Para quem gosta de se exercitar ao ar livre, o ciclismo é uma das melhores alternativas. Além dos efeitos positivos contra o sedentarismo da população, essa prática contribui para reduzir a produção de gases poluentes. Ou seja, os benefícios do ciclismo trazem impacto positivo tanto pra sua saúde, quanto pro planeta.

beneficiosdociclismo - 10 Benefícios do ciclismo para a sua saúde e para o planeta

Para o meio ambiente, muitos fatores tornam a bicicleta protagonista na busca de uma vida mais sustentável. Não importa se a pessoa pedala por esporte e lazer ou como um meio de transporte até o trabalho. Ao usar a bicicleta, ela vai usufruir de todos os benefícios do ciclismo.

O ciclismo reúne diversos requisitos que geram mais momentos de felicidade. Pedalar aumenta a capacidade cerebral, fortalece o relacionamento interpessoal e promove saúde física e mental. 

Além de tudo isso, a bike é uma das alternativas mais sustentáveis para o transporte público. Em cidades de todos os tamanhos, auxilia no destravamento dos congestionamentos, não produz gases nocivos à natureza e reduz o espaço ocupado pelos carros.

Importante dizer que a crescente prática do ciclismo é um fenômeno global. Só para se ter uma ideia, aproximadamente, 42 % da população mundial possuem mais bicicletas do que carros próprios

Mas quem pedala precisa ficar atento e cuidar da segurança. Lembre-se sempre de usar capacete, lanterna, farol, buzina e sinalizador. Evite usar fones de ouvido, pois distraem a atenção e barram os sons externos, o que é um perigo para os ciclistas. Tomando estes cuidados, é possível usufruir de todos os benefícios do ciclismo.

Seja em razão de mais saúde, do meio ambiente ou experimentar uma nova atividade física, andar de bike é sempre muito bom. Experimente!

ciclismo - 10 Benefícios do ciclismo para a sua saúde e para o planeta

10 Benefícios do ciclismo para a sua saúde e para o planeta

  1. Mais saúde 

Individualmente, os principais benefícios do ciclismo vão para a saúde de quem o pratica, pois, pedalar é um excelente exercício físico. Além do fortalecimento dos músculos e das pernas, andar de bicicleta por uma hora por dia é suficiente para começar a perder gordura.

Como o ciclismo tem um baixo impacto nas articulações do joelho, pode-se praticar mesmo em idade mais avançada. A atividade também força o ciclista a alongar os músculos da parte inferior do corpo, que normalmente não se alongam com muita frequência, como seus glúteos e quadris.

Mas, sem dúvida, um dos órgãos que mais são favorecidos com a prática do ciclismo é o coração. Há estudos que mostram que andar de bicicleta reduz pela metade as chances de desenvolver alguma doença cardíaca.

  1. Maior qualidade de vida

E o que dizer da melhoria da qualidade de vida? Em dias tão corridos, com a rotina bem apertada, poder otimizar o tempo é um privilégio. Por isso, quem opta por se locomover de bicicleta para o trabalho ou para a escola, por exemplo, não perde tempo no trânsito.

Outro aspecto importante é que a atividade auxilia no simples ato de respirar. Ao fazer isso mais profundamente e concentrar-se na pedalada, o ciclista não se estressa. Deixa de lado, pelo menos naquele momento, os problemas do dia a dia.

Eventuais medos também ficam mais controlados durante o deslocamento de bicicleta. Sem dúvida, um dos grandes benefícios do ciclismo, não é mesmo?

E quem pratica confirma: praticar 30 minutos de ciclismo por dia melhora o humor de qualquer um. Além disso, quem se exercita tem menos chances de ter depressão e crises de ansiedade, à medida que se conecta com as pessoas, com a natureza ou até mesmo com a cidade onde mora por um novo e agradável prisma. 

  1. Emissão zero de CO2

Os veículos automotores estão entre os principais responsáveis pela emissão de carbono no ar. São gases nocivos que colaboram para o efeito estufa. E, por consequência, para o aquecimento global. 

Entre os benefícios do ciclismo, está justamente a não emissão desses gases. Afinal, as bicicletas não produzem nenhum desses poluentes e podem ajudar a manter o ar da cidade limpo e saudável para toda a população respirar melhor.

  1. Sem gastos no posto

Com o preço dos combustíveis nas alturas, andar de bicicleta tem suas vantagens. Você economiza e muito no posto de gasolina. Além de ser bom para o bolso, não consumir gasolina ou outros combustíveis fósseis é ótimo para o meio ambiente.

  1. Aliado contra engarrafamentos

No trânsito, é comum observar carros com apenas uma pessoa, o que evidencia um gigantesco desperdício de espaço. Muitos veículos e poucas pessoas. O que gera engarrafamentos caudalosos. 

É só comparar uma área com 10 carros e uma área com 10 bicicletas, por exemplo. O ganho de espaço é substancial.

A bicicleta, por ser bem menor, é um vetor importante contra os congestionamentos. Outro benefício, quando o movimento está intenso, é que a locomoção de bicicleta é muito mais rápida. 

  1. Trânsito mais silencioso

Aliados importantes contra a emissão de gases poluentes, as bicicletas também colaboram para reduzir a poluição sonora. Afinal, as “magrelas” são muito silenciosas e em nada se assemelham a carros e motocicletas na produção de barulho de motor, buzinas e escapamentos.

  1. Pedalar é sinônimo de autonomia

Entre os benefícios do ciclismo, a autonomia é um dos seus grandes trunfos. Afinal, o ciclista não depende do trânsito e dos horários de ônibus para se deslocar. É muito bom saber exatamente a hora que você vai chegar. E isso só depende de você e da sua disposição para pedalar.

  1. Sem problemas pra estacionar

Como ciclista, seus dias de rodar, rodar e não encontrar uma vaga para estacionar acabam. É que com uma boa trava de segurança, você consegue parar sua bicicleta em qualquer lugar. Adicionalmente, você economiza, não tendo que pagar o estacionamento.

  1. Conexão com a cidade

Quem anda de bicicleta já sabe que pedalar aumenta aquela sensação de pertencimento à  cidade. Faz parte desse exercício, que também exige concentração. Poder explorar cada canto e conhecer em detalhe o lugar em que mora é uma experiência única e, de bônus, você ainda consegue aumentar sua imunidade

  1. Novas amizades e diversão

Andar de bicicleta tem uma série de benefícios. Mas, claro, o fato de ser uma atividade que promove momentos de diversão e fortalece os laços de amizade entre os praticantes também tem feito muita gente iniciar a prática do ciclismo.

Andar de bicicleta alivia o estresse, traz muita paz de espírito e diversão. Tudo isso passa a fazer parte dos muitos bons momentos ao lado dos amigos. Fator que faz parte dos benefícios do ciclismo.

Gosta de novidades vindas do mundo esportivo? Então, conheça melhor o Beach Tennis, a atividade física do momento.