Umas das dúvidas entre os adeptos das duas rodas é como comprar bicicletas que sejam ideais pro seu estilo de vida. Há, inclusive, quem tem bikes para várias ocasiões, por exemplo, uma para fazer trilha e outra para andar no asfalto. Entre tantas marcas e alternativas, é natural ficar indeciso. Por isso, este artigo dá uma mãozinha. Bora pedalar?

comocomprarbicicletas3 - Quer saber como comprar bicicletas? Veja aqui!

Para que você não fique perdido e entenda direito como comprar bicicletas, primeiramente vamos descobrir que tipo de ciclista você é. Dependendo do uso que fará dela, podemos indicar o modelo mais adequado. Afinal, o que não falta é um amplo e variado leque de modelos, marcas e preços para todos os gostos e bolsos.

O mercado de bicicletas vem mantendo seu patamar de vendas em alta nos últimos anos. A adesão das pessoas às duas rodas se deve a vários fatores, como opção de atividade física para prevenir doenças, praticidade de se deslocar para todos os lugares sem ficar preso no trânsito, economia de combustível, etc.

Comprar uma nova bicicleta é se juntar a esse mundo que quer ser bem mais sustentável. Por isso, a escolha da nova “magrela” precisa ser bem-feita.

comocomprarbicicletas2 - Quer saber como comprar bicicletas? Veja aqui!

Como comprar bicicletas: tipos certos para cada modalidade e suas características

Bicicletas urbanas

São as ideais para pedalar na cidade e em parques, para uso no dia a dia, para ir até o trabalho, escola, supermercado, etc. As principais características deste meio de transporte na cidade são: pneus sem cravo ou quase sem, guidão mais elevado para o conforto do ciclista e garfo rígido. Normalmente, essas bikes não possuem uma suspensão de amortecimento.

Bicicletas speed ou bicicletas de estrada

Estas são para quem tem intenção de praticar o ciclismo percorrendo uma distância superior a 15 quilômetros em estradas de asfalto. Saiba que esse tipo de atividade pode parecer simples. Porém, demanda muita resistência por parte do ciclista.

Para essa modalidade, são utilizadas bicicletas leves com pneus mais estreitos, lisos sem cravo, aros maiores para ter mais leveza e velocidade na hora de correr. Sem precisar de tanto esforço nas pernas.

Tem também guidão curvo, conhecido por guidão drop, freios e passadores normalmente na frente, garfo rígido, além de marchas que possibilitam pedalar com mais rapidez.

Bicicross BMX (Bicycle Motocross)

Modalidade indicada para pessoas que são extremamente radicais. Usada principalmente para manobras, como as realizadas com motos ou motocross. O modelo serve o estilo livre (freestyle), para as manobras mais radicais e o estilo tradicional (racing), voltado para obstáculos e caminhos tortuosos.

Características da BMX: bicicleta pequena, com rodas aro 20 e apenas uma marcha e um freio. Apresenta ainda um quadro resistente para aguentar saltos ao longo do circuito.

Mountain bikes

Estas são para quem gosta de trilhas e estradas de terra acidentadas, montanhosas e sem qualquer regularidade. Servem para percorrer grandes distâncias, enfrentar trilhas estreitas e obstáculos naturais.

Neste caso, é bom optar pelas bicicletas bem resistentes, com pneus largos, robustos e com cravo, que trazem mais estabilidade, de preferência com aros de fibras de carbono, guidão comprido e largo, suspensão na roda da frente e, algumas vezes, suspensão traseira também.

As mountain bikes têm marchas que facilitam pedalar mais devagar, em subidas íngremes. Fundamental também contar com kit de ferramentas, capacete, itens de segurança, tênis-sapatilha, luvas e demais roupas específicas para ciclistas. Além de faróis, refletores e espelhos.

Gravel (cascalho) bikes

São as bicicletas ideais para estradas de terra simples. É uma mistura de bicicleta de estrada com mountain bike. Por isso, combina para quem gosta dos dois estilos de pedalada.

As principais características desta bike são pneus intermediários com cravos pequeninos, guidão drop como o da speed, garfo rígido, apesar de algumas possuírem suspensão, marchas mais leves que as da speed. São mais pesadas que as da mountain bike.

comocomprarbicicletas - Quer saber como comprar bicicletas? Veja aqui!

Como comprar bicicletas: principais cuidados

Agora que você já sabe como comprar bicicletas em relação aos modelos, a pesquisa continua. Nossa orientação é que preste atenção em alguns pontos para que não se engane. E se sinta, de fato, um ciclista realizado por meio desta mudança de hábito. Vamos lá!

  • Troque ideia com os amigos: se você possui conhecidos que entendem de bike, aproveite e tire suas dúvidas com eles. Procure conhecer o modelo e a marca da bicicleta que usam e o seu nível de satisfação. Pergunte onde comprou e o quanto pagou. É sempre bom ter referências de gente confiável.
  • Procure estudar as marcas de bicicletas disponíveis, observando os benefícios que cada uma oferece antes de escolher qual comprar. Quanto aos valores, são muito variados. Por isso, fique atento ao custo-benefício e veja se vale mesmo a pena.
  • Ao escolher o modelo, faça um teste-drive. Veja se o tamanho está confortável para sua necessidade. Repare também a dimensão do quadro para que ao pedalar não prejudique os seus joelhos. E não fique desconfortável. Lembre-se que o quadro da bicicleta precisa ser proporcional à altura do ciclista.
  • Analise a procedência da bicicleta que deseja comprar, principalmente quando ela for usada. Isto porque há muitas bikes roubadas que são vendidas. Peça a nota fiscal da compra sempre. E, se for usada, não se esqueça de perguntar ao vendedor se a bike já tem registro. Se não tiver, providencie imediatamente;
  • Registre a bicicleta logo após a compra. Isso facilita reavê-la, caso seja furtada ou roubada. Utilize, para isso, o número de série da “magrela” e seus dados pessoais. Se esta bike for colocada à venda, quem for comprá-la poderá descobrir que foi roubada ao consultar o seu registro.
  • Escolha estrategicamente a cor da sua bike. As mais visadas pelos ladrões são as de cores que não chamam a atenção, como branca, preto e cinza.
  • Olhe atentamente a pintura e os todos os componentes, como pneus, correntes, freios e aros da nova companheira de duas rodas, quando for usada.
  • Faça o ajuste da bicicleta para você andar. Assim terá estabilidade e potência ao pedalar. Importante que a bicicleta esteja segura e adequada ao seu porte físico para não comprometer sua saúde.

Conheça as 22 funcionalidades do smartwatch esporte, ideal para controlar o seu treino diário.

Banner Superior Desktop 1 - Quer saber como comprar bicicletas? Veja aqui!