Ao longo dos anos, a tecnologia revolucionou nosso mundo e nossa vida cotidiana. Além disso, os avanços tecnológicos criaram ferramentas e recursos incríveis e democratizaram o acesso à informação.

Avancostecnologicos3 - Avanços tecnológicos que impactam a nossa vida
Foto: Reprodução TechPrevue

A tecnologia moderna abriu o caminho para dispositivos multifuncionais como o smartwatch e o smartphone. Os computadores estão cada vez mais rápidos, mais portáteis e mais potentes do que nunca. 

Neste artigo, abordaremos como a tecnologia melhorou a qualidade de vida das pessoas dentro e fora de casa. Os avanços tecnológicos forneceram maneiras mais rápidas de se comunicar por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e plataformas de mídia social. 

Avanços tecnológicos na área médica

Na última década, os sistemas de resposta a emergências médicas viram alguns avanços tecnológicos impressionantes, tanto em termos de tecnologia quanto em medidas de segurança que fizeram os idosos se sentirem mais seguros do que nunca. 

Um dos primeiros e mais importantes avanços tecnológicos foi a introdução de sistemas móveis de alerta médico. Esses sistemas permitem aos usuários a liberdade de deixar suas casas e viver suas vidas normais, enquanto ainda têm a tranquilidade de que a ajuda de emergência está disponível em caso de emergência. 

Vários dispositivos hoje permitem aos usuários configurar uma rede de contatos de emergência que também podem visualizar sua localização e ser notificados em caso de emergência.  

Smartwatches

A comunicação evoluiu para além dos dispositivos móveis e computadores pessoais. Agora podemos enviar mensagens por meio de tablets, assistentes de voz, smartwatches e muito mais. 

>>> Rastreador de sono de smartwatch funciona mesmo?

O smartwatch é uma tecnologia relativamente nova que captura quase todos os recursos dos smartphones em um conveniente relógio com tela sensível ao toque. Você pode receber notificações, rastrear sua atividade, definir alarmes e até ligar e enviar mensagens de texto diretamente por meio desses dispositivos vestíveis.

Além disso, os smartwatches também podem servir como uma forma de comunicação com os socorristas. Empresas de alerta médico estão em parceria com desenvolvedores de smartwatch para fornecer aos idosos a segurança de um alerta médico direto no pulso. 

A tecnologia mudou a forma como pagamos contas e transferimos dinheiro

Você não precisa mais entrar em um banco para sacar dinheiro ou transferi-lo para alguém. Muitos bancos já possibilitaram transações on-line e acessíveis a pessoas em todos os lugares. Empresas como PayPal criaram plataformas nas quais as pessoas podem enviar e receber dinheiro de qualquer local usando a Internet.

No Brasil. a transferência direta pelo PIX é uma realidade, simplificada graças à tecnologia. Com seu celular e um aplicativo bancário, você pode gerenciar todos os pagamentos de contas necessários online.

>>> Como evitar golpes por pix e QR code

A tecnologia mudou a forma como assistimos TV

A tecnologia mudou a forma como assistimos televisão hoje. Com streamings e novos recursos de TV a cabo, os espectadores podem pausar e retroceder a TV ao vivo e gravar seus programas favoritos para assistir mais tarde.

Avancostecnologicos2 - Avanços tecnológicos que impactam a nossa vida

Com seus dispositivos móveis, você pode assistir ou “transmitir” os programas de TV que quiser, quando quiser e como quiser. Serviços de streaming como Netflix, Hulu e Amazon Prime Video oferecem acesso a programas de TV a cabo e conteúdo original por um preço mensal baixo. 

Os impactos do 5G no futuro da conectividade

O 5G já foi lançado com sucesso em alguns países, e o mundo já está animado. Uma nova era digital surge, pois quase todos os dispositivos domésticos poderão se conectar à Internet, permitindo uma maior evolução da IoT.

O impacto do 5G não se limitará à rede. Novas tecnologias evoluirão com a implantação desse sistema, tais como:

  • O conceito de realidade mista mudará a maneira como um usuário comum da Internet oferece um jogo hoje.
  • Conceitos de V2X se tornarão realidade.
  • Médicos realizarão remotamente cirurgias usando robôs.
  • “Cobots” serão capacitados na indústria.
  • Fluxos de vídeo UHD e sistemas de segurança automatizados serão implantados.

Assim, o 5G totalmente funcional e confiável interromperá muitas tecnologias e oferecerá soluções melhores.

A impressão 3D vai mudar o mundo

A impressão 3D pode não estar nas manchetes ainda, mas fique tranquilo, a tecnologia só vem se espalhando e avançando nos últimos quatro anos. As implicações do design de impressão 3D são vastas e a tecnologia tem o potencial de revolucionar nossa sociedade.

