Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), hoje existem em média, de 900 mil a 2 milhões de casas inteligentes no Brasil.

casasinteligentes - Casas inteligentes: o que são e como funcionam

O mercado global de automação residencial chegou a ser avaliado em cerca de US$ 60 bilhões em 2020. Toda a tecnologia inteligente penetrou totalmente no mercado global, onde mais de um terço dos lares atualmente usa algum tipo de dispositivo, como o Amazon Echo (Alexa) ou o Google Nest.

Mas o que são exatamente as casas inteligentes? Confira neste artigo a seguir!

O que são casas inteligentes?

Casas inteligentes referem-se a uma casa com sistemas e equipamentos integrados e automatizados, onde aparelhos e dispositivos eletrônicos podem ser controlados automaticamente e remotamente de qualquer lugar, apenas com uma conexão à Internet. Assim, o morador pode controlar remotamente funções como acesso de segurança à casa, temperatura, iluminação e home theater e outros.

>>> Leia também: Metaverso: entendo o que é isso, afinal!

Como funcionam as casas inteligentes

Na verdade, os dispositivos de uma casa inteligente são conectados entre si e podem ser acessados ​​por meio de um ponto central – seja um smartphone, tablet, laptop e até console de jogos.

Assim, fechaduras de portas, televisores, termostatos, monitores domésticos, câmeras, luzes e até eletrodomésticos como a geladeira podem ser controlados por meio de um sistema de automação residencial.

O mais interessante é que o sistema é instalado em um dispositivo móvel ou outro dispositivo em rede, e o usuário pode criar cronogramas para que certas alterações entrem em vigor.

Além disso, os eletrodomésticos inteligentes vêm com habilidades de autoaprendizagem para que possam aprender os horários do proprietário e fazer ajustes conforme necessário.

casasinteligentes2 - Casas inteligentes: o que são e como funcionam

Com isso, essas casas inteligentes habilitadas com controle de iluminação permitem que os proprietários reduzam o uso de eletricidade e se beneficiem das economias de custos relacionadas à energia.

Ah! E ainda tem o caso de alguns sistemas de automação residencial alertarem o proprietário se algum movimento for detectado na casa quando ele estiver ausente, enquanto outros podem chamar as autoridades – polícia ou corpo de bombeiros – em caso de situações iminentes.

Assim, uma vez conectados, todos os serviços como campainha inteligente, sistema de segurança inteligente e aparelhos inteligentes fazem parte da tecnologia da Internet das Coisas (IoT), que já falamos em outros artigos aqui no Blog da Seculus – como uma rede de objetos físicos que podem coletar e compartilhar informações eletrônicas.

>>> Leia também: O que é machine learning e como ele impacta na sua vida

Vantagens e desvantagens das casas inteligentes

Vamos para os prós, primeiramente:

Vantagens

A instalação de um sistema de tecnologia de casa inteligente oferece conveniência aos proprietários. Em vez de controlar aparelhos, termostatos, iluminação e outros recursos usando dispositivos diferentes, os proprietários podem controlá-los todos usando um dispositivo – geralmente um smartphone ou tablet.

Como estão conectados a um dispositivo portátil, os usuários podem receber notificações e atualizações sobre problemas em suas casas.

Por exemplo, campainhas inteligentes permitem que os proprietários vejam e se comuniquem com as pessoas que chegam à sua porta, mesmo quando não estão em casa. Os usuários também podem definir e controlar a temperatura interna, a iluminação e os aparelhos.

Pelo custo de configuração do sistema inteligente, os proprietários podem se beneficiar de economias de custo significativas. Eletrodomésticos e eletrônicos podem ser usados ​​de forma mais eficiente, reduzindo os custos de energia.

Desvantagens

Embora a casa inteligente ofereça conveniência e economia de custos, ainda há desafios.

Riscos de segurança e bugs continuam a atormentar os fabricantes e usuários da tecnologia.

Hackers, por exemplo, podem obter acesso a aparelhos habilitados para internet de uma casa inteligente.

casasinteligentes3 - Casas inteligentes: o que são e como funcionam

As medidas para mitigar os riscos de tais ataques incluem proteger dispositivos inteligentes com uma senha forte, usar criptografia quando disponível e conectar apenas dispositivos confiáveis ​​à rede.

Conforme observado acima, os custos de instalação de tecnologia inteligente podem variar de alguns milhares de reais para um sistema sem fio a dezenas de milhares de reais para um sistema cabeado.

Como tornar sua casa uma casa inteligente?

A resposta curta é “tudo de uma vez” ou “um passo de cada vez”.

Ainda assim, há algumas coisas que todos terão que fazer para se preparar para seus eletrodomésticos e dispositivos inteligentes novos e aprimorados.

Atualize seu Wi-Fi

Como todos os dispositivos domésticos inteligentes usam a Internet para se comunicar, você deve ter certeza de ter um WiFi forte o suficiente para lidar com o compartilhamento de informações. Para residências maiores, você pode até considerar obter vários roteadores.

Faça sua pesquisa de mercado

Existem tantos sistemas inteligentes e dispositivos domésticos inteligentes disponíveis que é uma ideia inteligente – trocadilhos – se familiarizar com algumas opções diferentes antes de escolher uma.

Identifique suas necessidades

Descubra exatamente o que você está procurando em uma casa inteligente e escolha as áreas que deseja começar a abordar agora. A partir daí, é fácil extrair de sua pesquisa o sistema doméstico inteligente e os dispositivos e aparelhos inteligentes que atenderão às suas necessidades.

Acessibilidade das casas inteligentes

Os dispositivos inteligentes se integram a uma variedade de assistentes de voz, o que permite que os usuários com deficiência controlem outros dispositivos em sua casa apenas dando comandos.

