A Pandemia do Coronavírus está próxima de completar dois anos. E o mundo segue tentando controlá-la das mais variadas maneiras. Alguns países estão avançando a passos largos na imunização da população, outros nem tanto. A única certeza que temos até agora é que os cuidados pós-vacina ainda são muito importantes.

cuidadosposvacina0 - Conheça os cuidados pós-vacina do novo Coronavírus

A vacinação em massa é a única forma de barrar a pandemia. Enquanto isso não acontece, mesmo vacinados, todos devem adotar cuidados pós-vacina, mesmo quem já tomou as duas doses. Os procedimentos vão desde o uso de máscaras, passando pela lavagem frequente das mãos até o distanciamento social e o não frente às aglomerações.

Acompanhe, a seguir, mais informações sobre a vacinação, suas consequências e todos os cuidados pós-vacina.

Como funcionam as vacinas

Ao longo de pouco menos de um ano, vários imunizantes contra o Covid-19 foram desenvolvidos em todo o mundo para tentar combater a pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Outros ainda encontram-se em pesquisa. No Brasil, há vacinas em desenvolvimento e há as já aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Entre as vacinas que estão sendo aplicadas na população brasileira, a Anvisa já concedeu o registro definitivo para Pfizer e Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Já o uso emergencial foi autorizado pra CoronaVac/Butantan e Janssen.

Independentemente do laboratório, todas as vacinas apresentam uma meta em comum: capacitar o sistema imunológico ao reconhecimento de um micro-organismo e, então, evitar a infecção das células do nosso organismo. Além disso, todas apresentam eficácia e segurança comprovadas. Mesmo assim, os cuidados pós-vacina continuam sendo necessários.

Cabe mencionar que as vacinas contra o Covid-19 são produzidas com base em três diferentes tecnologias:

RNA mensageiro (Pfizer)

Esta é a tecnologia mais utilizada na produção de vacinas para animais. Faz com que as células saudáveis do corpo produzam a mesma proteína que o coronavírus utiliza para entrar nas células.

Imune, o sistema é obrigado a produzir anticorpos que, durante uma infecção, podem neutralizar a proteína do verdadeiro coronavírus e impedir o desenvolvimento da infecção.

Adenovírus modificados (AstraZeneca e Johnson & Johnson/Janssen)

Os adenovírus são inofensivos para o corpo humano. São modificados geneticamente para que atuem de forma parecida com o coronavírus, mas sem risco para a saúde. Isso faz com que o sistema imunológico treine e produza anticorpos capazes de eliminar o vírus, caso aconteça a infecção.

Coronavírus inativado (CoronaVac)

Esta foi criada por meio de uma tecnologia molecular já muito utilizada em outros imunizantes, como nas vacinas contra a gripe, poliomielite, hepatite e meningite. É composta por vírus inativados. 

As partes do novo coronavírus presentes na vacina são apenas aquelas que permitem o reconhecimento do vírus pelo nosso sistema imune. E não pela sua parte responsável por causar a doença. 

Dose única ou duas doses?

Com exceção da Janssen, da Johnson & Johnson, as outras três vacinas aplicadas no Brasil precisam de duas doses para completar a imunização. Por isso, a recomendação do próprio Ministério da Saúde é sempre buscar a segunda dose, mesmo quando o prazo entre uma dose e outra passou.

A indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que as duas doses sejam do mesmo laboratório. Quanto ao intervalo entre a aplicação de uma dose e outra depende do fabricante. No caso da Coronavac, são quatro semanas. Na versão da AstraZeneca e Pfizer, são três meses. 

Para quem se vacina, a proteção contra o Covid-19 demora em média de 15 a 20 dias após a segunda dose ou da dose única. Esse é o tempo necessário para que o organismo produza os anticorpos necessários a fim de garantir imunidade contra a infecção. Mas não se esqueça de manter os cuidados pós-vacina.

A importância dos cuidados para evitar o Covid-19

É fato já comprovado pela ciência que, mesmo após a aplicação da primeira dose da vacina contra o Covid-19 e também das duas doses, todos devem manter os cuidados pós-vacina pra se prevenir contra a doença. E pra não contagiar os demais. Já que o vírus já provocou a morte de mais de 550 mil pessoas, só no Brasil.

Afinal, até que entre 70% e 80% da população esteja completamente imunizada, a pandemia não estará sob controle. A advertência é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Enquanto isso não ocorre, o novo coronavírus continua circulando. E ao permanecer, se propaga e se multiplica. E, ainda, abre espaço para o surgimento das variantes, como a Delta.

É importante mencionar que nenhuma vacina é 100% eficaz. E isso vale para qualquer imunizante, não somente o aplicado contra o Covid-19. Por outro lado, podemos ficar bem tranquilos. As vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras.

Por isso, uma atitude pra lá de essencial é promover a conscientização de todos a sua volta sobre a importância em estar vacinado. Até porque, quanto maior o número de pessoas vacinadas, melhores serão os resultados no combate à pandemia. 

Por mais que pareça, tomar ou não a vacina contra o Covid-19 não é uma decisão individual. É mais que urgente se pensar coletivamente, pois a decisão de um, interfere na saúde de todos.  

Ainda por um tempo, será preciso continuar com os cuidados pós-vacina: uso de máscara, lavagem das mãos e manter o distanciamento social em todas as circunstâncias.

Mantenha a imunidade em alta

O sistema imunológico defende o organismo de invasores internos, como bactérias, vírus e parasitas. Sua responsabilidade é basicamente retirar as células mortas e fazer a renovação de certas estruturas, bem como a memória imunológica.

Com a Pandemia do Coronavírus e sempre, manter a imunidade do corpo em alta é fundamental pra nossa saúde. E há alguns fatores que são essenciais para isso, entre os quais:

  • Prática de atividades físicas regularmente; 

  • Alimentos saudáveis, ricos em fibras, frutas, verduras e legumes; 

  • Boa qualidade de sono e horas para dormir de acordo com sua idade; 

  • Não ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas e ao fumo; 

  • Prática que amortizem o estresse do dia a dia;

  • Não ao consumo excessivo de alimentos gordurosos e açúcar;

  • Manter os cuidados pós-vacina;

  • Distância da automedicação e de medicamentos sem necessidade;

  • Controle de comorbidades, como hipertensão arterial e diabetes;

  • Consultas periódicas com médico de confiança para exames regulares. 

cuidadosposvacina - Conheça os cuidados pós-vacina do novo Coronavírus

Dicas e cuidados pós-vacina

Todos os cuidados de prevenção devem ser mantidos, mesmo com a sequência da vacinação. Portanto, reforce as seguintes iniciativas: 

  • Utilize a máscara corretamente, cobrindo nariz e boca e mantendo-a bem ajustada ao rosto;

  • Capriche na higienização das mãos com álcool em gel 70% ou água e sabão;

  • Mantenha o distanciamento social;

  • Desinfete superfícies e objetos;

  • Fuja das aglomerações;

  • Prefira locais arejados.

Falando em vida saudável, que tal aderir à Segunda sem Carne. Saiba mais sobre esta decisão.