A curiosidade é um motivador poderoso que você pode colocar à sua disposição. A necessidade de saber mais ou de compreender é uma característica humana profundamente arraigada que todos nós temos em vários graus. Nesta postagem, se você não sabe o que é machine learning.

machinelearning - O que é machine learning e como ele impacta na sua vida

3d rendering robot learning or machine learning with education hud interface

 

Você sabia que pode usar os aspectos que o fascinam sobre o que é machine learning como pedras de toque? Antigamente, as experiências com as máquinas eram uma chatice. “Aperte um botão”, “puxe uma alavanca” e “execute a tarefa”.

Décadas mais tarde, com a subsequente inovação em computação, as máquinas se transformaram em suas versões ultra inteligentes, de autoaprendizagem e automatizadas. Hoje, elas varrem a paisagem humana.

Assim, sabendo o que é machine learning, a tecnologia está se reinventando, as máquinas são cada vez mais personalizadas e as experiências humanas interagem com esse aprendizado. Mas o que é machine learning?

O que é machine learning

Na verdade falar o que é machine learning é dizer que se trata de um ramo da inteligência artificial (IA) mas também um conceito no mundo digital de hoje. Em essência, trata-se de programar máquinas para infundir a capacidade de autoaprendizagem, que usa tecnologia Big Data. Assim, as informações extraídas de vários pontos de contato são analisadas e usadas para prever intenções inteligentes.

E, a boa notícia é: a mais recente tecnologia está avançando de forma consistente e revoluciona todas as facetas de nossas rotinas. Os seres humanos tiveram sua primeira experiência com o que é machine learning quando assistentes pessoais controlados por voz (Alexa, por exemplo) foram lançados.

Esses dispositivos são um novo normal com a tendência de aumento de casas inteligentes e carros sem motorista – que antes eram uma fantasia de ficção científica por excelência, fazem parte do nosso presente e cotidiano.

Inicialmente, a ideia de máquinas inteligentes era absurda. No entanto, com a capacitação e evolução do que é machine learning, em nossas vidas diárias, a paisagem humana está mudando radicalmente.

A seguir, mencionamos alguns exemplos maneiras pelas quais o machine learning está revolucionando nossas vidas. Vamos mergulhar de cabeça.

Saúde

Os efeitos do aprendizado de máquina na saúde se concentra na análise e interpretação de padrões e estruturas de dados. Se alguma correção, tratamento ou diagnóstico for identificado, o algoritmo pode incorporar essa informação para melhorar sua futura tomada de decisão. Assim, o machine learning pode analisar dados em telemedicina. Também é importante na identificação de doenças e resultados esperados de riscos.

machinelearning2 - O que é machine learning e como ele impacta na sua vida

 

Educação

É verdade que os professores não podem ser substituídos por robôs, mas com certeza, eles podem ser auxiliados pela diversidade que o machine learning oferece aos seus métodos de ensino.

Os recursos são usados ​​para avaliar a compreensão acadêmica do estudante, analisar a maneira como ele percebe o conhecimento e criar um plano personalizado que pode ajudar a focar no atributo saudável dele especificamente.

Indústria

Na manutenção preditiva e monitoramento de condições. Por exemplo, na otimização da demanda e fornecimento de energia. Nos espaços de produção, uma única pessoa não pode mais monitorar várias câmeras de vídeo.

O sistema de video vigilância, hoje em dia, é alimentado por machine learning que permite detectar crimes antes que eles aconteçam. Ajudando a melhorar os serviços de vigilância, isso acontece com o aprendizado de máquina fazendo seu trabalho no back-end.

Comércio

No Varejo e no uso de marketing de cross-channel. Além disso, nos serviços financeiros, trabalha com a análise e regulamentação de risco de mercado, ou precificação dinâmica. Além disso, plataformas de mídia social estão utilizando o aprendizado de máquina para seus próprios benefícios e para o usuário.

Por exemplo, o Facebook avisa continuamente os amigos com os quais você se conecta, os perfis que você visita com frequência, seus interesses, local de trabalho ou um grupo que você compartilha com alguém etc. Ainda na informática, existem várias abordagens de filtragem de spam que os clientes de e-mail usam, baseados em machine learning.

Milhões de sites oferecem a opção de conversar com o representante, mas na maioria dos casos, você fala com um chatbot. Eles avançam com a tecnologia, e tendem a entender melhor as consultas do usuário e atendê-los com melhores respostas.

Junto a isso, o refinamento dos resultados do mecanismo de pesquisa do Google usam a mesma tecnologia para melhorar os resultados da pesquisa para você.

Ainda no comércio, as recomendações de produtos refinam a experiência de compra, com base no seu comportamento com o site/aplicativo,  e também ajudam na detecção de fraude online.

Transporte

Em previsões de tráfego, hoje em dia, todos nós temos usado serviços de navegação como o GPS. Enquanto fazemos isso, nossos locais e velocidades atuais estão sendo salvos em um servidor central para gerenciar o tráfego.

O machine learning em tais cenários ajuda a estimar as regiões onde o congestionamento pode ser encontrado com base nas experiências diárias.

Assistentes pessoais virtuais

Por exemplo, Siri, Alexa e Google Now são alguns dos exemplos populares de assistentes pessoais virtuais. Como o nome sugere, auxiliam na busca de informações, quando solicitados por voz. Tudo o que você precisa fazer é ativá-los e perguntar: “Qual é a minha programação para hoje?”, “Quais são os voos de São Paulo para Porto Alegre?” ou perguntas semelhantes.

Para responder, seu assistente pessoal procura as informações, relembra suas dúvidas relacionadas ou envia um comando a outros recursos (como aplicativos de telefone) para coletar informações. Os assistentes virtuais são integrados a uma variedade de plataformas como Amazon Echo e Google Home, em smartphones como Samsung e apps como Google Allo.

Sabendo o que é machine learning agora, por que é importante?

Os dados são a força vital de todos os negócios, certo? Decisões baseadas em dados fazem cada vez mais a diferença entre acompanhar a concorrência ou ficar para trás. Com o machine learning, a chave para desvendar o valor de dados corporativos e de clientes, e na ciência, na adoção de decisões, mantêm a estratégia sempre na vanguarda.

Assim, sabendo o que é machine learning de forma correta, percebemos como a evolução de padrões e de projetos de análise de algoritmos, permitem recolher dados e tornar possíveis previsões ou decisões baseadas neles.

Principais considerações e implicações

Há certos componentes morais, em que uma máquina exerce como resultado direto de dados que recebe. Porém, uma das consequências é que, com base na entrada de dados, as máquinas podem ser treinadas para trabalhar contra o interesse de alguns ou serem tendenciosas.

Assim, a falha em eliminar a tendência de um algoritmo pode produzir resultados que não correspondem aos padrões morais de uma sociedade. Mesmo assim, pesquisadores, cientistas e especialistas acreditam que o machine learning não será prejudicial à sociedade. Alguns acreditam que com a Inteligência Artificial, pode-se ser desenvolvida para espelhar o cérebro humano e obter um tipo de “psicologia humana” para melhorar a sociedade.

Hoje, sabendo o que é o machine learning e como ele atua também torna possível prever a probabilidade de um ataque cardíaco, por exemplo. Por isso, em um hospital, uma previsão de 80% daria a um médico horas para intervir antes da ocorrência do evento com risco de morte.

E você? Agora que sabe o que é machine learning, está preparado para um novo futuro? Deixe seu comentário aqui abaixo!