Em um contexto no qual a pauta ambiental tem ganhado cada vez mais destaque é bastante natural que mais pessoas tenham preocupações com o meio ambiente e o futuro do planeta. Nesse contexto é fundamental buscar por fontes alternativas e sustentáveis de energia e uma delas é justamente a energia solar residencial.

Essa questão acontece, porque a energia solar não depende de combustíveis fósseis ou de materiais poluentes, pois só é necessário contar com a luz solar para gerar energia elétrica.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo vamos destacar o que é energia solar residencial, abordaremos sobre os principais aspectos positivos dessa fonte energética e também os benefícios dela para o meio ambiente. Continue com a gente para saber mais.

iStock13103846292 - Energia solar residencial: vale a pena tire todas as suas dúvidas

O que é a energia solar residencial?

A energia solar residencial faz referência à instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia nas residências. Desse modo, torna-se possível assegurar autonomia energética nas casas e conseguir economizar na conta de luz.

A principal diferença em relação esse tipo em relação as que são utilizadas na indústria está na potência de geração energética. Na maioria das vezes, os estabelecimentos comerciais precisam de mais energia e, por isso, os equipamentos apresentam maior potência.

Quais os tipos de painéis de energia solar?

Basicamente existem três tipos de geração de energia solar e cada um deles apresenta características específicas. Entre as principais metodologias existentes estão:

  • on-grid: esse sistema se conecta diretamente com a rede elétrica e a sobra de energia é enviado para distribuidora. Com isso, o proprietário do imóvel tem direito a desconto na conta de energia. Vale destacar ainda que se a geração do painel não for suficiente, a rede elétrica vai se encarregar de fornecer o restante;
  • off-grid: trata-se de um sistema autônomo e que não tem ligação com a rede elétrica. Por conta dessa característica, esse sistema tende a ser mais utilizado em regiões remotas e que não tem acesso à eletricidade. A energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas poderá ser armazenada em baterias para segurar o abastecimento energético mesmo em dias chuvosos, nublados ou em outros períodos que não tenham sol;
  • híbridos: eles apresentam características semelhantes aos dois modelos. Assim como no método off-grid, armazenam excedente de energia em baterias e, da mesma forma que a metodologia on-grid, estão ligados à rede de energia elétrica. Dessa maneira, eles proporcionam mais independência para o usuário, pois fornecem energia em diferentes períodos do dia e reduzem o valor da conta de luz.

Quais as vantagens dessa fonte energética?

A energia solar residencial proporciona vários benefícios para o cotidiano das famílias. Muitos deles estão relacionados com a questão da eficiência energética e a questão orçamentária. Além disso, a energia solar proporciona benefícios para o meio ambiente. Na sequência do conteúdo abordaremos essas questões com mais detalhes.

Fonte de energia sustentável

O primeiro aspecto positivo relacionado à energia solar é que se trata de uma fonte energética sustentável. Essa questão acontece porque ela utiliza apenas recursos disponíveis na natureza e não agride o meio ambiente. O sol é uma fonte limpa de energia e não gera prejuízos naturais.

Preservação do meio ambiente

A energia solar residencial é uma grande aliada na preservação do meio ambiente, pois se trata de uma fonte renovável e sustentável. Além disso, essa fonte energética contribui para a redução no desmatamento e da emissão de gases poluentes do efeito estufa.

Podemos dizer, portanto, que a energia solar contribui para a mitigação dos efeitos do aquecimento global em diferentes regiões do mundo e ajuda na manutenção da biodiversidade no planeta.

Eficiência energética

Outro aspecto positivo proporcionado por essa fonte de energia é a eficiência energética. Essa questão se torna mais nítida em regiões tropicais como o nosso país, pois no Brasil há maior incidência dos raios solares se comparado com outras regiões do globo como Antártida e os países nórdicos (Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia etc.), por exemplo.

Economia orçamentária

A economia orçamentária se relaciona justamente com a eficiência energética. Ao contar com a energia solar, você vai economizar na conta de luz, contribuindo para diminuir as despesas cotidianas da família. Muito bom isso, não é mesmo?

Como beneficia o meio ambiente?

Por diferentes motivos, a energia solar residencial beneficia o meio ambiente. Como se trata de uma fonte de energia sustentável há a diminuição da poluição por combustíveis fósseis (carvão, por exemplo) e gases de efeito estufa.

Além disso, há a diminuição dos níveis de desmatamento e ainda utiliza-se mais os recursos disponibilizados pela natureza, sem prejudicar o meio ambiente.

Dessa maneira, podemos dizer que ao utilizar energia solar residencial você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e para mitigação dos efeitos relacionados ao aquecimento global. Com isso, torna-se possível assegurar um bom futuro para as próximas gerações.

A energia solar residencial é uma tendência crescente do setor energético devido aos diversos benefícios proporcionados por essa fonte. Ela ajuda na preservação ambiental, auxilia as pessoas a economizar e ainda proporciona economia orçamentária para as famílias.

Por esse motivo, procuramos apresentar para você informações aprofundadas sobre essa fonte de energia para te ajudar a ter conhecimento profundo em relação ao tema.

Está com alguma do em relação à utilização da energia solar residencial no seu cotidiano e os benefícios dessa fonte energética? Deixe seu comentário no post. Será um grande prazer ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema.