Você sabe qual o momento certo para fazer a transição de carreira? Essa pergunta é bastante pertinente, pois ao saber o momento certo de fazer a mudança torna-se possível aproveitar melhor as oportunidades profissionais, alcançar melhores salários e ser mais valorizado no mercado.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo vamos destacar o que é a transição de carreira, iremos informar sobre os sinais que indicam que chegou o momento de mudar de profissão e ainda vamos fornecer dicas que vão te ajudar a fazer a mudança de forma segura. Continue com a gente para saber mais sobre o tema.

iStock1139873767 - Transição de carreira: Quando mudar?

O que é a transição de carreira?

A transição de carreira faz referência à prática na qual os profissionais fazem mudança de área de atuação ou modificam o seu posicionamento em um determinado setor de mercado.

Existem pessoas que optam em fazer outro curso de graduação. No entanto, isso não é obrigatório, pois a bagagem adquirida no curso pode te ajudar a encontrar novas oportunidades ou ampliar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Quais são os principais sinais que indicam o momento de mudar de profissão?

São diversos os motivos que podem levar os profissionais a mudarem de área de atuação. Caso esteja com dificuldades para entrar no mercado de trabalho, esteja insatisfeito profissionalmente ou tenha interesses no desenvolvimento de novas habilidades, a transição pode ser uma boa ideia para você.

Além disso, pode ser uma boa hora de mudar de área, caso já tenha tentado de diversas possibilidades dentro da sua carreira em nenhuma tenha funcionado.

No entanto, é importante destacar que essa decisão é bastante pessoal e que o processo de transição de carreira deve ser feito de maneira gradual, para que você possa ter segurança.

iStock1463456959 - Transição de carreira: Quando mudar?

Quais são as melhores práticas para fazer a mudança?

O entendimento das melhores práticas para fazer a mudança vai te ajudar a fazer a transição de carreira com segurança. Muitas dessas práticas estão relacionadas com o entendimento das necessidades do mercado de trabalho, o aprimoramento profissional e o desenvolvimento do networking.

Buscar o autoconhecimento

Sem dúvida, o autoconhecimento é um dos principais passos para realizar a transição de carreira de maneira assertiva. Por meio dessa prática torna-se possível ter o conhecimento das suas habilidades e dos aspectos a serem desenvolvidos.

Ao conhecer as competências, torna-se possível identificar boas oportunidades no mercado de trabalho e buscar ter uma atuação que atenda as demandas da sua área de atuação.

Entender o mercado de trabalho

A compreensão das demandas do mercado de trabalho é uma das principais questões para fazer a transição com segurança. Para escolher uma nova área ou um novo foco na carreira é importante verificar se há boas oportunidades no seu novo segmento.

Nesse contexto é bastante válido observar a quantidade de vagas existentes em um cargo desejado, os requisitos mais comuns para se atuar na área e as respectivas habilidades.

Desenvolver networking

Ter uma boa rede de contatos é um dos principais segredos para uma recolocação profissional eficiente. Ao desenvolver um bom networking, você vai ficar por dentro das novas tendências no mercado, estará bem formados sobre as vagas na sua área de atuação e poderá aproveitar melhor as oportunidades.

Por fim mas não menos relevante, ao ter uma boa rede profissional, você poderá receber conselhos valiosos que poderão te ajudar no desenvolvimento das habilidades profissionais, ajudando a te preparar melhor no mercado.

Preparar-se financeiramente

A preparação financeira é outro passo relevante para mudar a jornada na sua carreira. Isso porque, quando mudamos de área é natural que a remuneração seja inferior em relação ao que estávamos acostumados, pois o novo salário será o mesmo iniciante na nova área.

Por isso é muito importante ter uma boa reserva de emergência para que seja possível fazer a transição de carreira sem maiores problemas. Além disso, você terá mais tempo e tranquilidade para desenvolver-se na sua nova ocupação profissional.

Realizar cursos

A realização de cursos vai te ajudar a estar mais bem preparado para enfrentar os desafios do mercado. Isso porque, você vai ter conhecimentos aprofundados sobre o tema de interesse e, consequentemente, será um profissional diferenciado.

A boa notícia é que existem várias modalidades, ou seja, há inúmeras possibilidades de aprimoramento profissional. Há cursos presenciais e on-line de curta, média e longa especialização. Por isso, é importante verificar o formato que mais se adapta às suas necessidades.

Participar em processos seletivos

Sabemos que a participação um processo de seleção é um grande desafio, pois em algumas áreas há bastante concorrência. No entanto, a participação nos processos vai te ajudar a entender as demandas da sua nova área de atuação, a verificar seus pontos fortes e fracos, e melhorar nos próximos processos seletivos.

Não se esqueça descrever no seu currículo, as experiências profissionais que mais se relacionam sua vaga e foque sobre elas durante a entrevista de emprego. Demonstre que você tem conhecimento teórico, experiências e habilidades que te credenciam a exercer o novo cargo.

Como podemos perceber, a transição de carreira é uma prática relevante, pois vai te ajudar a ter acesso a um conjunto maior de oportunidades, contribuindo para o seu crescimento profissional. Por isso, procuramos aproveitar dicas para te auxiliar a fazer a transição de maneira segura e assertiva.

Está com alguma dúvida sobre qual o melhor momento para fazer a transição de carreira? Deixe o seu comentário com a gente. Estamos dispostos a ajudar a esclarecer as suas dúvidas sobre o tema.