Existem tecnologias que já vem sendo utilizadas lá fora há alguns anos, mas que somente agora estão se tornando mais comuns aqui no Brasil, que é o caso da tecnologia contactless. Para saber o que é e o que isso impactará no nosso dia a dia, não perca a chance de continuar com a gente neste artigo!

tecnologiacontactless3 - Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia contactless

Bom, você pode estar até se perguntando o que é tecnologia contactless. Tem algo a ver com cartão “sem contato”? Sim, isso mesmo! Veja a seguir a sua definição correta.

O que é tecnologia contactless?

A tecnologia contactless realmente em inglês, significa isso mesmo: “cartão sem contato”. Mas, como esses cartões funcionam? A tecnologia contactless é segura? Quais bancos emitem a tecnologia contactless?

Vamos mergulhar em tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia contactless, ou os cartões sem contato.

Como funciona a tecnologia contactless

A tecnologia  contactless funciona a partir de um pequeno chip embutido que emite ondas de rádio, de curto alcance. Assim, quando você coloca seu cartão a poucos centímetros de um terminal de pagamento habilitado para este tipo de contato, as suas informações de pagamento são transferidas instantaneamente

Embora seja frequentemente referido como “toque para pagar”, não é realmente necessário “tocar”. Em vez disso, geralmente, você precisa colocar seu cartão a poucos centímetros do terminal de pagamento (a famosa “maquininha”) para iniciar o pagamento.

tecnologiacontactless2 - Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia contactless

A transação, depois de feita pela tecnologia contectless, pode demorar um ou dois segundos para ser concluída. Portanto, não retire o cartão muito rapidamente. Para indicar quando a transação for concluída, a máquina pode emitir um bipe, exibir uma confirmação de tela verde ou até piscar outra luz.

Cuidado – se você tiver vários cartões desses, sem contato ou de tecnologia contactless, não ponha próxima a sua carteira perto de um terminal de cartão. Caso contrário, a transação pode ser lançada em um cartão diferente daquele que você pretendia.

Quem pode utilizar a tecnologia contectless?

Para usar o recurso de pagamento contactless, o comerciante precisará ter um terminal habilitado para esse tipo de procedimento. Esses terminais de pagamento estão rapidamente se tornando onipresentes no Brasil, assim como já existe nos Estados Unidos e na Europa. 

Segurança de pagamento pela tecnologia contactless

Depois de saber como eles funcionam, talvez os cartões pareçam um pouco fáceis demais para serem seguros, não é verdade? Felizmente, você não precisa se preocupar com a segurança da tecnologia contactless. Por que?

Código Único

Como os chips que existem em nossos cartões de crédito e débito, o chip de cartão sem contato cria um código único para cada transação individual. isso, para acompanhar suas informações de pagamento. Assim, este código é transmitido com o número da sua conta quando você “toca” para pagar. Ali, seu nome, endereço de cobrança e código de verificação do cartão não são transmitidos.

tecnologiacontactless - Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia contactless

Mesmo se alguém conseguisse obter suas informações de pagamento de forma fraudulenta, seria quase impossível para essa pessoa concluir um pagamento sem contato. Desta forma, para gerar o código único, o ladrão precisaria quebrar o algoritmo complexo que o banco usa para gerá-lo.

Assim, esse código único torna o uso de cartões sem contato mais seguro do que a tarja magnética. Quando você passa uma tarja magnética, seu pagamento e informações pessoais podem ser capturados por um dispositivo de leitura. Na verdade, os hackers podem então usar essas informações para criar uma tarja magnética duplicada para transações fraudulentas.

Segurança física

Em vez disso, o maior problema de segurança com cartões sem contato envolve a posse física do cartão. Nenhum PIN ou assinatura é normalmente necessária ao usar o pagamento sem contato. Portanto, se seu cartão for perdido ou roubado, ele poderá ser usado por outra pessoa sem fácil detecção.

No entanto, alguns emissores de cartão têm um limite para o valor que pode ser pago por meio de pagamento sem contato. Por exemplo, normalmente tem um limite de R$ 200 por transação. Por outro lado, o cartão da Nubank, por exemplo, somente permite o valor de R$ 50,00.

No entanto, muitos desses limites estão sendo aumentados ou eliminados devido ao COVID-19.

Benefícios dos cartões sem contato

Além dos benefícios de segurança, há muitos outros motivos para obter e usar um cartão contactless.

Agilidade

Hoje em dia, todos nós estamos cada vez mais familiarizados com a velocidade. Mas com o contactless, é um pouco mais rápido do que você inserir o cartão na máquina e digitar a senha.

Em comparação, “tocar” para pagar usando um chip sem contato pode levar apenas alguns segundos. Portanto, os pagamentos de tecnologia contactless são mais rápidos do que usar o método tradicional. 

Sem contato é redução com superfícies públicas

Desde o início da pandemia da COVID-19, estamos todos muito mais conscientes das superfícies públicas que tocamos. O uso de cartões sem contato ajuda a evitar esses pontos de contato ao longo do dia.

Menos desgaste

A superfície magnética e os chips podem sofrer desgaste devido ao contato repetido com os terminais de pagamento. Com os chips sem contato, não sofrerão esse problema.

Assim, um chip de cartão sem contato deve durar anos. 

Quais são os bancos que emitem cartões contactless?

Embora você possa estar ainda descobrindo um pouco mais sobre eles, os cartões sem contato estão rapidamente se tornando mais incluídos no Brasil. 

Nubank – Cartão Nubank Contactless
Banco do Brasil – Cartão Ourocard Visa Contactless
Itaú – Cartão Itaú “Aproxime e Pague”
Santander – Cartão Santander ou Pulseira Santander
Bradesco – Cartão Bradesco (via Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay)
Caixa – Cartão Caixa (via Google Pay e Samsung Pay)

Como vimos, mesmo antes da pandemia de COVID-19, os cartões sem contato estavam prontos para se enraizar no Brasil. O método de pagamento é mais rápido do que passar em uma maquininha de crédito e débito. Ainda existem muitos bancos que poderão incorporar essa tecnologia nova.

Como usuários, o próprio aspecto “sem contato” que é, em última análise, a forma de nos convencer a adotar o método de pagamento.

Agora que você já sabe como funciona a tecnologia contactless, examine mais atentamente seus cartões para ver quais você tem e que são sem contato. Ou, é um ótimo momento para entrar em contato com seu banco para solicitar um cartão contactless, se você ainda não tiver um. 

Gostou do conteúdo? Ele foi útil? Então compartilhe nas redes sociais!