Os dispositivos inteligentes não apenas ajudam as pessoas a gerenciar suas tarefas e atividades com facilidade, mas também ajudam as pessoas com deficiência a viver uma vida normal e a se tornarem autossuficientes. Ao reduzir a dependência de familiares e/ou cuidadores, os dispositivos inteligentes dão um grande impulso à sua autoestima e os ajudam a viver uma vida digna e independente.

Existem vários dispositivos inteligentes, como dispensadores de pílulas inteligentes e rastreadores de saúde, que reduzem a dependência de pessoas com deficiência, ajudam a monitorar sua saúde e compartilham relatórios diários com seus médicos.

Ideias para tornar sua casa inteligente

Se você está olhando ao redor de sua casa imaginando quais dispositivos regulares você tem agora que podem ser transformados em um dispositivo inteligente, é melhor perguntar: “o que não pode ser transformado em um dispositivo inteligente?”

Mantenha sua casa segura com fechaduras inteligentes

Substitua a fechadura atual da porta da frente por uma fechadura inteligente para travar e destravar sua porta remotamente, verifique se você trancou a porta depois de sair e mantenha um registro de quem entrou e saiu.

Monitore sua casa com alertas de segurança inteligentes

Uma infinidade de dispositivos domésticos inteligentes pode alertá-lo remotamente sobre problemas de segurança ou proteção.

Gerencie a temperatura da sua casa e economize energia com um termostato inteligente

Um termostato inteligente pode aprender seus hábitos e ajustar automaticamente a temperatura com base em sua programação exclusiva. Também permite ajustar manualmente e remotamente as temperaturas por meio de um aplicativo.

Delegue tarefas através de um assistente inteligente

Um assistente virtual – pense no Google Home ou no Amazon Echo – permite que você use comandos de voz para fazer coisas como ligar música, pesquisar na Web e controlar seus dispositivos inteligentes domésticos.

Simplifique suas tarefas com aparelhos inteligentes

Smart TVs, lava-louças, geladeiras e lavadoras e secadoras permitem acesso e controle remotos e podem alertá-lo sobre informações relevantes para cada eletrodoméstico. 

Por exemplo, sua máquina de lavar pode detectar quando o consumo de energia é o mais baixo em sua área e ligar durante esse período, ou sua geladeira pode escanear suas compras, informando quando os ovos estão prestes a expirar ou quanto de leite resta!

Controle a iluminação da sua casa com lâmpadas inteligentes

As luzes inteligentes permitem que você controle a iluminação em todos os cômodos da sua casa a partir do seu dispositivo móvel. Seu filho de sete anos esqueceu de apagar as luzes da cozinha? Você pode fazer isso no caminho para a escola diretamente do seu telefone.

Obtenha o melhor dos dois mundos com uma casa inteligente e sustentável

Por exemplo, instalar uma estação de carregamento de carros elétricos em sua garagem permite que você atualize sua casa e também se apoie em um estilo de vida mais sustentável!

O novo mundo da tecnologia de casa inteligente é empolgante, e as possibilidades e combinações estão se tornando infinitas. À medida que a indústria de casas inteligentes continua a crescer, o mesmo acontece com as ofertas disponíveis e seu impacto em sua vida diária.

Os dispositivos de casas inteligentes funcionam mesmo?

Atualmente, há uma versão inteligente de praticamente todos os dispositivos domésticos que você pode imaginar.

Em geral, esses produtos se conectam à Internet, para que você possa controlá-los do telefone por meio de um aplicativo complementar. A maioria também trabalha com várias formas de controle de voz.

Muitos aplicativos complementares de casas inteligentes suportam agendamento, para que você possa programar facilmente seus dispositivos para executar uma determinada ação em um determinado momento.

Com o Amazon Alexa e o Google Assistant, você pode configurar rotinas para programar seus dispositivos para trabalharem juntos e fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ajustar a temperatura e a iluminação ao chegar em casa.

Quanto custa uma casa inteligente

O custo mínimo de uma casa inteligente em 2021 é algo em torno de R$ 7.000 para recursos básicos, como iluminação e alarme.

Porém, por causa do aumento do dólar, o preço subiu muito, mas ainda assim, dependendo do tipo de dispositivo, pode variar de região para região.

Por exemplo, uma casa de 100 m², com R$ 500,00 já se pode instalar controles de iluminação e outros dispositivos remotos, para ar-condicionado e tv.

Com uma fiação inteligente, você pode integrar:

  • Iluminação inteligente de controle remoto baseada em aplicativo.
  • Sistemas de entretenimento.
  • Segurança e alarme.
  • Comunicação audiovisual via câmera.
  • Sensores.
  • Portas e portões biométricos.
  • Switches baseados em IoT e aplicações elétricas como ar condicionado.
  • Geladeiras.
  • Fornos e microondas.
  • Cafeteiras.
  • Despertadores.

O custo final do seu sistema de casa inteligente dependerá de vários fatores, que podem incluir:

  • O tamanho e a localização da sua casa.
  • Os recursos e especificações que você está procurando.
  • Opções de hardware.
  • Custos de planejamento, projeto e consultoria.
  • Custos de mão de obra e instalação.

O que podemos dizer é que reconstruir os processos, detalhar os custos e encontrar alguns dos elementos que decidirão o custo do seu projeto de automação residencial, ajudará você a descobrir que tipo de casa inteligente você quer.

Quer saber mais sobre tecnologias implementadas no presente? Deixe seu comentário aqui compartilhando e incluindo outras tecnologias!

s - Casas inteligentes: o que são e como funcionam