Com a chegada dos meses mais frios do ano, espumantes, rótulos brancos, rosés e verdes dão lugar aos vinhos para o outono. Em geral, as bebidas mais encorpadas e complexas, que combinam com queijos e carnes, são as mais procuradas, pois são perfeitas para aquecer o corpo e a alma.

Vinhos como o Pinot Noir, Sangiovese e Cabernet Franc são boas opções para quem ama pratos tradicionais de outono como os fondues e as sopas. Já os cortes de uvas autóctones dos vinhos portugueses tornam uma noite a dois ainda mais especial. A Pinot Noir, que produz bebidas sedosas de cheiro frutado, dá ainda mais sabor a risotos, carnes vermelhas e massas com molhos mais potentes.

A seguir, daremos mais dicas de como escolher os vinhos para o outono perfeitos para qualquer ocasião. Vamos lá? Acompanhe!

Como escolher vinhos para o outono?

Uma bebida rubra e saborosa influencia diretamente os sentidos, pois relaxa e promove uma sensação prolongada de bem-estar. Os vinhos mais encorpados de sabor terroso aquecem e podem ser consumidos tanto de dia quanto de noite.

Uvas como Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon, Carménère e Garnacha dão origem a vinhos suaves, mas com sabor marcante. Por isso, essas opções são as melhores para almoços e encontros descontraídos. Prefere vinho branco? Nesse caso escolha rótulos de bebidas mais maduras e que tenham envelhecido em barris de madeira.

iStock11411978111 - Vinhos para o outono: Quais são as melhores opções?

Fique atento ao cardápio

Também é importante saber harmonizar os vinhos para o outono com os pratos que serão servidos na nova estação. Os dias mais frios combinam com cardápios mais elaborados e nutritivos, diferente do que acontece no verão que abraça sopas frias e saladas de folhas verdes.

Para acompanhar frutos do mar, por exemplo, escolha um bom vinho rosé português ou um riesling que susbtitui as cervejas artesenais. Com o Ratatouille a melhor opção é um Carménère chileno de aroma de frutas vermelhas e sabor amadeirado. Esse prato típico da culinária francesa pode ser servido como entrada ou como prato principal, tanto frio como quente.

E com o nhoque? A massa preparada com mandioca ou com batata inglesa fica ainda mais saborosa com um vinho da região da Toscana como o Tinto Talenti Zirlo Toscana. A bebida também é a melhor escolha para carnes cozidas ou assadas. Já para a noite de queijos e vinhos, escolha bebidas que tenham muito tanino para equilibrar a gordura e sabor intenso. Assim, você dará mais destaque ao sabor dos petiscos.

Quando o assunto é pizza, cada sabor combina com um tipo de vinho. A Marguerita fica ainda mais saborosa com vinho Rosé. Pizza de mussarela e a de quatro queijos combinam com o Pinot Noir. Já a pizza portuguesa fica ainda melhor com o vinho Carmenere.

iStock1086868778 - Vinhos para o outono: Quais são as melhores opções?

Procure vinhos com intensidade de sabor

Vinhos aromáticos são os mais indicados para quem gosta de saborear uma boa bebida sem necessariamente um acompanhamento. Bebidas com notas de madeira, frutas maduras, chocolate e especiarias também são ótimas para essas ocasiões.

Os vinhos do sul do Rhône, por exemplo, são perfeitos para uma pequena reunião com os amigos. O aroma de frutas e especiarias é leve e agradável e o sabor é bem encorpado. Combina muito bem com carnes, queijos e embutidos.

Quais são os melhores vinhos para o outono?

1. Sexy Fish Cabernet Franc

Este vinho tinto argentino é saboroso e levemente frutado. Elaborado com uvas Cabernet Sauvignon tem sabor encorpado e boa acidez que dá destaque a notas de pimenta e ervas. Por isso é um bom acompanhamento para queijos duros, risotos, massas com molhos de sabor marcante e carnes vermelhas como bife ao molho madeira. A bebida também cai muito bem com doces.

2. Voga Merlot Terre Siciliane IGT

Elaborado no sul da Itália, esse vinho tinto tem sabor macio com deliciosas notas frutadas. O aroma de frutas lembra amoras e morangos maduros. Combina com massas com molho de queijo e carnes vermelhas grelhadas como vitela e bife.

3, Quinta do Penedo tinto

Vinhos português elegante e requintado feito com as uvas Touriga Nacional e Alfrocheiro. O aroma é doce e mineral e o sabor, frutado. O processo de vinificação é tradicional e o processo de extração é o pisa a pé. Pode ser saboreado sozinho ou acompanhado de massas com molhos leves, sopas e queijos de sabor aerado.

4. Alambrado Etiqueta Negra Malbec

Um dos vinhos para o outono elaborado com uvas Malbec, o Alambrado Etiqueta Negra Malbec tem boa estrutura e taninos macios de longa persistência. O aroma remete a frutas vermelhas maduras como cerejas e amoras. Amadurece em barris de carvalho francês e pode ser servido com churrascos e preparos com molhos apimentados.

5. Norton Reserva Cabernet Sauvignon

Bebida de sabor rico e elegante com aroma de frutas vermelhas, menta e chocolate. O sabor marcante amadurece na boca devido aos seus taninos redondos e maduros. O processo de maturação em barris de carvalho dura 12 meses. A harmonização fica perfeita com massas com molhos encorpados e com carnes assadas como porco e vitela.

6. Norton Select Malbec

Outra excelente opção de vinhos para o outono é o argentino Norton Select Malbec. O processo de maturação ocorre em barris de carvalho francês que deixam a bebida com aroma que lembra figos e amoras maduras. Elegante, frutado e com taninos macios é perfeito para massa com molho de carnes, presuntos, lasanhas e carnes vermelhas grelhadas.

7. Quinta do Cachão

Vinho português elaborado com um blend das uvas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinto Cão. Seu sabor encorpado tem notas de chocolate e frutas tostadas. Fica seis meses em barris de carvalho antes de ser envasado e comercializado. Ideal para acompanhar presuntos, queijos macios e carnes grelhadas como frango e bifes.

E você, quais vinhos para o outono são os seus favoritos? Quais pratos você gosta de preparar para os seus amigos? Conte para a gente nos comentários!