Iluminação e bem-estar. Às vezes, nem nos damos conta, mas essas duas coisas têm tudo a ver uma com a outra. A luz afeta a nossa sensação de conforto, tornando positiva nossa experiência em ambientes onde esta dupla funciona bem. Se luminárias e abajures adequados impactam na vida e na saúde das pessoas, vale a pena dedicar um tempinho à leitura deste artigo.

iluminacaoebemestarcapa 1 - Veja como juntar iluminação e bem-estar a nosso favor

Sala com iluminação de sanca

Certamente, você já ouviu falar que os efeitos da luz impactam nosso humor, seja ela direta, indireta, quente, fria, neutra, etc. E deve ter imaginado que um projeto de iluminação custa muito caro e só pode ser viabilizado nas mãos de arquitetos, decoradores, designers de interiores e projetistas profissionais. Mas não é bem assim.

Você mesmo pode dar conta dessa missão. Iluminação e bem-estar em sintonia podem transformar qualquer ambiente em um espaço mais relax no qual você pode manter sua mente bem cuidada e o coração tranquilo. A correria do dia a dia nos causa uma necessidade natural de conviver com quem amamos e descansar num lugar gostoso com uma luz que propicie paz.

Estes momentos de relaxamento não precisam ser exclusividade da nossa casa. O binômio iluminação e bem-estar é muito bem-vindo também nos escritórios, clínicas, consultórios, lojas, enfim… Em todos os espaços que recebam gente. Afinal, existe alguém que não gosta de se sentir bem?

O fator iluminação é muito importante e contribui positivamente para horas e horas de comodidade e produtividade, se for este o caso. Agora que o home office ganhou força em todas as regiões, as oportunidades de relaxamento ao longo do dia aumentaram.

Você não precisa ficar por muito tempo sem fazer nada, nem deve. Alguns minutos ao longo de sua agenda já são suficientes pra usufruir dos benefícios oferecidos pela equação iluminação e bem-estar.

Imagine, então, alguns cantinhos na sua própria casa, preparados especificamente pra você meditar, rezar, dormir, tomar um drink, ler algo bacana, bater um papo rápido com alguém inteligente ou ao menos tomar aquele cafezinho reconfortante. Não é difícil concretizar essa ideia de um pequenos paraíso aliando perfeita iluminação e bem-estar. Mãos a obra?

Veja 6 dicas sobre como juntar iluminação e bem-estar, a nosso favor

iluminacaoebemestar4 1 - Veja como juntar iluminação e bem-estar a nosso favor

Luminárias e plantas

1. Meditação

Não é de hoje que sabemos dos benefícios da meditação. Bastam alguns períodos de dedicação e seus efeitos já aparecem. A prática, no entanto, requer um ambiente de preferência silencioso e com iluminação adequada. Quanto menor for a quantidade de luz e direcionada pros lados certos, melhor.

As fontes luminosas artificiais resultam numa dinâmica favorável à meditação que, por sua vez, traz harmonia para o estilo de vida moderno e agitado. A confusão no nosso ciclo biológico é substituída por momentos de serenidade e sossego durante a meditação. Experimente!

iluminacaoebemestar3 1 - Veja como juntar iluminação e bem-estar a nosso favor

Iluminação estilo de Meditação

2. Verde que te quero verde

Como as plantas também são capazes de contribuir pra aquela sensação gostosa de tranquilidade, use a abuse dos vasos mesmo nos ambientes fechados. Para a preservação das folhagens verdes, prefira a iluminação mais amena. Sabe aquela que não atrapalha a nossa vista?

No mercado, você encontra vários modelos de luminárias dimerizáveis. Fica fácil ajustar a intensidade da luz, controlando quando e preciso maior ou menor. Outras luzes de apoio também podem ser uteis. Lembre-se que peças menores com lâmpadas mais fracas formam sombras e isso torna o espaço mais escurinho e aconchegante.

Luminárias colocadas diretamente no piso ou sobre as mesas de canto complementam bem a decoração, reunindo plantas e pequenos objetos que combinem com elas. Vale recorrer, ainda, aos bons e velhos abajures, spots, plafons e arandelas. Todos eles reúnem um apelo visual interessante e um conforto estético digno de um projeto luminotécnico profissional.

iluminacaoebemestar3Plantas 1 - Veja como juntar iluminação e bem-estar a nosso favor

Plantas em vasos

3. Dica bônus sobre plantas em casa

Mesmo que em áreas internas, ao longo do dia, leve as folhagens para pontos mais próximos às janelas ou vãos abertos. Afinal, é preciso respeitar as demandas de cada espécie.

Se não souber o que é recomendado para cada tipo de planta, se certifique quanto a isso na hora da compra. Os vendedores normalmente adoram falar sobre este assunto orientando os clientes. Já durante a noite, as luzes artificiais com tecnologia LED podem ser usada. Isso, pois, não emitem calor e não comprometem ou queimam as folhas e as pétalas das flores.

iluminacaoebemestar2 1 - Veja como juntar iluminação e bem-estar a nosso favor

LED

4. Que lâmpadas escolher?   

Depois que as lâmpadas de LED se tornaram mais populares, comprá-las exige um curso de extensão em Harvard. Brincadeiras à parte, o que você precisa saber é que o melhor é dar preferência às lâmpadas com temperatura de cor branca quente. Confira nas embalagens: as que têm entre 2700K a 3000K garantem mais calmaria e aconchego.

Fuja das luzes com mais de 3000K. A menos que você estiver decorando um ambiente que exija muita concentração. Aí sim estas são recomendadas porque o cérebro tende a conseguir mais atenção e foco no estudo ou trabalho quando a iluminação é mais intensa. Se este não for seu objetivo, melhor as demais mesmo.

iluminacaoebemestar6 1 - Veja como juntar iluminação e bem-estar a nosso favor

Luminária

5. De loja em loja

Não hesite em garimpar peças interessantes em lojas de decoração. Hoje em dia, há diversos tipos de luminárias à disposição de todos os gostos e bolsos. Das mais rústicas às mais sofisticadas. As que remetam a aspectos da natureza se utilizam de materiais como madeira e pedras naturais. São bem bonitas.

As luminárias pendentes que partem do teto pra baixo, quando estrategicamente colocadas, também trazem efeitos promissores pra quem busca aquele clima de relax. Propício pra uma rápida prática dos asanas do Yoga, pra uma leitura tranquila, apreciar um doce ou uma fruta, ouvir a música do seu artista preferido ou tirar um cochilo.

iluminacaoebemestar5 1 - Veja como juntar iluminação e bem-estar a nosso favor

Lâmpada estilo saia

6. Fique de olho nos detalhes

Ao escolher peças de iluminação, verifique se elas permitem a luz indireta. Geralmente, são as que difundem a luz por meio de um anteparo. Este é um aspecto que resulta no equilíbrio entre iluminação e bem-estar.

Se for abajur com cúpula, melhor ainda. Assim, você não corre o risco de ter luz batendo diretamente sobre sua cabeça, o que causa desconforto, ofuscamento e reflexos indesejados.

Comente aqui o que achou deste artigo. E se quiser, conte sua experiência ao unir iluminação e bem-estar.