Durante a nossa trajetória profissional vamos ser avaliados periodicamente pelas hard skills. Mas, afinal: o que são essas habilidades? O conhecimento sobre esse tema é fundamental para que você possa desenvolver competências que são valorizadas no mercado de trabalho.

Dessa maneira, podemos dizer que os profissionais que se dedicam em conhecer e aprimorar as hards tendem a ser valorizados e a obterem ótimas oportunidades no mercado de trabalho.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que são as hard skills e quais são elas. Além disso, vamos fornecer dicas que vão ajudar você a aprimorar e a desenvolver essas competências. Continue com a gente para saber mais sobre o tema.

iStock 1167824905 1024x683 - Hard skills: o que é e como desenvolvê-las? Confira!

O que são hard skills?

Também conhecidas como habilidades técnicas, as hard skills indicam a sua capacidade de realizar um trabalho com efetividade. Dessa maneira, podemos dizer que as hard skills fazem referência ao conjunto de competências e habilidades que a pessoa desenvolve durante o seu aprendizado profissional.

Quando procuramos por um trabalho e vemos nos requisitos de cada vaga nos deparamos com um conjunto de requisitos e qualificações necessárias. Muitas dessas competências são hard skills, como o caso de profissionais que dominam o Excel, têm fluência em inglês etc.

Quais são as principais hard skills?

Diante do que descrevemos anteriormente, há um amplo conjunto de hard skills e elas podem incluir:

  • conhecimentos adquiridos na graduação;
  • habilidades em línguas estrangeiras;
  • domínio do Pacote Office, incluindo o Excel;
  • domínio do Pacote Adobe;
  • habilidades em linguagens de programação;
  • competências adquiridas em Pós-graduações ou especializações.

Qual é a importância das hard skills?

Elas ajudam os profissionais a estarem preparados para exercerem uma determinada profissão. Isso porque, elas tornaram as pessoas capacitadas e especializadas para exercerem uma atividade.

Dessa maneira, quem investe no desenvolvimento de hard skills consegue executar as tarefas com efetividade e otimizando os recursos. Além disso, o indivíduo consegue melhorar a capacidade de resolução de problemas, gerando mais valor no mercado.

Quais são as diferenças entre hard e soft skills?

Pelo fato de ser duas terminologias específicas, muitos profissionais têm dúvidas sobre a diferença entre esses dois conceitos. As hard skills fazem referência às habilidades técnicas. Por meio de certificações, títulos acadêmicos ou experiências profissionais, os recrutadores conseguem saber quais são as redes que cada candidato tem.`

As soft skills, por outro lado, fazem referências características pessoais. Desse modo, não é possível saber de maneira objetiva quais são as habilidades comportamentais de um indivíduo. Entre alguns exemplos de softwares que os estão a capacidade de liderança, inteligência emocional etc.

iStock 1161370536 1024x683 - Hard skills: o que é e como desenvolvê-las? Confira!

Como aprimorar as hard skills?

Diante do que destacamos anteriormente, o aprimoramento das hard skills é fundamental para o crescimento profissional. Entre as principais estratégias para aprimorar essas competências estão:

  • diagnóstico das habilidades necessárias: nesse momento é importante fazer o estudo da sua área de atuação e verificar quais são as competências técnicas mais demandadas no seu mercado;
  • buscar por qualificações: após saber quais são as habilidades com maior demanda, você já pode buscar por cursos ou qualificações que ajudam você a desenvolver as suas habilidades nas áreas com mais demanda na sua profissão.

Quais são as hard skills mais demandadas?

As competências mais demandadas podem variar conforme cada área de atuação. No entanto, há algumas há algumas competências gerais que são bastante demandadas no mercado iremos apresentá-las para você logo abaixo. As competências que serão apresentadas a seguir vão te guiar nos primeiros passos do seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Habilidades analíticas

Nesse contexto, os profissionais que têm habilidade em coletar, analisar e interpretar uma ampla gama de dados saem na frente. Essa habilidade é bastante demandada em várias profissões e entre elas estão ciência de dados, contabilidade, administração, programação etc.

Conhecimentos básicos em computação

Em um contexto marcado pela expansão das novas tecnologias, ter conhecimentos elementares em computação e informática é fundamental. Entre algumas das habilidades estão o domínio do Pacote Office, o conhecimento do Google Drive, habilidades básicas em redes sociais são requisitos básicos para ser contratado.

Domínio em idiomas

Muitos empregos pedem domínio em línguas estrangeiras. Nesse contexto é bastante válido dedicar tempo no desenvolvimento da fluência no inglês, pois esse pode ser um dos principais diferenciais da sua carreira.

A habilidade em inglês tende a ser mais demandada em empregos em multinacionais ou em empresas que fazem negócios no exterior. Além da língua inglesa, o espanhol é outro idioma que está em alta devido à proximidade geográfica, pois os países vizinhos ao Brasil e a maior parte das nações da América Latina falam a língua espanhola.

Como é possível perceber, as hard skills estão bastante em alta no mercado. Essas competências são fundamentais para o desenvolvimento de uma carreira sólida no mercado e ajudarão você a se destacar na sua área de atuação.

Por esse motivo, procuramos apresentar para você sobre as principais hard skills para auxiliá-lo no crescimento da sua carreira. Desse modo, você vai desenvolver competências que o ajudarão a se tornar um profissional diferenciado.

Está com alguma dúvida sobre como desenvolver as hard skills? Deixe o seu comentário no post. Estamos dispostos a ajudar você na sua jornada profissional e a impulsionar a sua carreira.