Diga a verdade: você sabia que existem diferentes tipos de relógio? Pois é! A princípio, quando falamos sobre o assunto costumamos lembrar somente das versões clássicas de pulso.

Entretanto, este mercado é muito mais vasto do que parece. Com o passar do tempo, e diante da necessidade do público, as marcas começaram a elaborar versões diversas, a fim de levar mais praticidade para o nosso dia a dia e, de quebra, nos ajudar a ter mais estilo.

Dito isto, e caso você tenha interesse por esse tema, te convidamos a se aprofundar neste post especial. A seguir, conheça os principais tipos de relógio, entre antigos e atuais, e escolha o seu favorito.

Os principais tipos de relógio: conheça os 5 mais usados até hoje

Há séculos, ou melhor, desde o início de nossa civilização, os homens buscam maneiras de compreender melhor a passagem do tempo. Diante disso, pessoas de diferentes culturas e regiões começaram a desenvolver técnicas para se aprofundar nessa grandeza física.

A partir de então, foi criado o relógio — um artigo que, até os dias de hoje, se mantém presente em nosso cotidiano. A verdade é que, ao longo dos anos, tal acessório deixou de ser apenas um item responsável por marcar o tempo, nos ajudando também a ter estilo e usufruir de outros recursos interessantíssimos.

Seja como for, o que acha de entender quais são os tipos de relógio que mais se destacaram até o momento? Nos próximos tópicos, te mostramos um pouco a respeito de cada um deles. Veja!

tiposderelogio2 - Tipos de relógio: veja 5 modelos e as suas características!

1. Relógio de pulso

Para começar, não podemos deixar de citar o relógio de pulso. Inicialmente, tal modelo foi criado por volta do século XVIII, por Abraham Louis Breguet, com o objetivo de presentear a irmã de Napoleão Bonaparte, também conhecida como princesa de Nápoles.

Entretanto, a versão se popularizou na Primeira Guerra Mundial pelos soldados que desejavam ter mais praticidade e estratégia durante os combates.

Já no Brasil, o artigo ficou conhecido graças à Santos Dumont, que utilizava um modelo desenvolvido por Louis Cartier. Não à toa, até 2024 o acessório se mantém em destaque em nossa sociedade, sendo o modelo mais comum e procurado pelos consumidores.

2. Relógio de bolso

Aqui, também vale citar as versões de bolso. Muito presente nos livros e filmes antigos, esse modelo é bastante famoso. Entretanto, e ao contrário dos itens de pulso, este é movido à corda, tendo sido criado em meados de 1500, na Alemanha.

Naquele período, o artigo foi desenvolvido como uma forma de agregar status e prestígio, principalmente para aqueles que pertenciam às altas classes sociais — os aristocratas.

E como o seu nome nos revela, o artigo apresentava um design pequeno, a fim de facilitar o seu armazenamento no bolso. Alguns modelos ainda eram fabricados totalmente em ferro, contando com um mecanismo complexo em seu interior. A corda, por sua vez, durava somente quarenta horas seguidas e era confeccionada a partir de pêlos de porco.

O mais interessante? O relógio de bolso serviu como um verdadeiro divisor de águas, surgindo como uma referência para que, anos mais tarde, os fabricantes desenvolvessem produtos aprimorados e cada vez mais modernos.

tiposderelogio1 - Tipos de relógio: veja 5 modelos e as suas características!

3. Relógio digital

As décadas passaram e, em 1961, o engenheiro britânico Thomas Bromley deu vida ao primeiro relógio digital.

De modo geral, o item apresentava um funcionamento composto por pulsos elétricos, desenvolvidos a partir de uma espécie de cristal piezoelétrico. E o seu grande diferencial? Tal versão mostra as horas em um cristal líquido ou visor de LED, descartando assim, o uso dos ponteiros.

Até hoje, os relógios digitais são bastante utilizados, seja no pulsos dos usuários ou na própria decoração de um lar — aparecendo em mesas laterais e nas paredes dos ambientes. Isso porque, essa alternativa é ideal para quem tem uma certa dificuldade de identificar as horas pelas versões tradicionais, compostas por ponteiros.

Fora isso, esses itens possuem um visual exclusivo, carregando uma estética urbana, mais casual e repleta de personalidade. Vale experimentar!

4. Relógio de quartzo

Seguindo com o nosso post sobre os tipos de relógio, temos os modelos de quartzo. Isso mesmo! Em linhas gerais, essas versões contam com o quartzo como dispositivo de cronometragem.

Explicamos: como é sabido, os relógios necessitam de um mecanismo para controlar o tempo. E, na maioria das vezes, isso acontece com a ajuda das engrenagens, no caso dos analógicos; ou dos contadores digitais, encontrados nos modelos digitais.

Assim sendo, por volta de 1920, alguns pesquisadores descobriram que o quartzo era um material excelente para ser integrado em um relógio — especialmente, por possuir propriedades piezoelétricas.

Nesse caso, os modelos em quartzo apresentam uma célula de bateria, responsável por fornecer uma corrente elétrica e, a partir disso, recarregar um microchip que envia correntes elétricas para o quartzo, o fazendo vibrar.

Dessa maneira, o motor do sistema consegue mover os ponteiros presentes no mostrador, utilizando engrenagens. Tudo isso, com uma excelente eficiência e alta precisão.

5. Relógio de sol

Para finalizar o nosso post sobre os tipos de relógio, temos aqui um modelo bastante interessante: o relógio de sol. Resumidamente, essa versão foi a primeira criada para medir o tempo, sem ter uma data exata para o seu surgimento.

Ainda assim, alguns historiadores acreditam que o seu desenvolvimento se deu ainda na civilização egípcia em, aproximadamente, 1500 a.C. Trata-se de um modelo que conta com um ponteiro vertical — também conhecido como gnômon. Este, por sua vez, se mantém alinhado com o eixo de rotação do planeta Terra.

Já conforme o sol se mexe, ele faz sombras em diferentes locais, indicando assim, as horas. Obviamente, porém, essa versão não apresenta a mesma precisão que os modelos mais modernos, já que não conta com a representação dos segundos e dos minutos.

Bônus: outros relógios que merecem a sua atenção

  • Smartwatches, conhecidos como “relógios inteligentes”;
  • Relógios analógicos com carregamento por energia solar;
  • Relógios mecânicos;
  • Relógios de pêndulo;
  • Ampulhetas.
tiposderelogio3 - Tipos de relógio: veja 5 modelos e as suas características!

E então, após essa leitura completa você conseguiu entender quais são os principais tipos de relógio, as suas características e vantagens? Esperamos que sim!

Agora, aproveite este momento para acessar o site da Seculus e garantir o modelo perfeito para te acompanhar em diferentes ocasiões.

Lá, você encontra modelos que vão desde os clássicos até os mais modernos todos com excelente custo-benefício e estilo de sobra. Corra!