Na mesma medida em que fomos nos adequando à necessidade de usar máscaras durante a Pandemia do Coronavírus, vem a vontade de deixar de usar. Mas 2022 veio e esta hora ainda não chegou. Por isso, separamos aqui as respostas para suas principais dúvidas sobre máscaras.

mascaras - Principais dúvidas sobre máscaras respondidas aqui

Por mais que a torcida e a reza brava teham sido constantes nos últimos dois anos, a Pandemia ainda não terminou. O risco de contágio nos obrigou a fazer uso das máscaras em grande escala. E quem adotou esta iniciativa pra valer ficou mais protegido. Então…

Esclareça suas dúvidas sobre máscaras

Como a máscara protege do Coronavírus? 

A máscara é uma barreira física capaz de proteger o nariz e a boca diante da ação dos vírus, inclusive do Coronavírus. Ao usar, você impede que as partículas aspiradas entrem em contato direto com sua vias respiratórias. 

Por outro lado, a máscara também age em relação aos aerossóis que emitimos o tempo todo respirando. Desta forma, não contaminamos o ambiente. O acessório tem, portanto, dupla função: diminuir nossa exposição à contaminação e não contaminarmos as pessoas com as quais convivemos.

Quais as melhores máscaras para nos proteger do Coronavírus?

Está questão está entre as principais dúvidas sobre máscaras. A N95 e a c (Peça Facial Filtrante) são as que oferecem maior poder de vedação. Seu uso pode garantir até 99% de proteção. 

Ambas são recomendadas para ambientes com alto risco de contaminação. Já as máscaras cirúrgicas encontradas em farmácias seguem referências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Suas características de proteção também são garantidas. 

Sobrepor máscaras aumenta a proteção?

Sim, isso aumenta o número de barreiras e eficácia. O ideal, segundo os cientistas, é o uso da máscara cirúrgica. E, por cima, uma de tecido que proporcione melhor ajuste ao seu rosto. A primeira filtra bem as partículas de vírus. E a segunda tem o ajuste mais adequado. 

Já foi provado que a utilização de máscara dupla pode reduzir a exposição a partículas infecciosas em mais de 95%. Isso quando a pessoa infectada e a não infectada usarem ambas. 

Quem está com suspeita ou confirmação de COVID-19, deve usar qual máscara?

Nestas duas situações, o mais prudente é evitar sair de casa. Claro que para consultas médicas ou busca de atendimento em pronto-socorro, as saídas podem ser necessárias. 

Mesmo assim, não se esqueça da higienização das mãos com álcool em gel e uso da máscara. Aliás todas as pessoas que moram na sua casa, inclusive crianças maiores de dois anos, devem usar as mácaras citadas acima.

Por quanto tempo a máscara protege?

As máscaras N95, fortemente recomendadas para ambientes fechados ou mal ventilados, podem ser usadas mais de uma vez. Desde que bem conservadas. 

Elas podem ser utilizadas novamente sem adoção de processos específicos de higienização, caso sejam reutilireutilizadas com intervalo de três a quatro dias. Depois de usada, coloque-a em um recipiente hermético por este período e aí sim você pode usar novamente. 

Vacinados precisam usar máscara? E até quando iremos usar máscaras?

Muita gente ainda têm estas dúvidas sobre máscaras. Sim. Mesmo no Brasil, onde a vacinação vem ocorrendo,as máscaras não devem ser dispensadas. Afinal, as vacinas têm alto grau de eficácia e certamente diminuem o risco de você desenvolver as formas mais graves da doença. 

Porém, elas não impedem o contágio e a transmissão dos vírus. É preciso proteger a sua saúde e a dos outros. E completando: a máscara não deixará de ser um item fundamental enquanto as variantes do novo coronavírus continuem aparecendo. 

Face shield protege contra o coronavírus? 

Este tipo de máscara não é considerado seguro quando usado de forma isolada. Isso porque ele não consegue bloquear as gotículas de saliva projetadas em direção à área recoberta. O face shield acaba deixando passar ar e aerossóis que vão para os espaços abertos entre o rosto da pessoa e a atmosfera. Já as máscaras como a N95 vedam o espaço se fixando na pele. 

Posso ficar sem máscara ao fazer exercícios ao ar livre?

É fato que as chances de contrair o Coronavírus são bem menores ao ar livre, quando comparadas ao risco de contrair a doença em ambientes fechados. No entanto, é necessário manter a distância de 1,5 metro, usar máscara e higienizar as mãos. 

Lembre-se: os vírus se dissipam quando em exposição à luz solar. E o vento dispersa as gotículas de saliva. Estas, por sua vez, levam os vírus adiante sempre que alguem infectado tosse, fala e espirra.

mascaras2 - Principais dúvidas sobre máscaras respondidas aqui

Crianças podem usar máscaras? 

Pergunta campeã entre as dúvidas sobre máscaras. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, crianças até 5 anos de idade não devem ser obrigadas a usar máscaras. As que têm mais de 12 anos devem usar como os adultos. 

Já o Ministério da Saúde recomenda, no Brasil, o uso de máscaras para crianças acima de 2 anos de idade. Bebês menores não precisam utilizar porque há risco de asfixia, de estrangulamento e de vida.

O que mais é importante na confecção de máscaras de tecido?

Quando confeccionada em tecido, este deve ter uma trama densa de fios. Pule fora dos tecidos translúcidos e daqueles que não permitem transpiração. Quanto mais camadas de pano, melhor. 

Porque assim os aerossóis têm maior dificuldade para penetrar e alcançar a boca e o nariz. A eficácia delas pode chegar a 80%. Prefira os modelos que têm um bolsinho onde pode ser colocado mais um elemento filtrante. 

Por exemplo, um pedaço de filtro coador de café. E mais: máscara de tecido é recomendada para ambientes arejados e devem ser substituídas a cada duas ou três horas.

Além da máscara, o que posso fazer para me proteger e evitar a propagação da COVID-19? 

Devido à vacinação, estamos vivendo agora um periodo de flexibilização. Mas isso não quer dizer ausência de cuidados. O melhor é continuar evitando, quando possível, andar de avião, ônibus, trem e outros meios de transporte nos quais não há como manter a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas. 

Aglomeração nem pensar. Não é hora de frequentar baladas em locais fechados, grandes shows, restaurantes sem ventilação, etc. E usar máscara e álcool em gel. 

Agora que você tirou suas dúvidas sobre máscaras, saiba mais sobre mapeamento genético!

Banner Inferior Desktops - Principais dúvidas sobre máscaras respondidas aqui