Praticar mindful eating significa manter uma alimentação consciente no dia a dia. É uma prática que envolve colocar atenção plena ao ato de comer, focando no momento presente e sem distrações. Abrange, também, aproveitar ao máximo todas as sensações físicas e emocionais relativas ao processo alimentar.

mindfuleating - Mindful Eating: Cultive uma relação saudável com a comida

Essa abordagem, além de promover uma relação mais saudável e equilibrada com a comida, ajuda as pessoas a reconhecerem seus próprios sinais de fome e saciedade. Outro aspecto importante a destacar é que quanto mais cada item à mesa é saboreado de forma mais lenta e consciente, melhor a absorção dos alimentos.

Tudo isso faz com que o praticante de mindful eating faça escolhas cada vez mais conscientes e nutritivas, sem culpa ou crenças limitantes acumuladas ao longo da vida. Com o tempo de prática, se melhora a saúde física e mental de forma duradoura, trazendo maior bem-estar.

Por que o mindful eating é importante?
 

 

A importância crescente do mindful eating está relacionada a diversos fatores. Um deles é o aumento de problemas como obesidade, transtornos alimentares e estresse relacionado à alimentação. Afinal, ao cultivar uma atitude de aceitação em relação à comida e ao corpo, os padrões de alimentação disfuncionais são superados.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com algum transtorno alimentar. Entre eles, anorexia, bulimia e compulsão alimentar. O mindful eating é um grande aliado para melhorar a qualidade de vida, podendo contribuir no tratamento desses transtornos.

Ao praticar a alimentação consciente, o indivíduo se torna capaz de se reconectar ao seu organismo, respeitando suas necessidades físicas e emocionais. E de desenvolver uma relação mais positiva, saudável e consciente com a comida, evitando comer em excesso ou compulsivamente.

Com isso, manter um peso saudável de forma natural e equilibrada e uma maior imunidade são apenas consequências naturais.

Confira, agora, os benefícios psicológicos do mindful eating:

  • Redução da ansiedade;
  • Redução do estresse relacionado à alimentação;
  • Aumento da autoconsciência;
  • Aumento da autoaceitação;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora da relação com o próprio corpo;
  • Melhor imagem corporal;
  • Maior segurança.

Benefícios físicos do Mindful Eating

  • Melhora da digestão e absorção dos nutrientes;
  • Regulação do peso corporal;
  • Prevenção de transtornos alimentares;
  • Aumento da qualidade do sono;
  • Potencialização dos níveis de energia;
  • Promoção de uma vida mais saudável no geral.

mindfuleating2 - Mindful Eating: Cultive uma relação saudável com a comidaComo cultivar uma relação saudável com a comida?

Esteja presente, de fato, no momento das refeições, saboreando cada alimento e mastigando lentamente. Tanto na hora da compra quanto na hora da refeição, use todos os sentidos na escolha dos seus alimentos. Confira aparência, cores, aromas, texturas e gosto de cada item. Aproveite para experimentar e se adaptar a novas dietas,

Faça questão de conhecer a qualidade, origem e processos dos alimentos e dos ingredientes que compõem as receitas. Bem como suas sensações antes, durante e depois das refeições. Preste atenção primeiramente aos sinais de fome e num segundo momento aos sintomas de saciedade.

Observe, também, as emoções, sentimentos e mecanismos de pensamento despertados na hora de degustar cada alimento. Aprecie o local onde as refeições são realizadas e as companhias se houver. Por fim, seja grato pelos alimentos de cada refeição.

O maior desafio para praticar o mindful eating de forma consistente e consciente é superar os desafios que surgem no dia a dia. Por exemplo, fugir das distrações durante as refeições – principalmente as do celular -, assumir hábitos alimentares automáticos, evitar a pressa e a falta de tempo para comer e atender demandas de filhos, colegas de trabalho e outras.

E se falhar um dia ou uma semana?

Sempre que iniciamos um novo processo na nossa rotina diária, corremos o risco de falhar em qualquer momento. Mas isso não impede que se retorne ao objetivo inicial com determinação e disciplina. Evite a autopunição e reassuma o que já vinha praticando.

No mindful eating também é assim. Supondo que você não dê atenção plena à sua alimentação em uma ou mais refeições. Não será necessário fazer longos períodos de jejum para compensar ou adotar uma dieta maluca por conta própria e de um dia para o outro.

Respeite e escute o seu organismo. Retorne aos hábitos saudáveis e siga novamente as dicas que você leu acima. Lembre-se que mindful eating é equilíbrio. E que comida não é um prêmio, nem castigo. A alimentação e todos os seus nutrientes são um presente no nosso cotidiano e devem ser degustados com calma e sem estresse.

Mindful eating emagrece?

Se quem pratica o mindful eating emagrece é uma dúvida de muitos. Aqui cabe esclarecer que sim, é um movimento que pode contribuir indiretamente para a perda de peso de modo saudável. Isso porque a atenção plena à alimentação auxilia a pessoa a mudar a sua visão sobre a comida e a aprimorar seu relacionamento com ela.

No outro lado da mesma moeda, como já dissemos, o mindful eating evitar o consumo exagerado de alimentos, cuidando dos transtornos alimentares. E como estes podem gerar o aumento de peso, o que se conquista é o peso ideal para sua compleição física.

Mas certamente o emagrecimento não é o objetivo primordial desta prática. É sim uma mudança na sua relação com a comida, na medida em que se estabelece hábitos alimentares mais saudáveis e incentiva o consumo de alimentos mais diversos e naturais.

Vale lembrar que se emagrecer está entre os seus objetivos, existem outras práticas saudáveis que você pode adotar na sua rotina e que propiciam a perda de peso. Entre elas, a atividade física regular, a prática de meditação e yoga, aumento do consumo de água e restrição calórica com acompanhamento de um nutricionista profissional. 

Veja como o mindfulness no trabalho garante menos estresse e mais produtividade!