Existem maneiras econômicas de navegar no mundo das especiarias. Não só os temperos essenciais na cozinha adicionam um sabor incrível, mas muitos deles possuem benefícios para a saúde. Neste artigo, vamos indicar alguns dos temperos que sempre podem estar à mão na cozinha, e muito saudáveis. Vamos explorá-los, certo?

Temperos essenciais na cozinha

As especiarias são usadas há milênios na alimentação e na medicina. A busca por especiarias e por temperos essenciais na cozinha ajudaram a criar grandes rotas comerciais globais, o que levou à exploração que conectou o mundo. Hoje, os temperos essenciais na cozinha, além de dar sabor aos alimentos, são riquíssimos em benefícios também.

Embora o sal, o açúcar e a gordura tenham assumido a forma de sabores dominantes na maioria dos alimentos de hoje, a presença de temperos essenciais na cozinha faz do seu prato um grande diferencial. Na verdade, sal e gordura são elementos importantes em uma dieta saudável quando consumindo quantidades moderadas de qualidade. No entanto, há momentos na vida em que uma dieta com baixo teor de sódio pode ser adequada para você.

>>>Veja também:

E uma forma de limitar a quantidade de sal, açúcar e gordura na comida é aumentar o uso de outras especiarias. Se não fosse pelos temperos essenciais na cozinha, a comida preparada teria metade do gosto. Isso porque os temperos são o segredo que dão vida a outros ingredientes.

Com o uso de pimenta, um prato de espaguete e queijo que você preparou em dois segundos, de repente, se transforma e um digno de um restaurante. Uma pitada de gengibre deixará seus ovos mexidos muito mais deliciosos, e por aí vai. 

Abasteça sua despensa com temperos essenciais na cozinha versáteis que lhe dará a capacidade de cozinhar os sabores que desejar. Claro, há uma infinidade de temperos por aí, e nem sempre está claro quais são absolutamente necessários e quais não seriam necessários.

Portanto, em vez de comprar todos de uma vez, primeiro estoque esses básicos e essenciais. Essa lista geralmente é um bom ponto de partida se você estiver começando a cozinhar e a preencher uma prateleira de temperos.

1. Canela

temperosessenciaiscanela - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

Quando você quiser adicionar um pouco de doçura, mas sem usar açúcar, ou para dar um contraste diferente, a canela é o tempero para esse trabalho. Polvilhar um pouco em cima de seu iogurte e aveia, seja de noite ou de dia, ou mesmo em vegetais, raízes, como batata-doce e abóbora, a canela é uma ótima maneira de conferir um sabor especial.

Além disso, esta especiaria popular é especialmente indicada para pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue. Ele confere um sabor doce aos alimentos sem adicionar açúcar, por isso, pode reduzir os níveis em pessoas com diabetes tipo 2, o colesterol alto e os níveis de triglicerídeos. 

2. Páprica

temperosessenciaispaprica - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

A páprica é outro tempero que funciona muito bem com a maioria dos alimentos. Ela pode ser usada em carnes e vegetais assados, mas você também pode usá-la em muitos outros pratos. Apesar de ser muito popular no Oriente Médio, Europa Oriental, Norte da África e Ásia, é ótima em uma variedade de pratos conhecidos como o frango paprikash e o goulash.

Ela ajuda a combater a inflamação, sendo também usada com  cúrcuma no famoso curry indiano e se tornou um superalimento por sua capacidade de reduzir sintomas de dores, causa comum de desconforto e doenças. Ela pode reduzir inflamações (como artrite) e até problemas de depressão.

O uso da curcumina, por exemplo, usada junto ao curry e páprica, melhora os resultados dos testes de memória, melhor humor e diminuição do declínio cognitivo, além das qualidades antiinflamatórias.

Dica de refeição: use-a em vegetais e carnes assadas, ou crie seu curry.

3. Pimenta

temperosessenciaispimenta - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

Todo cozinheiro doméstico deve ter pimenta (seja, dedo de moça, do reino, caiena, etc) à mão. Apimentar literalmente qualquer coisa, seja algo esperado como um macarrão ou até salada, o prato fica mais surpreendente e saboroso. 

Não pode dar errado com este clássico. Compre grãos de pimenta inteiros e triture no moedor, já que o pré-moído perde o sabor muito mais rápido. Você pode até torná-la a estrela do show com um bife Au Poivre, por exemplo, aquele com crosta de pimenta.

E você sabia que vários tipos de pimentas são usadas para aliviar a dor? Muitas contém uma substância chamada capsaicina, que é o que as torna picantes e também o que pode aliviar dores, reduzindo os sinais enviados ao cérebro. Assim, na artrite, para o coração e danos nos nervos relacionados ao diabetes, você pode aplicar na comida ou até como cremes diretamente nas articulações e músculos.

Use este tempero sempre que quiser aquecer a sua comida. É um ótimo chili em sopas, ensopados e carnes.

