Fazer perguntas para o autoconhecimento contribui para desenvolver sua inteligência emocional, ser mais resiliente, traçar metas e objetivos, saber aonde quer ir e o que almeja alcançar.

Você conhece a si próprio? A indagação pode até ser estranha, mas é fundamental saber quem somos de fato e o que queremos. Ajuda, também, a conhecer nossas qualidades, capacidades, defeitos e limitações.

O autoconhecimento é olhar para dentro de si próprio e refletir sobre a missão que veio cumprir neste mundo para, assim, tomar decisões mais conscientes. E menos impulsivas sobre o que pretende alcançar na vida.

Ao se fazer perguntas para o autoconhecimento, é possível obter respostas que visam definir escolhas pessoais e profissionais, conseguir enfrentar as dificuldades e frustrações e conquistar vitórias. Quando conhecemos nossas fraquezas e virtudes, é possível crescer e despertar a autoconfiança.

Profissionalmente falando, o autoconhecimento eleva as possibilidades do indivíduo traçar uma carreira de sucesso. E ser um bom líder, cujas principais características são sensatez, coerência e empatia. Ter autoconhecimento é ter um rumo para seguir firme sempre em frente.

autoconhecimento - 15 perguntas para o autoconhecimento que vão lhe ajudar

15 perguntas para o autoconhecimento essenciais

Algumas ações ajudam a buscar o autoconhecimento, bem como aprimorá-lo. Você pode, por exemplo, refletir sobre os principais momentos de sua história, repensando os principais interesses, hábitos e relações. Pode, ainda, observar como tem sido sua energia e seu engajamento na vida.

Para facilitar esta busca, separamos aqui 15 perguntas para o autoconhecimento. Assim, você exercitar e fortalecer seu desenvolvimento pessoal e profissional. Vamos lá?

1. O que mais me importa neste momento da vida?

Faça um balanço geral dos tempos atuais. E perceba qual a sua prioridade atualmente. Reflita sobre qual aspecto deve se dedicar mais. Defina diretrizes que possam ser seguidas para alcançar o que almeja.

2. Qual a minha maior preocupação?

Você tem medos? Quais o afligem? Alguns exemplos: medo da morte, da solidão, do desemprego, entre outras preocupações. Às vezes, criamos falsos fantasmas que acabam tornando os momentos do nosso dia a dia em longas procrastinações, prejudicando nossa evolução.

3. Quais são meus objetivos a curto e médio prazo?

Aqui entram os seus planos para o futuro. No que você precisa começar a trabalhar para atingir as metas? Comece a desenrolar o que tem em mente para em breve colher os resultados. Exemplos: voltar a estudar em determinado mês para daqui a X anos começar a estagiar na área escolhida. Iniciar uma graduação numa área de interesse.

4. O que gosto de fazer?

Buscar a satisfação interior naquilo que fazemos torna a nossa vida mais feliz e realizada. Portanto, pense em todas as coisas que te dão prazer. E busque fazê-las na medida do possível. Exemplo: sobrou um dinheiro e você quer muito ir ao cinema ou viajar no fim de semana. Não perca a chance!

5. O que mais gosto e o que menos me atrai no trabalho?

Nem tudo o que faz parte de nossas tarefas profissionais gostamos de fazer. No entanto, precisamos fazê-las. Pense em tudo aquilo que aprecia fazer no trabalho e como lidar melhor com as atribuições com as quais não se identifica muito.

6. Como me sentirei daqui a 5 anos ocupando a mesma posição no trabalho que exerço hoje?

Ao responder esta entre as perguntas para o autoconhecimento essenciais, você saberá dizer qual o seu nível de satisfação, o que fazer para se manter no cargo atual, se movimentar horizontalmente ou crescer mais.

7. Trabalho aqui e nesse cargo porque gosto e me realizo ou somente para sobreviver e levar uma vida razoável?

Aqui também vai depender muito de sua resposta para que possa determinar o seu futuro e de que forma.

8. O que tenho orgulho de fazer?

Pense naquilo que você faz, que deixa sua marca e que se sente orgulhoso de contar para as pessoas. Exemplo: pode ser algo voltado para a arte, uma habilidade que o destaca das demais pessoas.

9. Qual o seu maior desejo?

Nem todos os desejos são possíveis de serem realizados porque às vezes estão muito distantes de nossa realidade. Mas pense neles e lute para chegar o mais próximo possível. Faça uma lista das realizações que almeja e tente colocar em ordem de prioridade.

10. Como você enxerga a si mesmo? Quais seus pontos fortes e fracos?

Defina-se. Escreva tudo o que acha de você próprio e peça para os amigos fazerem a mesma coisa. É uma atividade bastante interessante que você pode se surpreender com algumas características que nem imaginava que os outros pudessem notar.

Muitas de suas atribuições serão também reforçadas com essa enquete. Lembre-se de sempre questionar suas fraquezas, revendo as suas falhas, e de valorizar as suas virtudes, reforçando-as.

11. Qual é o seu maior segredo? O que faria se alguém soubesse?

Dificilmente existe alguém que não tenha um segredo, por menor que ele seja. Pense em algo que guarda a sete-chaves e que jamais contaria para alguém. Qual seria a sua reação se o segredo fosse descoberto?

12. Qual o conselho que daria para você mesmo?

Aconselhar os outros é fácil. Difícil mesmo é organizar a nossa mente e fazer um auto aconselhamento. Já passou por isso? Que tal se motivar para incluir os exercícios físicos na sua rotina?

13. Você já se arrependeu de ter feito algo e se fosse hoje não faria novamente?

Muitas vezes, lidamos de forma diferente em determinadas fases da vida até que um dia percebemos que podíamos ter feito de outro jeito. Isso acontece porque amadurecemos e aprendemos a lidar com situações similares.

autoconhecimento2 - 15 perguntas para o autoconhecimento que vão lhe ajudar

14. Gostaria de viver alguma aventura nova? Qual?

Sempre temos algo, às vezes, fora da curva da normalidade, que gostaríamos de fazer apesar dos limites de idade, por exemplo. Podemos citar algumas atividades, como saltar de pára-quedas, escalar uma montanha, dirigir um trator, entre outras ideias.

15. Que habilidade não tem agora, mas gostaria de dominar?

Muitas vezes admiramos habilidades que outras pessoas têm e que um dia gostaríamos também de aprender. Faça uma lista delas para que constem em seu plano de vida, mesmo que seja no longo prazo. Afinal, quando temos vontade de crescer e se transformar, o fato de viver continua a fazer sentido.

Faça sempre perguntas para o autoconhecimento. E entender a sua natureza interna. Curta e compartilhe nosso artigo. E não se esqueça de deixar seus comentários nas redes sociais.

Banner Superior Desktop 1 - 15 perguntas para o autoconhecimento que vão lhe ajudar