, as mulheres na TI, às vezes, podem se sentir deslocadas. Em cada conferência e compromisso de aprendizagem, estão cercadas por homens. Portanto, a melhor maneira de diminuir a lacuna de talentos das mulheres na TI é encorajar mais mulheres jovens a considerarem carreiras.

As jovens serem ousadas e não permitirem que ninguém as intimide é aprender e refinarem-se em suas habilidades. Assim, estarem preparadas para um trabalho empolgante que sempre traz desafios em um ambiente altamente dinâmico, só é possível com um entendimento completo de como mitigar tais situações, de ambos os lados. 

É claro que os benefícios das mulheres (e mulheres negras) na tecnologia superam em muito qualquer custo, ainda mais com as questões em que a diversidade e inclusão acabam diversificando.

Mulheres na TI: segmento evolutivo

Hoje, o cenário está mudando gradativamente, principalmente com as novas demandas de qualificação, diversidade, inovação e inclusão. Apesar de números ainda aquém do que se deveria pensar, percebe-se uma necessidade de abrir espaço para programas inclusivos no mercado nacional, que conta só com 25% de presençaAlém da disparidade de gênero, há também a divisão salarial desigual. 

De acordo com a pesquisa da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), no Brasil, somente 20% são mulheres na TI, ocupando 25% dos empregos fixos.

Mulheres na TI conhecidas

Podemos citar algumas desafiantes que chegaram primeiro ao pódio:

Nina Silva (brasileira), Sheryl Sandberg, Safra Catz, Susan Wojcicki, Ursula Burns, Virginia Ginni Rometty, Margaret Meg Whitman, Ada Lovelace, Jenneth Keller, Jean Sammet e Grace Hopper, além de muitas outras que chegaram a adquirir uma importante visibilidade, tanto para a questão de gênero quanto para a evolução tecnológica. 

No Brasil. ainda existem certas iniciativas que tem por objetivo estimular a adesão das mulheres na TI para pular estas barreiras numéricas – projetos como a PrograMaria, Women Techmakers, Laboratoria e Trybe & BHS.

Assim, a força e a presença feminina é, com certeza, vital para as boas práticas de mercado, social, político, cultural e científico – já que, de todo modo, “lugar de mulher é onde ela quiser”.

E você? Deixe seu comentário aqui sobre o que acha em relação às mulheres na TI!