Atualmente o mercado está tão competitivo que as empresas buscam pessoas cada vez mais qualificadas para os cargos. Nisso muitos profissionais se perguntam: será que tenho o perfil para cargos estratégicos?

E, quando dizemos pessoas qualificadas, não queremos dizer somente aquelas com qualificação técnica, mas pessoas com competências para ocupar cargos que são mais relevantes para a empresa (cargos estratégicos ou de liderança).

Pessoas com perfil para cargos estratégicos irão ajudar a definir o direcionamento e futuro da organização. E, para isso, as empresas buscam pessoas com certas características que possam exercer suas funções com excelência.

Principais características do perfil para cargos estratégicos

Continue lendo para você descobrir quais são as habilidades essenciais para desenvolver um perfil alinhado com cargos estratégicos e, assim, garantir o seu crescimento profissional.

1. Visão estratégica

Desenvolver essa habilidade significa ter uma visão macro da empresa onde trabalha e dos rumos que o seu mercado está tomando. Além disso, uma pessoa com perfil para cargos  estratégicos é ser capaz de avaliar a concorrência, percebendo seus pontos fortes e fracos, utilizar esse conhecimento para se destacar no mercado.

Quem a possui é capaz de avaliar a relevância de cada setor da empresa, ajustando as atividades para se adequar às novas tendências do seu segmento.

Para isso, é essencial estudar permanentemente o mercado como um todo, antecipando as tendências e enxergando novas oportunidades de negócios.

É ser responsável em pensar nas estratégias que vão direcionar a empresa, com um planejamento de longo prazo, a entregar seu produto ou serviço de acordo com sua visão, missão e valores.

Para ter uma ideia da importância desta habilidade, uma pesquisa realizada com 30 mil profissionais de grandes empresas de todo o mundo, incluindo o Brasil, mostrou que apenas 22% dos altos executivos estão atualizados em relação aos efeitos da transformação digital em seus negócios.

Ou seja, quase 80% estão desatualizados em relação à nova economia que está surgindo.

2. Comunicação eficaz

perfil para cargos estratégicos

Quem pensa em exercer cargos estratégicos precisa ter uma boa comunicação, não só oral mas também escrita e comportamental. Isso significa ter clareza, lógica e didática na hora de passar as informações.

Essa habilidade é muito eficaz para a área operacional, por exemplo, pois evita erros de produção, e resulta em bons resultados para a empresa.

Além disso, a habilidade de comunicação também entra na área motivacional, onde a capacidade de inspirar as pessoas a darem o seu melhor no trabalho é muito importante.

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3. Tomada de decisão

Hoje em dia existe muita incerteza no mundo dos negócios, devido ao grande volume de informação, instabilidade da economia e aumento dos padrões de exigência do consumidor.

Esse conjunto de fatores torna a tomada de decisão cada vez mais estratégica, havendo necessidade de se avaliar muito bem os riscos e fazer as escolhas mais acertadas.

Ser capaz de decidir os rumos da empresa, até mesmo nos momentos mais críticos e sob pressão, é importante para quem deseja ocupar um cargo de liderança.

Hoje a tecnologia é capaz de fazer uma avaliação detalhada do mercado e indicar tendências. Mas, saber equilibrar a tecnologia com a expertise nos negócios é fundamental para se destacar nesse meio.

4. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma característica indispensável para quem almeja um cargo estratégico ou de liderança. Essa habilidade ajuda na formação de equipes sólidas e motivadas.

A visão das diversas competências que são necessárias para uma equipe, como lidar com elas, fazendo com que interajam em harmonia, facilita encarar os desafios que o mercado traz.

Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe se faz necessária, pois gerir não é apenas delegar tarefas, mas atuar junto, dando ideias e sendo receptivo aos feedbacks.

E o mais importante, criar empatia com sua equipe e outros líderes da empresa. Dessa forma, o fluxo do trabalho corre mais naturalmente, melhorando os resultados de sua equipe e, por consequência, de toda a empresa.

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5. Identificação e desenvolvimento de talentos

perfil para cargos estratégicos

A habilidade de encontrar talentos é importante, pois quanto melhor for sua equipe, melhor serão as suas chances de se destacar no mercado.

É importante também saber como manter esses talentos, então ter ideias de como desenvolver um colaborador na empresa são bem-vindas.

6. Ser generalista ao invés de especialista

Ser uma pessoa generalista significa que ela tem conhecimentos sobre várias áreas de atuação de uma empresa, conhecendo o modo como essas áreas interagem, ou seja, uma visão macro da empresa. É uma característica muito procurada para cargos estratégicos.

Ser especialista afunila a atuação dentro de uma empresa porque somente uma área poderá aproveitar esse conhecimento. A vantagem aqui é que a capacidade de se destacar, por seu conhecimento técnico especializado, é bem maior

Já o generalista tem uma desvantagem de não se destacar tanto quanto um especialista. Seus conhecimentos de muitas áreas podem atrapalhar em ser notado. Por isso é fundamental fazer um bom marketing pessoal.

7. Agilidade para respostas

Quando se tem uma visão estratégica, fica mais fácil prever o cenário que vai encontrar pela frente. Essa antecipação é um trunfo para um líder, pois suas respostas aos acontecimentos se tornam mais rápidas e assertivas.

Além disso, traz a capacidade de se adequar da melhor forma possível quando surgem problemas inesperados, pois já possui o conhecimento de como toda a empresa funciona.

8. Imparcialidade

Deixar as preferências e motivações pessoais de lado é muito importante para evitar tomadas de decisões errôneas, considerando que elas norteiam uma organização inteira.

Ser imparcial permite ter mais objetividade nas escolhas a serem feitas, muitas dessas que podem definir o rumo do negócio.

9. Autoconhecimento

Se conhecer é algo imprescindível, não somente para  ter relacionamentos melhores como também para trabalhar e gerenciar uma equipe.

Um cargo de liderança exige uma pessoa que saiba quais são seus pontos fortes e fracos, como interagir em equipe, e como lidar com os problemas do dia a dia.

10. Manter-se atualizado

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Nesse mundo globalizado, no qual a mudança é constante, principalmente na parte tecnológica, é fundamental se manter atualizado.

Pessoas com perfil para cargos estratégicos e de liderança precisam ter um nível de conhecimento que nem sempre a prática vai dar a ela. É necessário estudar.

Fazer um Mestrado ou Doutorado, ou mesmo um MBA, é um grande diferencial, pois abre o leque de conhecimento por serem aprendizados especializados para cada área.

Além disso, quem pensa em conquistar uma posição de liderança precisa estar a par das ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, para poder discernir qual poderá ajudar a empresa a ter um diferencial.

Mas a atualização vai além do técnico. Ela também envolve a parte comportamental, pois cargos de liderança ou estratégicos exigem contato constante com pessoas. Então investir em cursos, palestras é importante para aprimorar o perfil para cargos estratégicos.

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Agora você já sabe o que precisa para se alcançar aquele tão sonhado cargo de liderança. Veja qual característica você tem menos afinidade e invista nela, porque todas as que foram listadas são importantes, formando um conjunto poderoso para um profissional.

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