A produção dará uma guinada em direção ao local – com a impressão 3D, uma empresa pode fabricar um carro inteiro em um só lugar. À medida que a tecnologia melhora, fica mais barato e mais acessível para as empresas fabricarem seus produtos perto de casa.

Se você deseja fabricar sua invenção localmente com impressão 3D, precisará começar com um modelo e protótipo CAD.

O aprendizado de máquina afetará sua vida cotidiana

A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina (Machine Learning) são agora considerados uma das maiores inovações desde o microchip. A IA costumava ser um conceito fantasioso da ficção científica, mas agora está se tornando uma realidade diária. 

As redes neurais (imitando o processo de neurônios reais no cérebro) estão abrindo caminho para avanços no aprendizado de máquina, chamados de “aprendizado profundo”.

Alguns dizem que a IA está inaugurando outra “revolução industrial”. Enquanto a Revolução Industrial anterior aproveitava a força física e mecânica, esta nova revolução aproveitará a capacidade mental e cognitiva. 

Avancostecnologicos3 1 - Avanços tecnológicos que impactam a nossa vida

Mas como exatamente isso vai acontecer? E isso já está acontecendo?

  • Jogos Inteligentes.
  • Carros autônomos e transporte automatizado.
  • Tecnologia Ciborgue.
  • Assumindo trabalhos perigosos.
  • Proteção Ambiental.
  • Empatia digital e robôs como amigos.
  • Cuidados aprimorados com idosos.
  • Inovações no setor bancário.
  • Mídia digital personalizada.
  • Segurança doméstica e casas inteligentes.

Home Office

“Venha aqui Watson, preciso ver você.” Estas foram as primeiras palavras que Alexander Bell pronunciou sobre sua invenção revolucionária em 1876, do telefone. Ele originalmente sonhou que haveria “um em cada cidade”. Ele estava certo. No entanto, a tecnologia viu a chamada de áudio tradicional ser preterida em favor de mensagens e mídias sociais como uma forma de tocar a base.

Outro meio que tem visto um boom nos últimos anos é a videochamada. Com a revolução da banda larga de alta velocidade a preços acessíveis significa que agora é fácil enviar e receber a quantidade de dados necessária para uma chamada de vídeo.

Por outro lado, em função da pandemia, com o distanciamento social, ferramentas como o Zoom e o Google Meeting teve uma impressionante marca entre 2020 e hoje. Com a pandemia, muitos tiveram que abandonar seus escritórios e se conectar de suas próprias residências. No auge, muitos trabalhavam em casa, e mesmo depois, a tendência parece continuar, com grandes empresas como Twitter e Microsoft já afirmando que seus funcionários podem trabalhar em casa indefinidamente.

Para muitos, trabalhar em casa foi uma revelação – sem deslocamentos, horários mais flexíveis, menor impacto ambiental e poder escolher de onde trabalhar. Tudo isso é possível graças aos avanços tecnológicos, mais uma vez – um casamento perfeito de hardware e banda larga.

Como a Internet das Coisas revoluciona dispositivos domésticos?

Toda a tecnologia mencionada acima foi possível por causa da Internet. No entanto, a mais recente tecnologia da Internet nem sempre é acessível nas telas e é chamada de Internet das Coisas (IoT). 

>>> Casas inteligentes: o que são e como funcionam.

A Internet das Coisas permite que objetos do cotidiano sejam sincronizados com a Internet por meio de Wi-Fi. Essa sincronização torna suas funções usuais acessíveis remotamente e automatizadas por meio de dados disponíveis na rede mundial de computadores. 

Assim, a Internet das Coisas pode ajudar a melhorar significativamente o envelhecimento no local e a segurança em casa, especialmente para idosos que vivem com condições como diabetes, pressão alta e artrite. 

Alguns exemplos de objetos que usam IoT hoje incluem carros autônomos, rastreadores de fitness como Fitbit, termostatos e campainhas. 

Esses sistemas geralmente têm seus próprios aplicativos que você pode abrir e controlar, não importa onde você esteja. Por exemplo, e se você quiser esfriar a casa enquanto estiver fora? Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo do termostato inteligente para dizer o que fazer.

Como a tecnologia continua a mudar

As revoluções que surgirão nos próximos anos continuarão a fazer mudanças profundas em nossas vidas cotidianas. As mudanças contínuas podem ser difíceis de acompanhar, especialmente para os idosos. 

E você? Está preparado para estes avanços tecnológicos? Leia este artigo Tudo o que você precisa saber sobre RG Digital

Banner Superior Desktop 1 - Avanços tecnológicos que impactam a nossa vida