Todas as pessoas desejam encontrar um emprego onde tenham retorno financeiro, crescimento profissional e realização pessoal. No entanto, esse sonho parece cada vez mais distante com o aumento da competitividade do mercado e das exigências das empresas.

Nesse cenário, quais serão as estratégias que você pode aplicar para contornar estas dificuldades e conseguir construir uma carreira com as características acima?

Apesar de não existir uma fórmula mágica que possa ser seguida por todos os profissionais, existe um caminho, baseado nas necessidades atuais do mercado: as soft skills.

Neste artigo vamos ver porque elas são tão importantes e como você pode utilizá-las para alcançar seus objetivos profissionais.

Hard skills versus soft skills

hard skill x soft skill - 10 soft skills mais desejadas por empregadores

As soft skills, ou competências comportamentais, já são muito faladas no mercado de trabalho há algum tempo. Muitos empresários e profissionais de RH acreditam que elas são essenciais para o profissional do futuro.

No entanto, ainda existem muitas pessoas que não sabem muito bem o que elas são, para que servem e muito menos quais vantagens podem trazer para sua carreira.

Vamos começar diferenciando os dois grupos de competências que você desenvolve ao longo da sua vida profissional:

Hard Skills: são as habilidades ou competências técnicas que você pode aprender por meio de treinamentos específicos e que são facilmente mensuráveis.

Alguns exemplos dessas habilidades, que podemos citar: domínio de mais de um idioma, formação acadêmica obtida através de uma graduação ou pós-graduação, domínio de softwares específicos, entre outros.

Soft Skills: são competências profissionais relacionadas à sua personalidade e comportamento. Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Por serem habilidades desenvolvidas de acordo com as suas experiências, cultura, criação e educação, se tornam muito difíceis de serem medidas e avaliadas.

Uma das principais vantagens das soft skills é que elas podem ser usadas em todas as áreas e profissões, contribuindo para a produtividade do profissional. Essa é uma das principais características que as tornam tão desejadas pelas empresas.

Quais são as principais soft skills do futuro

soft skills do futuro - 10 soft skills mais desejadas por empregadores

Provavelmente, neste momento você deve estar se perguntando quais as soft skills são mais importantes para garantir seu futuro profissional.

Não existe um consenso, até porque, dependendo da sua profissão e das necessidades da empresa, elas podem variar.

Entretanto, o Fórum Econômico Mundial, uma das mais importantes organizações sem fins lucrativos do mundo, publicou, em 2016, o relatório O Futuro do Trabalho, que pode ajudar nessa questão.

O documento é o resultado de uma pesquisa realizada com profissionais de RH do mundo inteiro, inclusive do Brasil, com o objetivo de apontar as principais tendências do mercado de trabalho para 2020.

Entre as informações pesquisadas, estão as 10 habilidades que todo profissional vai precisar em maior ou menor escala, para ter sucesso no trabalho.

Vamos ver quais são:

1 – Resolução de problemas complexos: reflete sua capacidade de resolver problemas difíceis, através do reconhecimento das verdadeiras causas, olhando para uma questão sob diferentes perspectivas.

Pesquisas indicam que jogar videogames ajuda a desenvolver esta soft skill.

2 – Pensamento crítico: significa que você precisa possuir um pensamento estruturado, sabendo utilizar funções não-analíticas do cérebro como imaginação e intuição para analisar as situações.

Procure cursos ou atividades que mexam com seu lado mais emocional para desenvolver esta habilidade.

3 – Criatividade: profissionais criativos são sempre bem-vindos nas empresas, graças à sua capacidade de propor ideias e conceitos fora do padrão, ou desenvolver alternativas criativas para resolver problemas.

Se você consegue conectar os pontos utilizando informações aparentemente díspares e unir todas as ideias para apresentar algo “novo”, então você é uma pessoa criativa.

4 – Liderança e gestão de pessoas: essa soft skill reflete a sua capacidade de motivar, desenvolver pessoas e de identificar talentos.

A habilidade de liderar envolve tanto conhecimentos de sistemas e métodos de trabalho quanto a capacidade de compreender e lidar com pessoas. Existem dezenas de cursos disponíveis para quem precisa desenvolver essa habilidade.

5 – Trabalho em equipe: a era do profissional que faz tudo sozinho e pode se dar ao luxo de ser sisudo e antissocial, acabou. E para executar um bom trabalho em equipe, é fundamental saber gerenciar as próprias emoções, moderar o comportamento e medir as palavras e ações. O que nos leva à próxima habilidade;

6 – Inteligência emocional: a gestão das emoções é considerada uma das soft skills mais importantes a todos os profissionais. Essa habilidade permite que os profissionais passem por crises e trabalhem sob pressão com mais serenidade e sem perder a motivação.

A melhor maneira de desenvolver sua inteligência emocional é analisar emoções humanas, tanto as suas quanto as de outras pessoas. Tente perceber como você age no seu dia a dia ou como adapta seu comportamento de acordo com o humor de um colega, parceiro e familiar.

7 – Julgamento e tomada de decisões: pessoas capazes de analisar dados em ambientes de alta complexidade, contexto muito comum na rotina corporativa, já se destacam no mercado e tendem a ser ainda mais disputadas no futuro.

O desenvolvimento desta habilidade requer que você saiba tratar e analisar dados e informações estruturados. Um bom começo é explorar novas tecnologias que coletam dados como, por exemplo, ferramentas de Business Intelligence.

8 – Orientação para serviços: é a capacidade de “procurar ativamente formas de ajudar as pessoas”, mas, com foco em antecipar as tendências e necessidades dos consumidores, traduzindo esse conhecimento em ofertas de produtos e serviços que satisfação essas demandas.

Para desenvolver esta soft skill você pode estudar o comportamento dos consumidores do seu segmento de mercado, estando atento às suas preferências por produtos e serviços.

9 – Negociação: a habilidade de negociar é um diferencial para qualquer profissional, que deve ser capaz de negociar com seus colegas, gerentes, clientes e equipes.

Além disso, profissionais que sabem negociar conseguem bons acordos, financiamentos vantajosos e benefícios que podem representar vantagens estratégicas para as empresas. Existem diversos cursos disponíveis para quem deseja desenvolver essa habilidade.

10 – Flexibilidade cognitiva: é a capacidade de utilizar diferentes formas de pensamento como, por exemplo, pensamento criativo, matemático, crítico, entre outros, tornando-se capaz de ver novos padrões e fazer associações únicas entre diferentes ideias.

Você pode desenvolver esta habilidade aprendendo novas formas de pensar, que explorem outros aspectos da sua personalidade. Por exemplo, se você tem um perfil mais criativo, pode estudar o mercado financeiro. Se possui um perfil mais analítico, pode aprender a tocar um instrumento musical ou fazer aulas de arte.

Todas as mudanças que estão acontecendo nas empresas nos últimos tempos, principalmente na cultura organizacional, mostram que as Soft Skills promovem não apenas maior produtividade e inovação, mas também a formação de uma equipe de alta performance e um ambiente favorável e saudável, que incentiva o crescimento profissional de maneira completa.

Se você deseja fazer parte deste novo mercado de trabalho, invista no desenvolvimento das soft skills que mostramos neste artigo.