A gestão de carreira é um dos principais segredos dos profissionais de sucesso das mais diferentes áreas. Por meio dessa prática torna-se possível planejar a sua trajetória profissional e desenvolver novas habilidades de maneira assertiva no mercado de trabalho, aumentando a sua empregabilidade e contribuindo para o seu crescimento profissional.

Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos o que é a gestão de carreira e vamos informar como fazer a gestão de carreira. Além disso, informaremos sobre o papel desse conceito nas empresas e para os profissionais. Acompanhe a seguir.

O que é a gestão de carreira?

A gestão de carreira faz referência a um conjunto de práticas que estruturam e orientam a trajetória profissional de uma pessoa. Por esse motivo, o gerenciamento de carreira deve ser pensado a longo prazo. Desse modo, não pense somente no cargo ocupado no momento, mas também nas chances de promoção e crescimento profissional no futuro.

Como fazer a gestão de carreira?

A gestão de carreira funciona de maneira parecida com um plano de negócios. Primeiramente é fundamental verificar as especificidades de cada pessoa, começando pelos pontos fortes e fracos. Também é fundamental estar atento em relação às oportunidades e ameaças existentes na sua área de atuação.

Não se esqueça também de definir qual o objetivo você deseja atingir. Tem interesse no desenvolvimento de se desenvolver em uma carreira na área administrativa, financeira, jurídica? Outro segmento? A partir dessa definição torna-se possível fazer o planejamento até chegar a uma determinada meta.

gestaodecarreira2 - O que é gestão de carreira?

Quais as habilidades a serem desenvolvidas?

No gerenciamento de carreira é fundamental desenvolver algumas habilidades e elas são fundamentais para o seu crescimento profissional. Na sequência do conteúdo abordaremos sobre a importância das competências técnicas e comportamentais. Abordaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

Competências técnicas

As competências técnicas são mais específicas e elas podem variar conforme cada área de atuação. Elas podem ser desenvolvidas por meio de diferentes formas. Entre elas estão os cursos de capacitação, workshops, programa de treinamento profissional, entre outras possibilidades.

Nesse contexto, os conhecimentos adquiridos são utilizados com o objetivo de executar as atividades necessárias no campo profissional. As competências técnicas apresentam a característica de poderem ser adquiridas e aprendidas por meio do estudo.

Apesar de existir um amplo conjunto de habilidades técnicas, há algumas competências que que são fundamentas para profissionais dos mais variados ramos de atuação. Entre elas estão a capacidade de escrever bons textos, planejar projetos, fluência na língua inglesa, domínio das ferramentas básicas de informática etc.

Competências comportamentais

As competências comportamentais são desenvolvidas com o tempo e por meio das experiências de vida em geral. Elas são fundamentais para profissões dos mais variados segmentos e elas serão capazes de te garantir uma importante vantagem competitiva no mercado.

Entre os principais exemplos de competências comportamentais estão a capacidade de trabalhar em equipe, a empatia, a flexibilidade, comunicação, a proatividade etc.

Desse modo, podemos dizer que as competências comportamentais precisam de vivência para que sejam bem absorvidas. Por isso, é fundamental buscar aprimorá-las, pois elas vão te ajudar no crescimento e amadurecimento profissional.

Quais são as vantagens da gestão de carreira para os profissionais?

A gestão de carreira proporciona inúmeros benefícios e optamos por dividir em duas partes para fins mais didáticos. Vamos iniciar sobre a importância desse conceito para os colaboradores.

A gestão de carreira é uma prática que vai ajudar os trabalhadores a se desenvolverem no âmbito profissional. Com isso, eles vão se manter relevantes no mercado e terão acesso a melhores oportunidades.

Além disso, trata-se de uma estratégia que vai te ajudar a aprimorar as habilidades técnicas e comportamentais que foram mencionadas anteriormente. Desse modo, os profissionais vão saber direcionar os esforços de maneira adequada para se desenvolverem no âmbito profissional.

Quais são as vantagens da gestão de carreira para as empresas?

A gestão de carreira também proporciona inúmeras vantagens para as empresas. Desse modo, as organizações que se dedicarem em adotarem e implementarem essa política vão se destacar no mercado.

Primeiramente, a gestão de carreira é uma prática que contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais. Com isso, eles vão ser capazes de gerar mais valor para os negócios e também serão capazes de ajudar no crescimento organizacional.

Como os profissionais estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios do mercado, podemos dizer que a gestão de carreira também contribui para melhorar os produtos e serviços oferecidos pelas organizações. Isso acontece porque as empresas vão entender melhor as necessidades dos clientes e também fornecerão melhor atendimento as pessoas, contribuindo para otimizar a experiência do consumidor.

Além disso, a gestão de carreira contribui para deixar os profissionais mais motivados e empenhados para ajudar no crescimento organizacional, contribuindo para as empresas retere os melhores talentos.

Dessa maneira, podemos dizer que todas essas questões mencionadas anteriormente, unidas, vão contribuir para otimizar a competitividade e favorecerão o crescimento dos negócios.

Como é possível perceber, a gestão de carreira é uma prática fundamental para o desenvolvimento profissional de pessoas de várias áreas de atuação. Por meio desse processo torna-se possível planejar a sua trajetória de maneira assertiva e otimizar as suas habilidades de maneira otimizada.

Este conteúdo no qual destacamos o que é a gestão de carreira foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.

Banner Inferior Desktops - O que é gestão de carreira?