Você sabia que o novo RG Digital já está pronta para ser usada? Sim, o novo modelo padrão da nossa carteira de identidade foi apresentado no final de março, dia 24 pelo Governo Federal através de seu aplicativo. A nova “carteira de identidade” agora entrando no mundo digital, algo que há muito tempo muitos já estavam aguardando. Confira!

rgdigital - Tudo o que você precisa saber sobre RG Digital

O novo RG Digital

O novo RG Digital já está valendo e vai liberar consideravelmente danos cuasados por perdas, extravios, furtos e aquelas segundas vias ou, simplesmente, esquecimentos. Tal como o último modelo de RG em papel, o novo RG digital também contém o número de CPF, carteira de trânsito, o título de eleitor e ainda mais, o PIS, tudo em um. A grande vantagem de poder circular com todas estas informações sem precisar andar levando tantos documentos para um lado e para o outro.

Tal como a maioria dos recursos digitais, o documento digital pode ser apontado como meio de segurança, já que necessita de autenticação eletrônica, até sendo offline – seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, o RG digital, que será usado em todo o país, é bastante ansiado porque demonstra um novo passo da tecnologia, que visa possibilitar e facilitar cada vez mais a usabilidade do cidadão.

Nosso mundo está mais conectado do que nunca, portanto, avanços como o RG digital só vem para contribuir no hábito do cidadão, por exemplo, na requisição de atendimentos, serviços e produtos, autentificações, entre outros.

Tal como outros documentos, a tecnologia avança, no sentido de proporcionar maior praticidade. Com a tendência global dos aplicativos, as pessoas poderão ter acesso e até validar dados em qualquer lugar, apenas com seu smartphone na mão.

Mas, vejamos a seguir como vai funcionar e como fazer. Confira os detalhes.

Como vai funcionar o RG Digital

O novo RG Digital é o documento que veio para compensar o atual RG físico. Hoje, os estados da federação dispõem de um número próprio, e será trocado pelo digital. Este procedimento via decreto federal, já está em vigência, desde março.

Asim, um dos recursos disponíveis é o sistema de QR Code, que será usado para a autentificação eletrônica. De acordo com o governo, estados e municípios são agora responsáveis por aplicar tanto a divulgação quanto a disposição.

rgdigital2 - Tudo o que você precisa saber sobre RG Digital

>>> Veja também: Gadgets que são tendências tecnológicas para 2022

Mas e o nosso RG físico? Terá validade? Bom, o nosso documento continua válido e você poderá seguir usando por até 10 anos – mas, para quem está abaixo da faixa etária dos 60 anos de idade. Na verdade, para quem está acima dos 60 anos, o RG físico, somente tem aceitação por um prazo indeterminado, segundo o governo.

A questão é que o RG digital será a principal declaração de identidade porque também entra como obrigatório.

O que o RG Dgital contém?

Além de um tamanho menor, informações e dados como CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e PIS, CNH, carteira nacional de saúde, certificado de reservista, nome social e outros, estarão agora tudo em um só documento.

Como fazer o novo RG Digital?

A solicitação é bem simples. Primeiro, você pode se apresentar diretamente ao órgão emissor do seu Estado, que consta em seu RG atual. Depois, apresentar a sua certidão de nascimento (ou até casamento). Desta forma, a autenticação será realizada via acesso ao Gov.BR. Em seguida, o órgão emissor comunicará a data para você recolher o comprovante.

Depois disso, já será viável acessar o RG Digital baixando o aplicativo GOV.BR.

Com o QR Code, você já acessa o app e ao menu, apenas seguindo os passos da tela.

Ele pedirá para confirmar sua identidade por biometria facial no aplicativo. Depois, ele será emitido e você terá baixado no celular. Se porventura, trocar de smartphone, é só baixar o app novamente e refazer os passos, jpa que a conta está na nuvem.

>>> Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia contactless

Novamente, quem pode ter acesso?

Primeiramente, o novo RG digital é obrigatório para todos os cidadãos, vide decreto. Mas quem tem acesso são

Crianças de 0 a 12 anos e cidadãos de 12 a 60 anos.

Idosos, acima de 60 anos possuem prazo indeterminado para o uso do RG atual.

E em caso de perda de seu celular e precise refazer ou cancelar seus dados, você pode solicitar uma segunda via pelo aplicativo. O mesmo acontece para querer alterar qualquer dado que deseja, mas também é importante comparecer aos órgãos oficiais para dar entrada às emissões.

Caso possua algum tipo de deficiência física e deseje apresentar no seu RG Digital, é necessário que você solicite pelo órgão responsável mostrando o laudo com a CID específica.

O Governo Federal está facilitando o acesso à maioria dos serviços públicos para o formato digital, o que em breve, 100% dos serviços que são considerados “burocráticos” serão realizados ou acessados por contas de acesso.

Para você baixar o aplicativo Meu gov.br, basta clique aqui.

Assim, você poderá instalar o aplicativo do Gov.br, preenchendo os dados que a plataforma exige com um pré-cadastro informando:

Número de CPF;
Nome Social;
Filiação;
Data de nascimento;
Endereço de e-mail;
Número do telefone e senha de sua escolha.

Existe algum tipo de requisitos básico para o acesso ao RG Digital?

>>> Veja também: Dados é o novo petróleo

Sim. Os smartphones que possuem o Android 5.0 ou superior e aqueles que possuem o Apple iOS 10 ou superior. Além disso, devem possuir uma câmera de no mínimo 5Mplx ou superior e ter conexão razoável de internet.

Tem algum custo?

Não. O RG Digital é totalmente gratuito.

Além disso, ele também serve para o caso de viagens, primeiramente para os países que fazem parte do Mercosul. Em outros casos, ainda é necessário a identificação do passaporte.

Portanto, vimos sobre a nova regra e a importância desse novo documento que vem para agilizar o processo tecnológico de cidadania. A ideia é promover maior praticidade, segurança e relação custo benefício.

De qualquer forma, sempre é bom cuidar sobre apps criminosos que podem obter acesso aos dispositivo móveis e manipular informações e roubar dados da vítima, bem como informações pessoais como essas.

Para evitar problemas, sempre verifique antes de baixar o aplicativo se ele realmente é oficial, tomando o cuidado ao verificar a página de download, etc.

Então, gostou destas informações sobre novas ferramentas digitais? Confira Como evitar golpes por pix e QR code