Fundada por três estudantes universitários, a plataforma oferece opções de acomodação em diferentes lugares do mundo. Os espaços variam de apartamentos urbanos tradicionais até casas diferentonas e exuberantes a beira-mar.

Além disso, a Airbnb é bastante flexível, ou seja, dá para cancelar a reserva caso você tenha algum imprevisto.

Ainda não conhece direito essa plataforma? A seguir, explicaremos melhor como ela funciona e se vale a pena usá-la na sua próxima viagem. Vamos lá? Acompanhe!

O que é o Airbnb?

Airbnb é um plataforma de serviços online na qual dá para anunciar imóveis e reservar acomodações. Assim, se você quer alugar um ap ou uma casa pode divulgá-los no site. Quer encontrar opções de estadia? O sistema também oferece muitas opções para quem quer cair na estrada.

A ideia surgiu por acaso. Em 2008, os amigos Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia queriam montar um negócio e resolveram pedir a ajuda dos colegas da faculdade de design. Só que quem topou o convite esbarrou em um problema: não havia vagas nos hotéis da cidade para acomodar todos.

Para contornar o problema, os organizadores tiveram que hospedar os convidados em casa. Foi aí que perceberam que tinham um grande projeto em mãos e resolveram tirá-lo do papel.

Corta para 2021: hoje, o Airbnb é a maior plataforma de anúncios, busca e reserva de hospedagens profissionais, pessoais e compartilhadas do mundo.

Como essa plataforma funciona?

Quem tem uma acomodação disponível pode entrar no site e cadastrá-la. Assim, os interessados entram em contato com o proprietário e fazem uma reserva.

Detalhes como preço, duração da hospedagem e desconto são decididos entre as partes. Para utilizar o serviço, no entanto, o anfitrião tem que pagar um pequena taxa.

Vale a pena usar esse serviço?

O Airbnb é fácil de usar oferece muitas vantagens, tanto para os hóspedes como para os anfitriões. Entre elas, vale destacar:

1. Muitas opções de hospedagem

O catálogo do Airbnb conta muitas opções de hospedagem em diferentes cidades do mundo. Além de hotéis, apartamentos e pousadas dá para encontrar centros comunitários e casas compartilhadas.

Além disso, dá para encontrar locais bem diferentes. Já pensou em se hospedar em um avião? Basta ir para Le Haut Village, na França. Além de parecer que você está no céu, basta descer para se deparar com um cenário maravilhoso. E o melhor de tudo: para entrar nessa, você não precisa enfrentar a fila de embarque.

Aliás, quer dar uma conferida no que você pode encontrar no airbnb? Veja esses exemplos de acomodação!

airbnb Lima Duarte Minas Gerais Brasil 1 1 - Airbnb: tudo o que você precisa saber!

Lima Duarte, Minas Gerais, Brasil

airbnb Doutor Pedrinho Santa Catarina Brasil 1 1 - Airbnb: tudo o que você precisa saber!

Doutor Pedrinho, Santa Catarina, Brasil

airbnb Ilha Grande Praia Vermelha Estado de Rio de Janeiro Brasil 1 1 - Airbnb: tudo o que você precisa saber!

Ilha Grande, Praia Vermelha, Estado de Río de Janeiro, Brasil

airbnb cabana na serra gaucha refugio mata atlantica 1 1 - Airbnb: tudo o que você precisa saber!

Cabana na serra gaúcha refúgio mata atlântica

airbnb El Port de la Selva Catalunha Espanha 1 1 - Airbnb: tudo o que você precisa saber!

El Port de la Selva, Catalunha, Espanha

airbnb Bridgetown Christ Church Barbados 1 1 - Airbnb: tudo o que você precisa saber!

Bridgetown, Christ Church, Barbados

Pouca burocracia

Um dos maiores benefícios do Airbnb é que dá para conseguir uma acomodação bem rapidinho. Como o contato entre hóspedes e anfitriões é feito diretamente, quase não há burocracia na hora de fazer a reserva.

O pagamento também é bem tranquilo e facilitado pela plataforma. Existem diferentes opções de cancelamento, no entanto, é preciso verificar qual será o seu reembolso antes de reservar.

Acessibilidade

Todos os usuários do Airbnb podem usar o serviço gratuitamente.

Já os anfitriões podem cadastrar anúncios, carregar fotos e descrever todos os detalhes do espaço que desejam alugar de graça. No entanto, a taxa por reserva confirmada é de 15%.

Dá para acessar o Airbnb pelo site ou pelo app por meio do celular ou do tablet. Assim, dá para fazer reservas de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. Ou seja, não há problema em mudar o roteiro da viagem: basta reservar outra acomodação e continuar curtindo as férias.

Vale a pena usar o Airbnb?

A plataforma é uma ótima opção para quem busca hospedagens a preço acessível em locais pouco convencionais ou quer compartilhar uma casa com vários amigos ou parentes.

Também vale a pena usar o airbnb se você quer ganhar uma graninha extra na alta temporada. Além disso, quem quer buscar imóveis inusitados ou acomodações em cidades com poucos hotéis e pousadas também deve navegar pelo site.

Quais são as responsabilidades dos anfitriões?

Quem anuncia uma acomodação no Airbnb, precisa cumprir alguns deveres. Os principais são os seguintes:

Zelar pela limpeza do imóvel

A pandemia do novo coronavírus definiu novos padrões de limpeza e segurança. Embora as regras não sejam obrigatórias, o locador deve garantir que o espaço esteja limpo para receber o hóspede.

Assim, todas as roupas de cama, mesa e banho devem estar higienizados e os quartos bem limpos. Além disso, todo o espeço deve ser higienizado depois que o hóspede for embora. Claro, também é importante que o espaço conte com álcool em gel, máscaras descartáveis e tenha boa circulação de ar.

E se quebrar alguma coisa? Para garantir a boa experiência do usuário, o anfitrião deve providenciar todas as reformas e consertos necessários e manter o bom funcionamento da acomodação.

Resolver os problemas que surgirem

Também é dever do anfitrião resolver os problemas que ocorrerem. Por exemplo, se estiver muito calor e o ar condicionado pifar, o locador deve arrumá-lo ou providenciar outro quarto.

O anfitrião também deve estar disponível casa surja algum problema ou dúvida de última hora, seja pessoalmente ou por meio da plataforma. Isso é fundamental para que o usuário tenha férias de arrasar e não tenha que passar a viagem toda resolvendo problemas, não é mesmo?

Gostou desse artigo sobre como se hospedar no Airbnb? Então, que tal ficar pode dentro de algumas dicas de viagem para vacinados?