A fim de assegurar refeições saudáveis na mesa todos os dias, evitar o desperdício e os gastos desnecessários, o ideal é saber como conservar alimentos adequadamente.

conservaralimentos - Como conservar alimentos para eles durarem mais

Pandemia, escassez de matérias-primas, desorganização da cadeia global de suprimentos, queda na produção agrícola, seca e valorização do dólar são os principais motivos que estão mantendo o preço da comida em alta.

Os alimentos duram mais quando ficam acondicionados da forma correta. Além de prolongar a vitalidade, evitam-se contaminações na cozinha. Afinal, em muitos ítens, os micro-organismos podem ser prejudiciais à saúde.

Dicas para conservar alimentos e fazer com que durem mais

Acompanhe nossas dicas sobre como conservar alimentos corretamente para eles manterem suas características originais. E não se transformarem em ambiente propício à proliferação de bactérias.

Verduras

  1. Higienize bem as verduras, folha a folha. Deixe 10 minutos de molho em água com uma solução própria para lavar verduras ou utilize a seguinte solução: 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. Depois enxágue em água corrente. Há outras opções de higienização, como o bicarbonato de sódio (10 mg por cada litro de água) e o vinagre (40% a 50% de vinagre para cada litro de água).
  2. Depois das folhas bem lavadas, seque-as cuidadosamente com um pano de prato limpo ou papel-toalha. Dessa forma, a verdura não ficará úmida nem murchará na geladeira. Uma centrífuga manual também pode ser usada para secar saladas.
  3. Escolha um pote bem vedado ou hermético para armazenar as folhas. Intercale uma camada de folhas de alface com papel-toalha. Finalize com o papel-toalha, que vai absorver a umidade das verduras, impedindo que elas fiquem murchas e fazendo com que durem mais tempo.
conservaralimentos2 - Como conservar alimentos para eles durarem mais

Frutas

  1. Não lave para guardar, isso pode fazer com que elas durem menos. Quando as frutas chegam do supermercado, elas vêm envoltas de uma camada que protege do apodrecimento. Portanto, a lavagem deve ser feita apenas antes do seu consumo.
  2. Armazene as frutas em ambientes secos. Isto porque quanto mais úmido o ambiente estiver, maior é a chance de surgirem fungos na fruta. Ao armazená-las, garanta que o local fique totalmente seco. Se for guardar em potes, a dica é colocar com toalhas de papel.
  3. Abacate: se ele ainda estiver verde, a melhor forma de armazená-lo é em temperatura ambiente, em uma sacola de papel. Se o abacate já estiver maduro, o saco plástico é a melhor forma de armazenamento, fazendo com que ele dure por mais tempo.
  4. Banana: para ter bananas prontas para consumo por mais tempo, separe-as uma a uma, sem deixá-las presas no cacho. Não remova o cabinho da ponta, envolva-o com filme plástico (pvc). Nada de geladeira, pois ela escurece mais rápido. Deixe em temperatura ambiente.
  5. Melancia: esta fruta só deve ir à geladeira quando picada. Quando estiver madura fatie e coloque na geladeira. Deve evitar levar a melancia ainda inteira para ser refrigerada, mas se comprou um pedaço deve ir para a geladeira.
  6. Maçã: para preservá-la, a baixa temperatura é a mais recomendada. Guarde-a em uma gaveta separada ou cubra com uma toalha úmida.
  7. Frutas não-climatéricas: são as frutas que não amadurecem após a colheita, como a uva, coco, limão, figo, carambola, romã, melancia, abacaxi e laranja. Essas frutas quando não lavadas e presas ainda no cabo demoram mais tempo para estragar. Portanto, guarde essas frutas em potes separados dentro da geladeira e higienize apenas na hora de consumir.
  8. Frutas climatéricas: são aquelas que continuam o processo de amadurecimento, mesmo depois de colhidas. Exemplos: pêssegos, ameixas, tomate, kiwi, caqui, pêra, maracujá, maçã, abacate, melão, banana, manga e mamão. Evite estocar esse tipo de alimento já que amadurecem rápido. Procure guardar as opções prontas para o consumo na geladeira e deixe as mais durinhas em uma fruteira.
  9. Frutas cítricas: laranjas e mexericas podem ficar no gavetão da geladeira para retardar o seu amadurecimento.
  10. Tomate: não deve ser guardado na geladeira, pois o frio pode alterar o seu DNA e ainda retardar o processo de amadurecimento. Mantenha-os em temperatura ambiente.
  11. Para conservar alimentos frescos e durando mais, é importante que frutas e legumes sejam armazenados no espaço da geladeira que seja menos frio. Dessa forma, eles não perdem aroma, frescor e durabilidade.
  12. Importante armazenar as frutas separadamente, principalmente bananas, melão, manga e tomate. Elas fazem parte de um grupo de frutas que liberam o gás etileno, que podem acelerar o amadurecimento de outras frutas e legumes.

Legumes

  1. Os legumes costumam ter uma durabilidade maior, principalmente porque quase todos podem ser congelados crus ou pré-cozidos.
  2. Os legumes da família das raízes e dos tubérculos, como beterraba, cenoura, batata, mandioca e cará são mais resistentes e quando mantidos secos, limpos, refrigerados e longe da umidade chegam a durar de 2 a 6 meses. Já o nabo e o rabanete chegam a durar até 1 mês quando armazenados em recipientes com papel absorvente.
  3. Alho e cebola não precisam ser mantidos sob refrigeração porque também são bastante resistentes.
  4. Higienize os legumes, lavando-os em água corrente. As raízes e os tubérculos, que costumam ter mais contato com a terra, como a beterraba, cenoura, mandioca, cará e inhame devem ser lavados com uma esponja ou escovinha de cozinha, mesmo que as cascas sejam retiradas no momento do preparo.

Dicas gerais para conservar alimentos

  • Alimentos cozidos não podem ficar em temperatura ambiente por mais de 2 horas. Conserve-os na geladeira.
  • Limpe sempre sua geladeira. O ideal é a cada 15 dias.
  • A temperatura da sua geladeira deve ser inferior a 5 graus. Lembre-se de olhar este detalhe na hora de conservar alimentos!
  • Nunca cubra as prateleiras da geladeira com toalhas. Isso dificulta a circulação do ar frio.
  • Jamais armazene produtos de limpeza perto de alimentos, mesmo os industrializados e em embalagens fechadas.
  • Coloque os alimentos já preparados nas prateleiras de cima da geladeira; use as inferiores para armazenar alimentos crus.
  • Evite ficar abrindo a porta da geladeira sem ter necessidade.
  • Depois de descongelados, os alimentos precisam ser consumidos em até 24 horas. Carnes e peixes descongelados precisam ser consumidos em menos tempo, ou seja, em até 12 horas.

O que você achou deste artigo? Conte pra gente o que você faz para conservar alimentos e manter sua alimentação saudável.

[the_ad_group id=”176″]