Depois de um dia atribulado, nada melhor que uma noite de sono profundo e restaurador, não é mesmo? Porém, a agitação do dia a dia, as preocupações e a mente acelerada, muitas vezes, não permitem que isso ocorra de forma plena. A yoga para dormir facilita o relaxamento, normatiza a respiração e propicia horas de um bom descanso.

Muito mais que somente uma atividade física, a yoga é uma filosofia de vida. A prática reúne várias técnicas que levam o indivíduo à expansão da sua própria consciência mental e corporal. Esta percepção mais clara de tudo que se passa com nosso organismo está diretamente relacionada com uma melhor qualidade de vida. E a yoga para dormir entra neste contexto.

A yoga opera no equilíbrio entre corpo, mente, emoções e ações. Independentemente do tipo, a yoga é um conjunto de posturas conhecidas como asanas, de respirações (os pranayamas), de sons chamados de mantras e meditação. A yoga para dormir faz a energia fluir de forma homogênea no organismo possibilitando sensações positivas de bem-estar e calma.

sistemas - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Sistemas em harmonia

Os benefícios da prática da yoga para dormir são muitos porque ela movimenta todos os nossos sistemas, especialmente o nervoso, glandular e hormonal, respiratório e sanguíneo. Algumas  destas vantagens começaram a ser notadas já na origem da yoga.

A maioria dos estudiosos do tema argumenta que os primeiros registros da prática ocorreram na Índia e são de 3500 a 1500 anos antes de Cristo. Uma curiosidade é que os asanas foram criados a partir da observação e imitação das posturas, movimentos e sons dos animais.

Mais tarde, aproximadamente 600 anos antes de Cristo, a yoga se transformou um dos pilares do Budismo.

escuro - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Yoga para dormir: Afinal, como funciona?

O processo do sono é complexo e influencia bastante na nossa saúde. Durante as horas em que dormimos, o corpo é reparado no nível celular e há uma reação que remove as toxinas acumuladas durante o dia. Por isso, é fundamental dormir de de 6 a 8 horas por noite. Quando o tempo desacordado não é suficiente, todas as funções naturais são prejudicadas.

É aí que entra a prática regular da yoga para dormir. Ela minimiza a insônia e outros distúrbios do sono também são tratados. É um exercício que contribui significativamente para o relaxamento e controle dos níveis de estresse.

beneficios - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Veja 7 exercícios e posturas fáceis pra você fazer antes de dormir

1. Supta Baddha Konasana

hp 288 13 bjk2 - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Imagem: yogajournal.com

Deite de costas para o chão ou colchão. Junte as duas solas dos pés e deixe os joelhos caírem pra fora, lateralmente. Faça de 10 a 15 respirações nesta postura da deusa reclinada.

2. Balasana

a importancia de balasana a postura da crianca - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Imagem: yogaemcasa.net

Em cima da cama, posicione-se sentando em cima dos calcanhares. Mantenha os joelhos separados e jogue o corpo pra frente, até que sua testa alcance o chão ou colchão. Relaxe os braços e respire profundamente pelo menos 10 vezes na postura da criança.

3. ViparitaKarani

viparita karani pose 1163 1160 - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Imagem: freepik

Deite-se em linha reta com as costas no chão até que seu bumbum chegue perto à uma parede. Então, levante uma perna e depois a outra e deixe que seus calcanhares encostem na parede. Estenda os braços nas laterais, com as palmas voltadas para cima.

Agora feche os olhos e respire profundamente enquanto relaxa na posição. Mantenha-se nesta postura de 5 a 10 minutos, ou até mais desde que esteja confortável.

4. Apanasana

image004 - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Imagem: maosocupadas.com.br

Deite de costas, dobre os seus joelhos em direção ao peito e abrace as pernas. Tente enlaçar o mais próximo das canelas. Balance lentamente de um lado para o outro pra relaxar e massagear a lombar. Mantenha pernas e pés completamente relaxados. Jogue os ombros também em direção ao chão. Respire profundamente diversas vezes.

5. Paschimottanasana

jovem mulher em pose de paschimottanasana fundo de estudio cinza 1163 2478 - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Imagem: freepik

Sente-se com a coluna ereta e deixe as pernas à frente do corpo. Alongue bem sua coluna pra cima e depois jogue o tronco para frente. Estenda-se à frente, com a coluna um pouco dobrada.

Vá à frente o máximo que conseguir mantendo a coluna esticada, mesmo que não consiga alcançar um ângulo de 45º. Se apoie de forma a manter as costas retas. Coloque as mãos perto das sua coxas ou próximas ao joelhos.

6. Matsyasana

matsyasana fish pose 1170x630 - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Imagem: yogavimoksha.com

Para a postura do peixe, deite-se de costas com os braços no chão e deslize as mãos pra debaixo dos glúteos. Deixe as palmas das mãos pra baixo. Pressione o antebraço no chão e dobre os cotovelos, levantando o tronco. Deixe-o apoiado nos cotovelos e abra bem o peitoral.

Mantenha garganta e pescoço confortáveis. Tente olhar pra cima, deixando a cabeça cair pra trás. Não faça movimentos bruscos e respire profundamente de 5 a 10 vezes. Depois, estenda o corpo e relaxe por alguns momentos.

7. Kapotasana

kapotasana pose de pombo 1163 1327 - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Imagem: freepik

Esta é a postura do pombo. Sente-se com a perna cruzada. Coloque as palmas das mãos no chão, na frente do corpo, transferindo o peso do seu corpo pra frente. Escorregue a perna esquerda pra trás esticando-a. Mantenha o peito do pé esquerdo encostado ao chão. Relaxe os ombros e coloque uma almofada embaixo do lado direito do glúteo pra relaxar bem.

preparoyogaparadormir - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Além do sono, os demais benefícios da yoga para dormir são:

  • Promove condicionamento físico já que os exercícios, técnicas e posturas aumentam a resistência e fortalece sua musculação;
  • Melhora a concentração;
  • Alivia dores corporais porque você passa a ter maior consciência corporal. Tendo maior e melhor percepção da sua postura, você consegue andar, sentar e se movimentar melhor na sua rotina evitando as desagradáveis tensões musculares;
  • Alivia a ansiedade;
  • Melhora o desempenho sexual, aumentando o prazer dos contatos íntimos. Você passa a ter maior sensibilidade devido à capacidade de relaxar e melhor receptividade ao parceiro;
  • Pode diminuir a dificuldade para atingir o orgasmo, controlar a disfunção erétil e a ejaculação precoce.

emcasa - Yoga para dormir: veja como você pode praticar

Você sabia que durante a Pandemia do Coronavírus, mais pessoas passaram a praticar a yoga para dormir, em casa? Pois é. Hoje em dia, há diversos tutoriais na internet que facilitam o aprendizado das principais posturas. Aproveite esta facilidade e passe a praticar você também. Os reflexos na seu sono e na sua vida virão naturalmente.

Agora, confira nossa dica bônus e leia, também, nosso artigo sobre metas de saúde para você ter em mente ainda este ano!