4. Cebola em flocos

temperosessenciaiscebolaemflocos - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

Quando você não tem cebolas frescas à mão, a versão desidratada pode ser uma ótima alternativa para temperos essenciais na cozinha. Você pode usar cebola em pó ou em flocos em praticamente tudo, desde molhos de tomate e pratos de massa até refogados.

A cebola é rica em nutrientes, como fibras e vitaminas (B1, B2 e C), além de contar com cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e selênio, ajudando na prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares.

5. Alho

temperosessenciaisalho - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

Usar o alho, seja fresco (natural), em pó ou em flocos desidratados, da mesma forma que usa a cebola, muitas vezes em conjunto, basicamente em qualquer prato que precise, é um dos campeões da saúde do coração.

Felizmente, a maioria de nós está familiarizada com o alho, o bulbo de cheiro forte frequentemente usado nos temperos essenciais na cozinha. Mas o que você talvez não saiba é que comer alho todo dia pode proteger seu coração de mudanças que levam a doenças cardíacas.

Conforme você envelhece, há um certo endurecimento das artérias, o que é normal. Isso é chamado de  aterosclerose que ocorre quando os depósitos de gordura compostos de colesterol se acumulam nas paredes das artérias. Fatores como tabagismo, pressão alta e colesterol podem piorar a situação. 

A ingestão de alho ajuda na manutenção da flexibilidade dos vasos sanguíneos, especialmente nas mulheres. O alho é um ingrediente-chave na dieta mediterrânea e hoje em todo o mundo, sendo um uso frequentemente recomendado pelos cardiologistas. 

6. Mix de ervas secas

temperosessenciaiservassecas - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

A menos que você tenha um jardim, ervas frescas misturadas nem sempre são os ingredientes mais fáceis de ter à mão. As ervas secas duram muito mais tempo e lhe ajudam a fazer algo mais saboroso, mesmo quando os ingredientes estão acabando. Mantenha endro seco, manjericão, manjerona, alecrim, coentro, orégano e salsa para pratos com massas, frituras, saladas, sanduíches e muito mais.

O orégano tem um sabor herbáceo ligeiramente cítrico que combina bem com molhos. O alecrim seco é um alimento básico em muitos pratos europeus, e por ter uma qualidade amadeirada, apimentada e fortemente aromática, você não encontrará em outras ervas. O tomilho seco é uma erva intensamente perfumada que funciona bem em uma grande variedade de carnes, especialmente aves e vegetais.

7. Gengibre

temperosessenciaisgengibre - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

A forma como o gengibre pode dar um toque especial a quase qualquer receita, você pode até colocar uma colher ou duas em água quente e chamar de chá! O gengibre tem um grande poder medicinal para aliviar náuseas, imunidade, problemas estomacais, gripes, etc. Como raiz usada nas culturas asiáticas há milhares de anos para tratar diversos problemas, ele não pode estar ausente como temperos essenciais na cozinha.

Você também pode comprar o pó seco no corredor de especiarias do supermercado, ou comprá-lo fresco para fazer chás ou ralar em receitas. Transforme esse tempero picante em sua dieta adicionando-o a pratos gostosos, em vitaminas ou tomando como chá. 

8. Noz-moscada

temperosessenciaisnozmoscada - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

Como outra especiaria que pode dar um pouco de doçura à sua comida, a noz-moscada fica ótima em cima de frutas, iogurtes, molhos e saladas. Aviso: um pouco é mais que essencial, cuide do excesso com a noz-moscada. Use uma pitada e você adicionará calor e tempero à sua comida.

Ela vários benefícios para a saúde por seu baixo colesterol e minerais, vitaminas como o complexo B, além de óleos essenciais, garantindo efeitos detox no organismo. Ajuda no processo de emagrecimento, o fígado e rins, além do cérebro.

9. Cravo

temperosessenciaiscravo - Temperos essenciais na cozinha e kit de sobrevivência

Esta especiaria de cheiro forte costuma ser usada apenas em pequenas quantidades, com o sabor doce e quente que é inconfundível. Desde um chutney caseiro a deliciosas sobremesas de verão e inverno, é um favorito durante todo o ano.

Lembre-se, o frescor sempre conta com temperos essenciais na cozinha!

Especiarias em ervas secas têm uma vida útil longa em comparação com as frescas, mas faça um favor a si mesmo e troque-as a cada 12 meses ou mais, antes que o sabor perca sua magia. Sinta o cheiro de seus temperos regularmente para garantir que eles ainda estejam picantes. É como se fosse uma aromaterapia grátis! Ao comprar temperos, provavelmente você não usará muito, procure frascos pequenos para não desperdiçar tanto quando trocá-los. 

Então, gostou deste artigo sobre temperos essenciais na cozinha? Não deixe de compartilhar estas dicas, curtindo e comentando em suas redes sociais!