Muitas varáveis já vêm mudando o perfil do mercado de trabalho há anos e, consequentemente, o que se exige da mão de obra. Principalmente, de 2010 pra cá, as oportunidades demandam novas competências e o modelo de atuação ganha novas faces. A única certeza é que não se pode ficar sentando esperando algo acontecer porque o futuro do trabalho é agora.  

future 1 - O futuro do trabalho é agora: conheça as principais mudanças

Engana-se que vem afirmando que não haverá mais emprego. Pensadores e especialistas do mundo todo apostam que é a necessidade de estar empregado que está sumindo. Isso porque o trabalho vai exigir apenas conexões esporádicas e pontuais com as empresas.

Todos serão trabalhadores autônomos, prestando serviços sobre demanda, no que vem sendo chamado de gig economy (a conhecida economia “freelancer” ou ainda sob demanda).

As pessoas se perguntam: o que devo fazer para me tornar um profissional 4.0? Que habilidades preciso desenvolver para ser aceito como empregado ou para abrir meu próprio empreendimento?

Já as organizações, das grandes companhias multinacionais até pequenos negócios configurados como microempresas, se questionam como proceder para atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Futuro do trabalho: Afinal, o que está ocorrendo e quais as principais mudanças?

Automação

Estamos bem distantes do tempo em que a linha da Ford passou a ser copiada no mundo todo. Sua eficácia e eficiência levaram muitos negócios ao sucesso por décadas ou até por mais de um século. Porém, um dos seus gargalos, certamente, é o trabalho repetitivo, desmotivador e perigoso à saúde física e mental de quem o exerce.

A automação permitida pelo avanço meteórico da tecnologia veio para eliminar isso. Atualmente, muitos trabalhadores podem se dedicar integralmente ao que realmente é importante e agrega valor. No futuro do trabalho, surgem atividades mais criativas, nas quais cada um pode descobrir seus próprios talentos e ser mais feliz. 

IA 1 - O futuro do trabalho é agora: conheça as principais mudanças

Inteligência artificial  

Não se pode falar em automação sem lembrar dos avanços da Inteligência Artificial (IA). Atualmente, os dois conceitos andam juntos na medida em que o elo entre o homem e a máquina se intensifica. 

Quanto mais a inteligência artificial e a automação permitem que as tarefas manuais e rotineiras sejam realizadas com facilidade e eficiência sem a presença da mão humana, mais o futuro do  trabalho se transforma e evolui. 

Este também é um dos fatores responsáveis pelo surgimento de novas profissões. Uma das das tendências reveladas por uma pesquisa da McKinsey trazem informações muito curiosas: “60% de todas as ocupações, um terço dos empregos pode ser automatizado.”. E esses números variam de país para país. Além disso, a McKinsey revela outra projeção interessante: “em termos absolutos, a China tem o maior número de trabalhadores que precisam mudar de ocupação, até 100 milhões, se a automação for adotada rapidamente, ou 12% da força de trabalho de 2030”.

trabalho em casa 1 - O futuro do trabalho é agora: conheça as principais mudanças

Trabalho em casa

No Brasil, com a recente aprovação da Reforma Trabalhista, o trabalho em casa passou a ser uma realidade maior ainda. Há muitos anos, este novo modelo de relação entre empregado e empregador começou a engatinhar. Mas não era muito bem-visto. Hoje metade dos trabalhadores corporativos já atua desta forma, ao menos uma vez na semana.

Uma pesquisa feita por um espaço de coworking — local criado para abrigar pessoas que trabalham remotamente —, demonstrou este fato há cerca de dois anos, quando 55% de 900 entrevistados no Brasil disseram utilizar o modelo.

Vencidas algumas pequenas dificuldades iniciais, o home office encurta caminhos, facilita o dia a dia e traz economia para todos os lados envolvidos nesse futuro do trabalho.

