Na antiguidade, era difícil acreditar que um dia seria possível medir e até prever o tempo. Afinal, as pessoas tinham o costume de se orientar apenas por meio do sol, definindo as suas atividades ao longo das estações do ano. Mas, com o surgimento de novas tecnologias, diversas soluções foram criadas para facilitar nossa rotina e promover mais praticidade em diferentes ocasiões.

E os relógios surgiram justamente para nos orientar em todos os momentos do dia, exibindo as horas com precisão. Úteis e funcionais, esses artigos foram conquistando importância e glamour, marcando presença na moda e na vida social, nos ajudando a elaborar combinações sofisticadas e capazes de transmitir fielmente a nossa personalidade. Alguns modelos, inclusive, são usados para substituir algumas joias, transbordando requinte, poder e sofisticação.

Assim, que tal se aprofundar no assunto e saber mais sobre a história dos relógios de luxo e como esses modelos ganham, a cada dia, mais destaque no mercado contemporâneo? Neste post, trouxemos informações preciosas que te guiarão ao longo dos séculos até os dias atuais. Confira e inspire-se já!

Desvendando os primórdios da relojoaria

Tudo começou nas civilizações mais antigas, com foco nos egípcios. Inicialmente, esses povos utilizavam os obeliscos como recurso para analisar as movimentações solares e, dessa forma, ter um controle maior a respeito do tempo.

Depois, foi a vez dos chineses darem origem aos chamados relógios de água — ou clepsidras — uma ferramenta que funcionava com a ajuda da força gravitacional. Em seguida, já na Idade Média, os monges descobriram como produzir os chamados relógios mecânicos, instalando esses artigos nas catedrais e em mosteiros.

No entanto, foi a partir do século XVI que a relojoaria passou a ser vista como uma arte. Naquela época, tais artigos eram fabricados em versões de bolso, com designs ornamentados e sistemas precisos, capazes de medir o tempo com alta eficiência.

historiadosrelogiosdeluxo1 - Tudo sobre a História dos Relógios de Luxo: tradição, inovação e fascínio

Mestres relojoeiros: os grandes nomes na história dos relógios de luxo

Ainda no século XVI, a Suíça passou a ser vista como o berço da relojoaria de luxo. O motivo? A região vinha sendo constantemente norteada por inovações diversas, contando ainda com a presença e grande talento de seus artesãos.

Especialmente em cidades como Genebra, uma série de criações tornaram-se populares no mundo inteiro, ganhando prestígio, identidade e sendo, até a atualidade, referência em excelência. Aliás, nessa lista podemos citar uma série de marcas que contribuíram para tamanho sucesso. A seguir, te contamos quais são algumas delas.

Rolex

É difícil falar sobre a história dos relógios de luxo sem citar a Rolex. Criada em 1905, a marca é conhecida mundialmente, sendo sinônimo de design, alta qualidade e durabilidade. Inclusive, a gigante ficou conhecida graças aos modelos Daytona e Submariner, que passaram a ser vistos como ícones de estilo no universo esportivo; já os modelos Datejust e Oyster Perpetual são os favoritos de quem não abre mão da estética tradicional.

Patek Philippe

Temos aqui outro nome de peso na história dos relógios de luxo. Em 1839, a Patek Philippe foi fundada, sendo até os dias atuais conhecida pelo desenvolvimento de modelos fantásticos e ricos em detalhes.

Em muitas de suas criações, por exemplo, é possível encontrar calendários perpétuos, cronógrafos, repetidores de minutos e até as versões de pulso com tourbillon. Todos, feitos cuidadosamente à mão, com movimentos mecânicos de extrema precisão e qualidade. Um deles é o Calibre 89, que possui 33 funções e, para muitos admiradores, é o relógio de luxo mais complexo já criado.

Audemars Piguet

Por último, e não menos importante, podemos citar Audemars Piguet. Fundada em 1875, por Jules Louis Audemars e Edward Auguste Piguet, a marca ficou famosa graças à criação do modelo Royal Oak.

Para quem não sabe, a versão consiste em um item esportivo, altamente luxuoso e que conseguiu revolucionar o mercado por conta do seu design inovador e integrado. Aliás, quer saber de uma curiosidade? Até hoje, este é o relógio mais cobiçado e procurado do mundo, tendo ganhado uma coleção especial em 2022. Bem interessante!

O papel da tradição: técnicas e métodos na relojoaria de luxo

Quando falamos sobre relógios de luxo, muitas pessoas podem se perguntar: afinal, o que leva um acessório a ser considerado “de luxo”? Bem, para ser visto como “especial”, o artigo precisa contar com alguns elementos básicos que, na prática, vão torná-lo um verdadeiro objeto de desejo entre um público cada vez mais seleto. São eles:

  • os materiais: de nada adianta elaborar um relógio com um design exuberante se, no fim das contas, os materiais utilizados em sua fabricação não apresentam boa procedência. Assim, as marcas mais cobiçadas do mundo desenvolvem os seus modelos utilizando Ouro, Titânio, Platina, Diamantes, Aço Inoxidável e demais matérias-primas cuidadosamente selecionadas.
  • o artesanato: um relógio de luxo precisa ser desenvolvido pelas mãos de artesãos experientes. Estamos falando de profissionais que passam muitas horas trabalhando para conquistar resultados perfeitos, oferecendo peças funcionais, ricas em detalhes e capazes de se assemelhar a obras de arte.
  • a precisão: para informar as horas com excelência, é preciso que o movimento do relógio de luxo seja formado por uma série de peças minúsculas. Juntas, elas garantem uma funcionalidade impecável, capaz de acompanhar o usuário por muitos anos.
  • a exclusividade: para amplificar o desejo pelos relógios de luxo, muitas marcas costumam lançar coleções limitadas, como aquelas criadas especialmente para os colecionadores. Em alguns casos, as grifes permitem que os seus clientes personalizem os seus modelos, seja adicionando iniciais no mostrador ou incluindo qualquer outro elemento que faça com que a peça se torne única.
historiadosrelogiosdeluxo2 - Tudo sobre a História dos Relógios de Luxo: tradição, inovação e fascínio

E então, gostou de conhecer mais sobre a história dos relógios de luxo? Esperamos que essas informações tenham ajudado você a mergulhar de vez neste universo tão rico e inspirador!

Agora, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e fazer com que mais pessoas confiram este conteúdo. Com certeza, os seus contatos vão adorar!