Nos últimos anos, muitas empresas passaram a oferecer oportunidades de estágio home office. Assim, os estudantes adquirem experiência e aprimoram seu currículo profissional trabalhando de casa, com todo o conforto.

Você se lembra da pandemia da COVID-19? Naquela época, o trabalho remoto se tornou uma necessidade. Hoje, no entanto, esse tipo de ocupação passou a ser o preferido de um grande número de pessoas. Isso se deve à flexibilidade de horário e a tranquilidade de não ter que enfrentar o trânsito e engarrafamento para chegar ao escritório.

Por outro lado, fazer um estágio home office exige maior disciplina e alguns desafios para manter a produtividade em alta. A seguir, daremos algumas dicas de como começar a sua carreira com um estágio home office. Vamos lá? Acompanhe!

Estagio home office Dicas para comecar a carreira 1024x683 - Estágio home office: Dicas para começar a carreira

 

O que é estágio home office?

O estágio home office segue é regulamentado pela Lei nº 11.788/08, a Lei do Estágio. Nesse tipo de contratação, o colaborador deve cumprir uma carga mínima de trabalho. O horário pode ser fixo ou flexível.

A flexibilidade é um grande atrativo desse modelo de trabalho já que assim os estudantes conseguem conciliar os estudos, as atividades acadêmicas e o estágio. Quanto aos equipamentos necessários à realização do trabalho, há duas opções. Algumas empresas fornecem notebook, internet, softwares e outros equipamentos necessários. No entanto, outras exigem que o estagiário já tenha o necessário para realizar o trabalho.

Por isso, antes de iniciar o estágio home office, é preciso saber se conta com o necessário para realizar todas as atividades de forma efetiva.

Quais são as vantagens do estágio home office?

O estágio home office oferece uma série de benefícios para os estudantes como:

Qualidade de vida

O estágio home office é sinônimo de qualidade de vida. A flexibilidade permite equilibrar atividades físicas, estudos, vida pessoal e trabalho de forma saudável. Além disso, elimina o estresse, reduzindo o tempo perdido no transporte público no deslocamento para o trabalho.

O estágio home office permite ainda que o estudante preste serviços para empresas localizadas em qualquer cidade do país e até do mundo. Não há limitações geográficas.

Desenvolve de novas habilidades

Quem opta pelo estágio home office aprende a gerenciar o tempo e a realizar as tarefas com certa autonomia. Habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. Além disso, o estudante aprende a utilizar ferramentas, softwares e aplicativos que tornam a rotina mais simples e ágil.

Quais são os desafios do estágio home office?

Já os desafios do estágio home office são os seguintes:

Falta de interação face a face

Quem faz um estágio home office tem pouca interação com supervisores e colegas de trabalho. Há quem ache isso um tanto quanto solitário. De fato, há quem não abra mão de encontrar os colegas de trabalho e não se adapta ao modelo de trabalho remoto.

Além disso, a distância limita o aprendizado devido à demora em conseguir conversar com os supervisores e a um feedback pouco assertivo.

Quais sao os desafios do estagio home office 1024x683 - Estágio home office: Dicas para começar a carreira

Excesso de distrações

O ambiente doméstico tem muitas distrações. Televisão, sistema de som e uma abundância de lanches sempre disponíveis. De fato, fora do escritório, é um desafio não dar o play no último episódio da sua série favorita ou entrar em um app de jogos sempre que tiver vontade e manter o foco nas tarefas do dia.

Como se manter mais produtivo no estágio home office?

Para se manter mais produtivo no estágio home office, siga as seguintes dicas:

Estabeleça uma rotina

Definir uma rotina com horários fixos para começar e terminar o trabalho ajuda a manter o foco. Também evita que o trabalho se acumule e que você tenha que correr para dar conta das tarefas.

Monte um espaço exclusivo para o trabalho

Decore um cantinho na sala, do quarto ou monte um escritório onde será realizado o estágio home office. Isso ajuda a focar no trabalho e evita distrações. Criar um espaço dedicado ao trabalho também melhora a separação entre a vida pessoal e a profissional ou a se desligar do trabalho no fim do expediente.

Defina metas claras

Estabelecer metas diárias e semanais ajuda a cumprir o cronograma de trabalho e evita que as tarefas não sejam finalizadas no prazo. Isso também evita a procrastinação, principal inimiga da produtividade.

Use boas ferramentas de comunicação

Mantenha contato constante com supervisores e colegas de trabalho por meio de aplicativos, e-mail e outras de comunicação. Além de melhorar a interação, essa ação é fundamental para tirar dúvidas e receber o suporte necessário para a execução do trabalho.

Faça pausas programadas

Não deixe de incluir pausas durante a jornada de trabalho. O ideal é trabalhar por cinquenta minutos e descansar por dez. Essas pausas aumentam a concentração, fazendo com o trabalho seja finalizado mais rapidamente e com mais qualidade.

Essas estratégias permitem tirar o máximo proveito de um estágio home office, proporcionando boas oportunidades de crescimento profissional e preparando o profissional para atuar em um mercado cada vez mais digitalizado.

Como conseguir um estágio home office?

Quem cursa uma faculdade ou um curso técnico pode se candidatar para um estágio home office no banco de talentos da instituição de ensino onde está matriculado. Muitas instituições têm parceria com empresas e oferecem oportunidades de estágio com certa frequência.

Outra opção é construir uma rede de contatos com alunos, professores, recrutadores e profissionais da área onde você quer atuar para encontrar oportunidades de estágio home office. Além disso, participar de projetos de pesquisa, grupos de estudo, workshops, congressos e feiras enriquece o currículo e oferece uma boa oportunidade de complementar o currículo.

Site como o LinkedIn, Indeed e Catho também oferecem oportunidades de estágio home office em empresas de todos os setores. Outra forma é seguir as empresas nas quais você gostaria de trabalhar nas redes sociais e se candidatar às vagas disponíveis.

Você também pode entrar em contato diretamente com a empresa onde você quer trabalhar e verificar se alguma das oportunidades de estágio home office abertas estão de acordo com o seu perfil.

Gostou do conteúdo? Então, comente conosco e com os demais leitores do blog da Séculos o que você acha do estágio home office e se você já atua na área na qual estuda!