Uma dúvida frequente por parte de muitas pessoas é a seguinte: quais são as profissões em alta no Brasil? Essa pergunta ganha ainda mais importância no cenário atual de crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus. Isso porque, muitas pessoas estão com dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,8 milhões de brasileiros estão desempregados. Por esse motivo, escolher uma profissão em alta é muito importante, pois você estará melhor protegido contra o desemprego e também terá melhor empregabilidade no mercado de trabalho.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo apresentaremos as principais profissões em alta no país. Destacaremos sobre as atividades exercidas, a formação necessária e a área de atuação do profissional. Vamos lá?

1. Medicina

A área da saúde, em geral, é imune a crises, pois a demanda por parte dos profissionais de segmento sempre é alta. Nesse contexto, a medicina é uma das principais profissões em alta no Brasil.

A área de atuação do médico é bastante ampla, pois ele pode trabalhar na rede pública ou mesmo abrir o seu próprio consultório. É necessário fazer o curso de Medicina que, em geral dura 6 anos, ter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e tirar residência médica.

A boa notícia é que há diversas especialidades e isso amplia muito as possibilidades do profissional. Entre elas estão a pediatria, a cardiologia, a neurologia, a oftalmologia, a otorrinolaringologia etc.

2. Medicina Veterinária

Cada vez mais pessoas estão interessadas em ter um animal doméstico em sua residência. Entre eles estão os cachorros e os gatos. Muitas vezes, o carinho tão grande por esses animais que eles são considerados como integrante de diversas famílias.

Nesse contexto, a área da medicina veterinária tende a se aquecer, pois os animais precisam de importantes cuidados. O médico veterinário atua prezando a saúde e o bem-estar dos animais.

Para trabalhar na área é necessário ser formado em Medicina Veterinária e a graduação dura entre 4 e 5 anos. Após finalizar os estudos, você estará apto para, por exemplo, fazer cirurgias nos animais de pequeno, médio e grande porte, fazer diagnósticos, aplicar anestesias, realizar auditoria em frigoríficos, entre outras possibilidades.

photo 1596272875729 ed2ff7d6d9c5?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8&ixlib=rb 1.2 - 7 profissões em alta no Brasil

3. Psicologia

A saúde mental é um tema que está cada vez mais em evidência e esse tema ganhou ainda mais importância no cenário de pandemia. Isso porque, muitas pessoas têm enfrentado dificuldades para se adaptar ao cenário atual de isolamento social.

Além disso, muitos profissionais têm sofrido com o burnout causado pelo excesso de trabalho e também pelo estresse cotidiano. Esse esgotamento mental tem feito muitas pessoas procurarem um psicólogo para auxiliá-lo.

Para trabalhar na área é necessário ser formado em Psicologia e ser registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). A graduação dura, em média entre 4 e 5 anos.

4. Recursos Humanos

As empresas, de diferentes portes e segmentos de mercado, precisam contratar profissionais qualificados, pois eles ajudarão a organização a crescer no mercado. Por esse motivo, é necessário contar com o auxílio de pessoas qualificadas na área de Recursos Humanos.

Para atuar nessa área, você pode ter formação em Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Serviço Social ou mesmo Administração.

5. Administradores

A administração é uma área bastante abrangente e, por esse motivo, pode ser considerado como um segmento bastante estratégico para você seguir a sua carreira. Isso porque, o profissional do setor pode atuar em diversas áreas nas empresas.

Como o curso de Administração é bastante completo, você terá o domínio de diversos assuntos e poderá atuar em mercados muito variados. Além disso, quem se especializa nessa área também é capaz de abrir o seu próprio negócio.

A graduação em administração dura entre 4 e 5 anos e prepara o estudante com o objetivo de fazer o planejamento e gerenciamento dos recursos de uma organização (podem ser, por exemplo, humanos, materiais, financeiros etc.).

Por esse motivo, o profissional da área está preparado para atuar em diversos segmentos. Entre eles estão o setor logístico, o de Recursos Humanos, financeiro, compras etc.

6. Contadores

De maneira semelhante em relação à Administração, a Contabilidade é outra área bastante abrangente. Os profissionais formados nas áreas podem transitar no segmento contábil, financeiro e administrativo das organizações.

Além disso, o contador pode abrir o seu próprio negócio ou mesmo abrir o seu próprio escritório e prestar os seus serviços de forma liberal.

Para atuar na área é necessário ser graduado em Contabilidade. Também é necessário passar no exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para tirar o registro e, assim, começar a sua trajetória profissional como contador.

7. Análises de dados

Em um mundo na qual há a presença cada vez mais maciça de dados, é natural que os profissionais especializados em fazer a análise de dados sejam valorizados.

O data analytics é utilizado pelas empresas para que elas possam tomar decisões assertivas e, consequentemente, assegurar o crescimento da organização. Os engenheiros de dados, os cientistas de dados ou mesmo os profissionais da área de Tecnologia da Informação são capazes de atuar nessa área.

Como é possível perceber, existem diversas profissões que estão em alta no mercado brasileiro. Por esse motivo, apresentamos as principais áreas para que você conheça a área de atuação, a formação necessária e assim possa estar preparado com o objetivo de enfrentar os principais desafios mercadológicos de cada setor.

Este conteúdo na qual destacamos sobre as principais profissões em alta no Brasil foi útil para você? Compartilha este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.