Quando você está se sentindo mal ou tem dúvidas sobre sua saúde, geralmente marca uma consulta com seu médico ou se encaminha para alguma clínica ou unidade de saúde, certo? Porém, em situações fora do expediente, você pode até ir a um posto de saúde para atendimento de urgência. No entanto, à medida que a tecnologia avança, suas opções também se expandem. Neste artigo, veremos como a telemedicina pode ajudá-lo com toda facilidade da tecnologia.

Você sabia que por meio dos serviços de telemedicina, você pode receber orientação médica a qualquer hora, em qualquer lugar, sem sair do conforto de sua casa?

Na verdade, os médicos conectam a medicina à tecnologia há alguns anos. Com apenas alguns cliques, é possível pesquisar sobre doenças e sintomas online. Da mesma forma, como você também hoje, faz tudo pelo seu smartphone, como ver receitas, comprar em mercados virtuais, e pedir comida, na medicina é a mesma tecnologia.

Se antes, você tinha que se deslocar de sua casa, e sentar-se em uma sala de espera com outras pessoas, agora com um app ou sistema, tudo se resolve mais fácil. Ainda mais em tempos de pandemia, não é verdade? Com a telemedicina, a tecnologia pode tornar a assistência à saúde algo que raramente tem sido: conveniente.

 

O que é telemedicina?

Telemedicina é um termo geral que abrange todas as maneiras pelas quais você e seu médico podem usar a tecnologia para se comunicar e – sem estar na mesma sala. Na verdade, a telemedicina pode incluir chamadas telefônicas, chats de vídeo, e-mails e mensagens de texto. Além disso, costuma-se também dividir em telessaúde, medicina digital, e-health, teleassistência ou teleconsulta.

Hoje, as pessoas não precisam mais agendar uma visita pessoal ao médico para receber o tratamento. O uso de conexões seguras de vídeo e áudio possibilita aos especialistas tratar pacientes que residem em locais com acesso limitado ao atendimento.

 

Como funciona a telemedicina

Dependendo do que seu médico oferece, você pode obter serviços médicos de diferentes maneiras. Assim, alguns dos mais comuns são:

 

Um portal do paciente

Com a segurança de um login e senha, um portal ou sistema permite que você envie e receba e-mails do seu médico ou técnico para marcar consultas. Seu médico também pode compartilhar seus resultados de exames laboratoriais ou de imagem e traduzir para você. Geralmente, isso é mais rápido do que esperar para falar com eles ao telefone.

 

Compromissos virtuais

Alguns médicos permitem que você marque uma consulta por telefone ou videoconferência. Frequentemente, você pode ter esses encontros virtuais com profissionais de saúde para muitos problemas. Porém, saiba que nem todos podem ser atendidos. Na verdade, a telemedicina pode fazer muitas coisas, mas não pode substituir todas as visitas ao médico.

 

A opção viável da telemedicina

Com isto, os benefícios dos serviços de telemedicina são ampliados para uma ampla gama de vantagens. A necessidade de cuidados de saúde mais acessíveis é uma força motriz por trás do crescimento da telemedicina.

Quer o paciente viva em uma área mais remota ou tenha uma agenda lotada de trabalho, onde não sobra tempo para visitar um médico, a telemedicina pode ajudar a melhorar a saúde geral e o bem-estar de uma pessoa.

Existem muitos novos termos de tecnologia médica sendo usados ​​hoje com os quais podemos não estar familiarizados. Por exemplo,  um mal-entendido comum é que os termos “telemedicina”, “telessaúde” e telessassistência” são intercambiáveis.

telemedicina1 - Telemedicina: o que é e como funciona

Médico analisando raio X

A verdade é que cada um desses termos se refere a uma maneira diferente de administrar os cuidados de saúde por meio das tecnologias existentes. Para esclarecer as  diferenças sutis entre esses três termos, fornecemos uma definição detalhada de cada um.

 

Telemedicina

Como dissemos, este termo refere-se mais especificamente à educação à distância e à prestação de serviços de saúde por meio do uso de tecnologia. A telemedicina se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicações eletrônicas para fornecer serviços clínicos remotos aos pacientes.

Assim, são dados pela transmissão digital de imagens médicas, diagnósticos e avaliações médicas e até consultas por vídeo com especialistas.

 

Telessaúde

Na verdade, o teleatendimento e a telemedicina são geralmente abrangidos dentro da telessaúde.

Exemplos de telessaúde incluem:

  • serviços de educação em saúde;
  • monitoramento remoto de sinais vitais;
  • ECG ou pressão arterial;
  • consultas médico-paciente à distância (telemedicina).

A tecnologia de telessaúde permite o diagnóstico e avaliação remotos de pacientes, além da capacidade de detecção remota da condição médica do paciente em casa. Também permite a prescrição de medicamentos e tratamentos prescritos remotamente.

 

Teleassistência

Seria a tecnologia que permite aos pacientes manter sua independência e segurança enquanto permanecem em suas próprias casas. Essa tecnologia inclui:

  • dispositivos de monitoramento móveis;
  • sistemas de alerta médico;
  • tecnologia de comunicação como computadores e smartphones.

O monitoramento remoto contínuo de pacientes permite que a teleassistência acompanhe as mudanças no estilo de vida ao longo do tempo. Além disso, recebe alertas relacionados a emergências em tempo real.

Assim, a telemedicina é realizada de várias maneiras. O mais básico desses serviços, é apenas uma chamada de vídeo – aquele que você normalmente faz com a família e amigos. No entanto, a maioria dos países exige uma ferramenta de videoconferência compatível com provedores.

Mas também existem algumas ferramentas que a telemedicina é realizada com kits portáteis que incluem computadores e dispositivos médicos móveis, ou câmeras digitais de alta resolução.

E por último, existe também softwares robustos de telemedicina que permitem tudo, desde armazenamento de dados até videoconferência ao vivo.

À medida que a tecnologia no campo médico continua a avançar, felizmente existem especialistas do setor, que acompanham as diversas mudanças para médicos e hospitais. Hoje, a maioria das pessoas tem acesso a dispositivos básicos de telemedicina, como os smartphones e computadores.

Em 2021, espera-se que a telemedicina seja uma indústria de bilhões e uma peça fundamental da prestação de serviços de saúde modernos. Com a pandemia, a história da telemedicina mostra que chegamos muito longe de onde começamos e ainda temos um longo caminho pela frente.

Como um avanço tecnológico que está mudando toda a infraestrutura de saúde, a telemedicina veio para ficar. Os provedores de benefícios da telemedicina, sistemas de saúde e consultórios médicos estão usando-a para garantir esses cuidados com mais eficiência.

Ela ajuda a você no:

  • transporte, evitando gastar dinheiro com gasolina ou perder tempo no trânsito, com consultas por vídeo.
  • sem faltas ao trabalho, podendo agendar uma consulta durante o intervalo do trabalho ou mesmo após o expediente

E conforme a tecnologia continua a melhorar, a economia de custos se tornará mais visível. Além disso, os sistemas de saúde que estão pensando em implementar soluções de telemedicina já começaram a consultar especialistas do setor.

A variedade de soluções práticas que são oferecidas podem tornar essa integração mais perfeita. Hoje, ainda é difícil compartilhar informações de registros médicos eletrônicos com um sistema de saúde que usa outra plataforma. O futuro da telemedicina provavelmente incluirá recursos aprimorados de compartilhamento que permitirão aos pacientes cuidar de forma adequada, não importa onde estejam.

Continue descobrindo como a tecnologia está aprimorando o nosso modo de vida. Compartilhe em suas redes sociais!