Somente a circulação do Coronavírus já seria motivo suficiente para entender a importância de fortalecer a imunidade por meio de iniciativas simples. Com o Inverno, a estação mais fria do ano, se aproximando você tem mais uma razão.

Além de ajudar a evitar doenças como gripes e resfriados, ao fortalecer a imunidade, estamos fazendo a manutenção adequada do nosso sistema imunológico. Vale lembrar que o organismo é formado por vários órgãos, um conjunto de células, proteínas e tecidos.

O sistema imunológico nos defende de agentes externos nocivos, entre eles, os vírus e as bactérias. Quando não há a manutenção adequada, a imunidade cai e ficamos mais vulneráveis às doenças.

A imunidade baixa leva ao risco de aparecimento de sintomas como infecções, febre, cansaço excessivo, diarreia, náusea, calafrio e vômito. Quando estes sinais de alerta aparecem, muitas vezes, torna-se necessário recorrer a hospitais e postos de saúde. O que, cá entre nós, aumenta as possibilidades de adquirir infecções. Isto tudo pode ser evitado.

Para defender nosso corpo, não há mágica. E adotar um programa saudável para fortalecer a imunidade não é uma tarefa complexa. Basta algumas mudanças de hábitos e disciplina. As ações são simples e protegem sua saúde física e mental.

 

Veja, agora, 7 dicas para fortalecer a imunidade

atividadefiisica - 7 dicas para fortalecer a imunidade

Moça ouvindo musica com roupa de academia

 

1. Um, dois, três, quatro…

A prática de atividades físicas de forma regular é imprescindível na empreitada pra fortalecer a imunidade. Os exercícios são bons pra tudo. Ao mesmo tempo em que reduzem o estresse, eles aumentam a produção de anticorpos no organismo. Chega de inventar desculpas. Faça chuva ou faça sol, mantenha um programa de atividades físicas na sua rotina.

Ao ar livre, na academia ou até dentro de casa, se você conseguir se mexer nem que for por 30 minutos diários já é um grande passo. Utilize materiais simples, como pesos, corda ou esteira elétrica. Use roupas confortáveis, tênis adequado e vá aumentando a intensidade dos exercícios aos poucos. De bônus, você ainda queima algumas calorias, além de fortalecer a imunidade.

 

2. Nem inglês, nem chinês

Não precisa ser inglês ou chinês pra ter o hábito de tomar chá ao longo do dia. Sabia que os chás antioxidantes (pode ser o verde, de gengibre, de cúrcuma, de maçã, romã ou hibisco) melhoram o metabolismo, aumentando a imunidade? Os chás são complementos importantes para o seu organismo funcionar direito.

alimentosnaturais - 7 dicas para fortalecer a imunidade

Homem de camiseta xadrez cozinhando

 

3. A natureza é sábia

Se você ainda não é adepto de produtos mais naturais, a hora é agora. Confie nas especiarias e remédios naturais, encontrados nos temperos e em diversos alimentos. Eles são fundamentais na dieta para fortalecer a imunidade.

Quer ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana? Use cúrcuma e açafrão da terra. A cebola e o alho, por exemplo, são agentes anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos.  O própolis tem ação antioxidante e o gengibre contribui pra eliminação das bactérias nocivas ao organismo.

Consuma mais kiwi, limão, abacaxi e acerola, frutas ricas em vitamina C. Coma, ainda, vegetais verdes escuros que são uma ótima fonte de vitamina E.

Pelo menos uma vez por semana, inclua peixes como atum, sardinha e salmão no seu cardápio. Eles têm ômega 3. Os cereais integrais e as castanhas aumentam a quantidade de zinco no organismo. Ufa! A lista é gigante, pesquise sobre isso e mude sua alimentação pra melhor.

 

4. Água e vitamina D: santos remédios

O dia a dia é tão corrido que quando nos damos conta esquecemos, por exemplo, de tomar água. O líquido precisos deve ser ingerido diária e regularmente. Você precisa hidratar seu corpo.

As células de defesa precisam de água. Se você consumir cerca de dois litros de água todos os dias está na medida certa para fortalecer a imunidade. Não vale substituir por café, chás, leite ou suco, está bem?

E o sol, então? Tem gente que trabalha em escritórios, cumprindo uma jornada tão longa e exaustiva que nem sabe se está fazendo sol ou chovendo lá fora. É necessário tomar um pouco de sol, que é a principal fonte de vitamina D, diariamente.

O melhor horário para isso é até as 10 horas da manhã ou depois das 16 horas. Desta forma, você fortalece seus ossos e multiplica as defesas do seu sistema imunológico.

sono - 7 dicas para fortalecer a imunidade

Moça Dormindo

 

5. Zzzzzzzzzz…

De nada adianta fazer exercícios físicos e se alimentar saudavelmente se você não priorizar tempo para que seu organismo processe todos os benefícios dessas atitudes. Boas noites de sono reparador não podem ser consideradas perda de tempo. Não leve o celular junto quando você for dormir. E não se prive do sono.

Corpo e mente demandam horas de descanso pra repor energias. Todas as células se reproduzem neste período. Geralmente, a melhor qualidade de sono é obtida quando um adulto  dorme cerca de 6 a 8 horas por noite.

Mas cada um é cada um. E tem gente cujo relógio biológico precisa apenas de 5 horas, por noite. Descubra qual a melhor receita pra você e mantenha esta janela todas as noites.

 

6. Adeus, maus hábitos

Vamos abandonar os maus hábitos? Além de não fazer bem algum, eles prejudicam muito sua saúde. Se você fuma ou consome bebidas alcoólicas em excesso, já comprometeu seu sistema imunológico. Mas sempre é tempo de mudar. Diga não aos maus hábitos.

E se sentir muita dificuldade, afinal estamos falando de vícios, não hesite em buscar ajuda profissional. O suporte especializado faz toda diferença nestes momentos.

consulta - 7 dicas para fortalecer a imunidade

Médico segurando um tablete desligado

 

7. Olá, doutor!

Controlar o estresse e a ansiedade no dia a dia não é fácil. Ainda mais no período em que estamos vivendo, onde as informações de confundem, a crise econômica se alastra e todos vivem incertezas. Porém, é fundamental manter a mente sã e o coração tranquilo.

Além de tentar desacelerar, diminuindo o ritmo de trabalho e estudo e abrindo espaço para lazer e convivência com quem você ama, não se esqueça de cuidar de si, da sua higiene pessoal e da agenda de consultas médicas.

Isso mesmo! Não espere ficar doente pra procurar um médico. Converse sobre seu estado geral e faça os exames recomendados. Uma vez por ano, um exame de sangue completo é crucial. Os homens devem procurar o urologista pros exames preventivos da próstata. E as mulheres, o ginecologista, para realizar o Papanicolau e a mamografia das mamas.

Agora que você já sabe como fortalecer a imunidade, compartilhe estas dicas com seus contatos!