Uberização do trabalho

Este é o nome que vem sendo dado ao crescimento exponencial das plataformas digitais que conectam trabalhadores e gente que precisa de pessoas pra trabalhar. Nas mais diversas áreas, elas reúnem arquitetos, jornalistas, médicos, estilistas e até manicures. Esse conceito do futuro do trabalho está relacionado a um estilo mais informal, flexível e que funciona por demanda.

O esquema “pediu, recebeu” quando analisado mais a fundo, desvenda a modernização das relações trabalhistas. Promovendo mais autonomia e a chance de optar por quando e quantas horas trabalhar, a uberização do trabalho vem ocorrendo no mundo todo. Em grande parte, impulsionada pelo cenário econômico.

Habilidades do trabalhador do futuro 

Se você está ingressando no mercado de trabalho, pensa em ser um empreendedor ou está querendo dar uma guinada na sua carreira, saiba que vai precisar desenvolver habilidades que podem garantir seu sucesso num curto espaço de tempo. Vamos a algumas delas?   

liderando 1 - O futuro do trabalho é agora: conheça as principais mudanças

Gestão de pessoas

Considerando que as pessoas são o maior patrimônio de uma empresa, ser um bom líder é um aspecto bastante importante. Administrar bem os recursos humanos requer paciência, serenidade e empatia.

As pessoas têm emoções, ficam doentes e pensam e agem cada uma à sua maneira. Saber fazer a gestão delas significa motivar na hora certa, reconhecer, dar feedbacks construtivos e usar ao máximo o potencial de todos. Já ouviu falar de humanização nas organizações? Então, é isso que o futuro do trabalho promete! 

Conseguir analisar dados e ter poder de decisão

Diante de tanta informação, esta habilidade tem sido muito valorizada. Afinal, muitas vezes, os profissionais precisam interpretar dados e tomar decisões de forma rápida que podem determinar o futuro do trabalho. É preciso saber examinar números e estar sempre atento às tendências e previsões para acertar nas decisões estratégicas.

Ter inteligência emocional

Mudanças sempre existiram. O que mudou foi o ritmo em que ocorrem. Por isso, quem tem maior capacidade de adaptação e sabe identificar e administrar melhor seus próprios sentimentos sai na frente na corrida em busca de um trabalho que traga renda e satisfação pessoal.

Lembrando aqui o quanto é necessário reconhecer, também nos outros, valores, princípios, ética, comportamentos e propósitos que sejam aderentes ao negócio em questão. 

Conhecer bastante sobre gestão de projetos

Não importa se você vai abrir uma pequena sorveteria ou se almeja ser diretor financeiro de uma multinacional. Hora mais, hora menos terá que realizar o gerenciamento de um projeto. Ter uma noção clara das etapas envolvida, seja ele do tamanho que for, é fundamental agora e no futuro do trabalho.  

Ser adepto da  tecnologia

Como conviver num mundo onde IA, digitalização do sistema produtivo, internet das coisas e automação são uma realidade, sem conhecer bem e não usar a tecnologia a seu favor? Hoje, as informações são armazenadas na nuvem, novas plataformas de streaming surgem rapidamente e até pra pedir uma pizza, é preciso dominar alguns aplicativos. 

Learning 1 - O futuro do trabalho é agora: conheça as principais mudanças

Aprender sempre

Somente na área industrial, 1,6 milhão de empregados no Brasil precisarão passar por aperfeiçoamento profissional, no mínimo uma vez por ano, até 2023.

O levantamento chamado Mapa do Trabalho Industrial, divulgado ano passado pelo SENAI, aponta que isto é resultado das mudanças provocadas pela chamada Indústria 4.0 e da pressão pelo aumento da competitividade e produtividade. O aprendizado contínuo deve, portanto, fazer parte da vida de todos, independentemente da profissão escolhida.   

Não tem volta

Você percebeu como o que era só uma previsão, agora já é realidade? Diante deste panorama, tanto profissionais, quanto empresas devem se adequar. Inovar e entender que, definitivamente, nada será como antes.

Se gostou do artigo sobre o futuro do trabalho, curta e compartilhe nas suas redes sociais.