Uma dúvida cada vez mais frequente entre profissionais dos mais diversificados segmentos é a seguinte: como fazer network na pandemia? Realmente esse questionamento é bastante pertinente, pois com a Covid-19 são necessárias medidas de distanciamento social para tentar conter a disseminação da doença,

Nesse contexto, diversas atividades presenciais não podem ser executadas. Por esse motivo, torna-se inviável utilizar-se algumas estratégias para encontrar pessoas e reduz as probabilidades de fazer network.

Manter ou ampliar a rede de contatos profissionais durante o distanciamento social é um grande desafio. Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos sobre a importância de fazer networking e forneceremos dicas que o auxiliarão a ampliar a sua rede de contatos no contexto atual de pandemia. Boa leitura.

Qual a importância do networking?

Antes de respondermos a essa pergunta vamos traduzir a palavra networking. Ela é originária da língua inglesa e se traduzirmos literalmente para o nosso idioma significa rede de trabalho.

Desse modo, podemos dizer que o networking refere-se a toda a rede de pessoas que você conhece que estão relacionadas a sua profissão ou mesmo áreas correlatas.

Essa rede é fundamental para a progressão na carreira de todos os profissionais. Por esse motivo é muito importante ter uma ampla gama de contatos. Isso porque, eles podem indicá-lo para boas oportunidades de trabalho no futuro, contribuindo para o sucesso de sua carreira.

Além disso, os profissionais que apresentam um bom networking podem desenvolver ótimas parcerias profissionais, o que é bastante positivo para você e também o seu colega de trabalho.

Como fazer network na pandemia?

Realmente fazer network na pandemia é um grande desafio, pois algumas possibilidades se tornaram inviáveis devido às medidas de isolamento social. Não é possível, por exemplo, a palestras ou seminários.

Agora, você deve estar se perguntando: como fazer ampliar a rede de contatos nesse cenário? A boa notícia é que, mesmo com o cenário atual, não só é possível fazer um network, como também até mais. Você pode tornar-se referência na sua área, influenciar pessoas, comprovar o conhecimento para os empregadores etc.

Nesse contexto, diversas estratégias podem ser utilizadas com o intuito de ampliar a rede de contatos. Entre elas estão otimizar o perfil do LinkedIn, ter conversas frequentes com as pessoas, respeitar os seus sentimentos, demonstrar preocupação com o bem-estar dos seus colegas e investir na produção de conteúdo. Destacaremos sobre essas questões na sequência do post.

Networknapandemiacomofazer2 - Network na pandemia: como fazer

Homem trabalhando em home office

Otimize o seu perfil do LinkedIn

Primeiramente, é muito importante aproveitar esse período para aperfeiçoar o seu perfil do LinkedIn, afinal de contas trata-se de uma rede social voltada a conexões profissionais.

Essa questão é muito importante na construção de network pandemia, pois um perfil bem elaborado chama bem mais atenção diz quem ainda não conhece a sua trajetória e também demonstra a sua força profissional, o que é bastante relevante ao mercado.

Desse modo, é muito importante atualizar informações em relação aos seus últimos trabalhos, a sua formação acadêmica, certificados e eventuais cursos complementares que você possa ter feito.

Além disso, vale muito a pena também dedicar parte do seu tempo para dominar outros idiomas, pois essa prática aumentará a sua empregabilidade e também vai ajudar a construir a sua rede de contatos em âmbito mundial.

Networknapandemiacomofazer - Network na pandemia: como fazer

Mulher em vídeo conferência

Tenha conversas frequentes

Mesmo estando em um período de confinamento é possível manter contato frequente produtivo com as pessoas. Trata-se de uma ótima estratégia para fortalecer ou mesmo manter os seus contatos.

Sabemos que atualmente essa tarefa bem mais fácil, pois há diversos recursos tecnológicos que ajudam nisso. Aproveite as redes sociais, como o LinkedIn ou mesmo o What’s App, para manter contato com as pessoas.

É possível, dependendo de cada canal, enviar mensagem de texto, áudios ou mesmo fazer videochamadas. Podemos dizer, portanto, que a flexibilidade é um dos principais pontos positivos dessas ferramentas.

Respeite os seus sentimentos

Realmente manter contato com as pessoas é fundamental. No entanto, é importante que isso seja feito respeitando o seu tempo e também os seus sentimentos. Forçar alguma interação não é uma boa ideia, pois pode passar a impressão de que você é artificial e isso não é positivo para as suas conexões.

Demonstre preocupação com o bem-estar das pessoas

Com a pandemia do Coronavírus, muitas pessoas têm sofrido estresse, ansiedade e insegurança. Essa questão acontece por diversas razões, como o receio de primeiro emprego, por exemplo.

Por esse motivo, é importante demonstrar empatia pela situação do outro e saber se o seu colega está bem. Essa simples atitude faz com que os vínculos de confiança se fortaleçam e ganhem ainda mais relevância.

Priorize a qualidade

Muita gente acredita que para fazer um bom networking é preciso conhecer diversas pessoas e manter contato todos os dias. Porém, isso não é a receita para o sucesso, pois é melhor sustentar poucos contatos de qualidade do que ter uma ampla gama de contatos, mas sem qualidade. Resumindo: qualidade é melhor que quantidade.

Invista na produção de conteúdo

Outra importante estratégia para fazer networking na pandemia em investir na produção de conteúdo. Por meio dessa tática, você conseguirá gerar valor no mercado, tornará conhecido, demonstrará as suas capacidades e terá mais credibilidade.

Desse modo, podemos dizer que os profissionais que se dedicam nesse tema tendem a conseguir melhores oportunidades na carreira. A boa notícia é que existem diversos canais pelos quais você pode investir em produzir diversos conteúdos. Entre eles estão os blogs, os podcasts e também os canais no YouTube.

Como é possível perceber fazer network na pandemia é um grande desafio, no entanto, trata-se de uma questão fundamental para os profissionais dos mais diversos segmentos. Por esse motivo, é muito importante Estar atento essas dicas e implementá-las para aumentar a sua rede de contatos e, assim, ter acesso a melhores oportunidades na sua carreira.

Gostou deste conteúdo na qual fornecemos dicas sobre como fazer network na pandemia? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos incríveis sobre o tema. Estamos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram.