Ama um bom chocolate quente em frente a uma lareira quentinha? Então, que tal aproveitar o inverno para conhecer algumas das cidades mais frias do Brasil?

Lugares aconchegantes, paisagens branquinhas, gastronomia de arrasar e quem sabe um pouco de neve serão as suas companheiras nestes destinos turísticos espalhados pelo país,

Que tal colocar um casaco e conferir a lista que preparamos para você? Boa leitura!

7 Cidades mais frias do Brasil

1. Poços de caldas – Minas Gerais

pocosdecalda - Cidades mais frias e dicas de viagem
Poços de Caldas

Poços de caldas é famosa pela estação termal que possui propriedades terapêuticas. Gosta de relaxar no fim do dia? Então,você pode aproveitar a viagem a uma das cidades mais frias do Brasil para aliviar as dores e relaxar em um banho bem quente.

Cercada com uma vegetação abundante e clima de montanha, a cidade conta ainda com boas opções gastronômicas. Queijos, chocolates e vinhos são o maior destaque. Nos dias mais frios do ano, os campos verdes acordam cobertos de geada que ficam ainda mais deslumbrantes com um céu azul deslumbrante.

Dica de viagem: Não deixe de conhecer o Grande Hotel. Idealizado pelo arquiteto carioca Eduardo Pederneiras, o projeto foi criado para transformar a cidade em uma das maiores estâncias hidrominerais das Américas.

2. Curitiba – Paraná

curitiba - Cidades mais frias e dicas de viagem
Curitiba

Curitiba é uma das cidades mais frias do país que conta com um rico roteiro cultural. Museus, cinemas, shows e teatros estão sempre repletos de atrações. A vida noturna também é muito agitada – há opções para quem ama dançar e para quem prefere terminar a noite em um belo restaurante.

A cidade também conta com muitos parques como o Tanguá, Barigui, São Lourenço, Tingui e o Jardim Botânico. Nos dias mais frios, esses espaços amanhecem cobertos de geada, o que torna esses cenários ainda mais bonitos. Se você ama fotografias, esse roteiro não pode faltar nas suas férias!

Dica de viagem: Aproveite a florada das cerejeiras para conhecer a cidade. Esse espetáculo da natureza pode ser visto no Jardim Botânico, na rua XV e na Praça Japão. Também vale alugar uma bicleta e conhecer algum recanto da cidade com calma!

3. Foz do Iguaçu – Paraná

foz - Cidades mais frias e dicas de viagem
Foz do Iguaçu

Famosa pelas Cataratas do Iguaçu, essa linda cidade paranaense é repleta de atrações para quem ama o friozinho e curte apreciar a natureza exuberante do sul do país.

No fim do dia, os termômetros registram 5ºC, a temperatura, no entanto, pode cair ainda mais nas trilhas na Mata, no Marco das Três Fronteiras e no Dreamland, complexo turístico que conta com Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros, as Maravilhas do Mundo e o Super Carros.

Outro passeio imperdível é o Refúgio Biológico Bela Vista onde dá para ver a fauna e a flora local. Chegue cedo e desfrute a bela paisagem para tirar fotos!

Dica de viagem: A temperatura esquenta no meio do dia, mas quando sair não deixe de levar o casaco. A amplitude térmica é grande e faz muito frio depois que o sol se põe.

4. Canela – Rio Grande do Sul

canela - Cidades mais frias e dicas de viagem
Canela

Canela é uma das cidades mais frias, cheia de parques, matas nativas e ar puro. A gastronomia também atrai os visitantes que podem saborear chocolates caseiros, fondue, vinhos e churrascos preparados por profissionais experientes.

O atendimento é impecável e as acomodações são confortáveis, quentinhas e aconchegantes. A cidade também conta com eventos culturais e festivais gastronômicos, época em que a cidade fica bastante agitada.

Dica de viagem: Ama esportes? Em Canela têm diversas opções ao ar livre para adultos e para crianças.

5. Gramado – Rio Grande do Sul

gramado - Cidades mais frias e dicas de viagem
Gramado

Não conhece Gramado? Ideal para quem ama flores, gastronomia, vinhos coloniais, frio e romance, Gramado é uma das cidades frias famosa pela colonização alemã.

Quando a temperatura chega a 0º C, pode nevar. Nesses dias, a melhor pedida é um chocolate quente em frente a uma lareira quentinha.

Prefere passeios ao ar livre? Então, visite o Lago Negro, o Mini Mundo (onde há cidades em miniatura) e o Museu Medieval (montado na réplica de um castelo medieval).

Dica de viagem: No Natal, a cidade fica repleta de luzes. Gramado tem ainda um Festival de Gastronomia, o Gramado In Concert e o Festival de Cinema, que atrai turistas do mundo inteiro. 

6. Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

bentogoncalves - Cidades mais frias e dicas de viagem
Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é a capital do vinho brasileiro. É ideal para quem está em busca de romance, vinhos e uma culinária excepcional.

Também dá para fazer roteiros ecológicos e conhecer as vinícolas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Todas contam com roteiros onde dá para degustar as bebidas e conhecer todo o processo de fabricação dos vinhos. 

Dica de viagem: Famosa pela migração italiana, a região do Vale dos Vinhedos fica ainda mais linda nos dias mais frios e rende belas fotografias. Anote esse dica se você quiser ter férias de inverno inesquecíveis.

7. Urubici – Santa Catarina

Urubici disputa o título de uma das cidades mais frias do país com Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema. Se você quer realizar o sonho de ver neve, esse é o seu destino.

Entre junho e agosto, a geada congela a paisagem nos dias de temperatura negativa. Há muitos parques e cachoeiras na região: a Cachoeira Papuã, a Cachoeira da Neve e a Cachoeira Rio dos Bugres, uma das mais belas da região.

Dica de viagem: A cidade é muito fria, por isso leve na mala: pelo menos um par de botas, tênis, meias, casaco, cachecol, luvas, calças e uma segunda pele. Gorros ou bonés também são uma boa pedida.

Existem outras cidades beem frias no sul do país, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A maioria delas têm temperaturas negativas e a neve pode dar o ar da graça durante a madrugada. Portanto, não deie de visitar: Inácio Martins (PR), Vacaria (RS), São Gabriel (RS) e Itatiaia (RJ).

Gostou das nossas dicas sobre as cidades mais frias do Brasil? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais e descubra qual é o roteiro favorito dos seus amigos! Um abraço bem quentinho e até a próxima!

Banner Superior Desktopssd - Cidades mais frias e dicas de viagem