A pandemia do Coronavírus trouxe diversas transformações em nossa sociedade. Entre elas estão mudanças no regime de trabalho. Para viabilizar o isolamento social, diversas empresas estão adotando o modelo de trabalho híbrido. Por meio desse regime, as pessoas vão passar parte do tempo trabalhando em casa e outra parte no escritório.

Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos o que é ao trabalho híbrido e também vamos compartilhar dicas que vão ajudar essa metodologia a ser aplicada da melhor forma possível. Continue conosco.

O que é o trabalho híbrido?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. O trabalho híbrido faz referência ao regime laboral que se caracteriza pelo fato de parte das atividades serem executados no escritório da empresa e outra parte das tarefas são feitas na casa do funcionário ou em outro local de preferência da pessoa. Só é necessário que o colaborador tenha acesso à internet.

Este modelo veio para ficar?

O trabalho híbrido é uma tendência recente. Com o advento da pandemia do Coronavírus, diversas organizações tiveram que se reinventar e muitas delas introduziram o trabalho híbrido ou mesmo o regime remoto.

O resultado dessa mudança tem sido positivo e muitas empresas pretendem continuar com o trabalho híbrido. De acordo com o levantamento feito pela Gartner, 82% das companhias pretendem continuar com esse regime de trabalho inclusive no contexto pós-pandêmico. Desse modo, podemos dizer que o trabalho híbrido veio para ficar.

Quais as vantagens do trabalho híbrido?

Não é por acaso que eu trabalho híbrido veio para ficar. Isso acontece devido aos benefícios proporcionados por esse regime laboral. Entre eles estão a autonomia aos colaboradores, diminuição do turnover, a qualidade de vida, a diminuição dos gastos e o fato de ajudar no combate à pandemia. Destacaremos sobre esses aspectos na sequência do conteúdo. 

Autonomia para os funcionários

O primeiro aspecto positivo proporcionado pelo trabalho híbrido diz respeito à autonomia para os colaboradores. Essa questão acontece porque as pessoas podem realizar o trabalho de onde estiverem, só é necessário ter acesso à internet. Isso também garante mais flexibilidade aos funcionários e contribui para otimizar a produtividade de toda a equipe. 

Redução do turnover

Os funcionários ficarão satisfeitos com a empresa na qual trabalham e esse aspecto contribui para a diminuição do turnover. Com isso, as empresas vão gastar menos recursos para contratar novos funcionários, pois não vão precisar fazer processos seletivos a todo momento. Os colaboradores, por sua vez, serão beneficiados com o melhor entrosamento entre as pessoas de equipe e também com um bom clima organizacional. 

Qualidade de vida

Os profissionais vão ter mais tempo para família e os amigos. Além disso, não será necessário pegar o transporte coletivo todos os dias para ir ao trabalho. Desse modo, torna-se possível ter uma rotina mais leve e, assim, assegurar uma melhor qualidade de vida.

Redução de gastos

Trata-se de uma relação ganha-ganha, pois, os dois lados vão se beneficiar nessa questão. As empresas não vão precisar fazer processos seletivos a todo momento e também não precisaram desenvolver frequentemente treinamentos direcionados aos novos funcionários.

Os profissionais vão diminuir gastos com transporte e ainda poderão reduzir despesas com alimentação, caso ele opte por preparar os alimentos ao invés de se alimentar em um estabelecimento comercial.

Ajuda no combate à pandemia

Como boa parte do trabalho pode ser feito de casa, as pessoas não vão precisar deslocar até o escritório. Desse modo, torna-se possível assegurar o isolamento social e os funcionários poderão evitar aglomerações. 

Como implementar essa metodologia nas empresas?

Diante dos diversos benefícios apresentados é normal surgir a seguinte dúvida: como implementar o trabalho híbrido nas empresas? Trata-se de um desafio enfrentado por muitas organizações, pois essa tendência é nova. Diante disso, muitos profissionais e empreendedores não têm conhecimento profundo sobre o tema. 

A boa notícia é que existem algumas estratégias que poderão ajudar as organizações e os colaboradores a se adaptarem da melhor forma possível. Por esse motivo, na sequência do post vamos fornecer algumas dicas que vão auxiliar nesse contexto. 

Investimento em tecnologia

O primeiro passo para implementar o trabalho híbrido da melhor forma possível é o investimento em tecnologia voltada para o trabalho remoto. Assim, torna-se possível aos funcionários trabalharem remotamente. Vale destacar que não há uma resposta exata sobre qual é a melhor tecnologia, pois essa questão depende da natureza dos trabalhos realizados em cada organização.

Comunicação entre os membros do time

Outra questão fundamental no trabalho híbrido é o desenvolvimento de uma comunicação sólida entre os  profissionais da empresa. Por meio dessa prática, cada funcionário saberá exatamente o que precisa ser feito. Desse modo, cada colaborador tende a ser mais produtivo e essa questão contribuirá para assegurar o sucesso da implementação do trabalho híbrido.

Sobre esse tópico é importante destacar que nesse modelo de trabalho a comunicação também é importante para o desenvolvimento da confiança interação dos colaboradores. Por esses motivos, podemos dizer que essa questão é uma das mais importantes para assegurar o sucesso do trabalho híbrido.

Como é possível perceber, o trabalho híbrido é uma tendência cada vez mais presente em empresas dos mais variados segmentos e portes de mercado. Essa questão acontece devido aos diversos benefícios proporcionados por esse regime. Desse modo, procuramos apresentar as principais características do regime laboral para que você possa aproveitar os aspectos positivos da melhor forma possível e, consequentemente, desenvolva em sua carreira profissional. 

Este conteúdo na qual destacamos sobre as tendências do trabalho híbrido foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos relevantes em primeira mão. Estamos no Facebook e no Instagram