Você sabe o que são as cervejas artesanais brasileiras? Há diversos tipos de produtos artesanais e eles apresentam em comum fato de contar com ingredientes especiais, serem produzidos em pequenas escala, mas focar em produtos de alta qualidade.

Pelo fato de ter uma qualidade diferenciada, as cervejas artesanais têm sido cada vez mais consumidas e, consequentemente, a demanda por elas têm aumentado. Por esse motivo, neste conteúdo destacaremos o que são as cervejas artesanais, quais são as diferenças para as cervejas comuns e apresentaremos sobre os principais estilos de bebidas. Continue com a gente para saber mais.

iStock1368466118 1 - Tudo sobre as cervejas artesanais brasileiras

O que são as cervejas artesanais?

As cervejas artesanais se caracterizam pelo fato de apresentarem processo produtivo diferenciado e passa por um acompanhamento próximo pelo cervejeiro. Essa terminologia surgiu com o intuito de diferenciar das cervejas industrializadas, pois a produção tem como foco na qualidade da bebida.

Os ingredientes utilizados na produção de uma cerveja artesanal influenciam no sabor diferenciado, pois o cervejeiro procura melhores ingredientes para otimizar o aroma, sabor e qualidade desejados.

As cervejas artesanais apresentam a vantagem de ser fáceis de beber e de produzir, contribuindo para ganharem espaço no mercado cervejeiro global. Vale destacar que elas apresentam uma ampla variedade de cores, gostos e aromas, contribuindo para a sua popularização.

Na maioria das vezes, esse tipo de cerveja apresenta a característica de ser produzido em pequenas quantidades e atendem a região na qual elas estão instaladas.

Qual diferença para as cervejas comuns?

As cervejas artesanais diferenciam das industriais por diferentes motivos. A primeira distinção é que o processo produtivo das cervejas artesanais acontece em menores quantidades, pois o foco é justamente a qualidade da bebida.

Pelo fato de ser feita em menor escala, as cervejas artesanais têm um acompanhamento rigoroso durante o processo produtivo para assegurar que o resultado seja satisfatório.

Quais são os estilos das cervejas artesanais?

Antes de informarmos sobre o tema é importante entendermos o que é a fermentação. Trata-se do processo no qual os microrganismos vivos fazem o consumo de açúcar e transformam em álcool e gás carbônicos e outros produtos.

As cervejas artesanais passam por esse processo de fermentação e basicamente existem três estilos são eles:

  • lager: nesse tipo de fermentação, a levedura faz o consumo do açúcar presente no mosto cervejeiro na parte inferior do fermentador. Por isso, são conhecidas como cervejas com baixa fermentação;
  • ale: elas são de alta fermentação, pois nesse caso a levedura consumo o açúcar na parte superior do fermentador;
  • híbrida: as cervejas desse tipo apresentam características mistas dos dois modelos anteriores.

Quais são as famílias de cerveja artesanal?

Há uma ampla variedade de famílias de cervejas artesanais e elas são divididas em diversas famílias. Cada categoria apresenta características diferentes e vamos destacar sobre elas logo abaixo:

  • família pilsner: apresenta cor clara, baixo amargor e corpo baixo;
  • família porter: caracteriza pelo fato de ser escura, com amargor médio a baixo;
  • família stout: elas apresentam coloração escura e com amargor médio a baixo;
  • estilo witbier: também conhecido como belgian white, trata-se de uma bebida leve que utiliza trigo, semente de coentro e casca de laranja. Geralmente apresenta uma tonalidade mais clara em relação a outros tipos de cerveja artesanal;
  • estilo weiss: esse estilo utiliza trigo na receita da cerveja artesanal e deixa a bebida com turbidez leve;
  • família indiana pale ale: esse estilo se caracteriza pelo fato de utilizar maiores cargas de lúpulo e apresentar amargor de médio alto. Sobre esse tema é importante destacar que há diversos estilos dessa família e elas podem apresentar graduações alcoólicas e percentual de amargor variados.

Quais os ingredientes utilizados na produção da cerveja artesanal?

O principal grão utilizado para a produção da cerveja artesanal é o malte de cevada. Além disso, outros ingredientes são utilizados para produzir a bebida. Entre elas estão a aveia, trigo, centeio, sendo eles malteados ou não.

Na maioria das vezes, os grãos maltados apresentam menos açúcar, otimizando a utilização para o uso da produção da cerveja artesanal.

iStock13072453381 1 - Tudo sobre as cervejas artesanais brasileiras

Qual a origem da cerveja artesanal?

A cerveja chegou no Brasil no período colonial, mas a produção da cerveja Artesanal no Brasil começou de maneira tímida e somente no começo do século XIX. Inicialmente, ela era produzida apenas por Imigrantes e era voltada para o consumo familiar.

A partir do fim do século XIX, a bebida começou a ganhar espaço porque o aumento dos tributos dificultou a importação da cerveja tradicional. Desde então esse mercado passou a se tornar mais competitivo e as cervejarias passaram a investir em produção de bebidascom menor custo e que, ao mesmo tempo, sejam de qualidade.

O consumo de cerveja artesanal tem aumentado muito nos últimos anos, sobretudo a partir dos anos 90 do século passado. Atualmente há diversas cervejarias que se especializam em produzir bebidas artesanais e com diferentes perfis.

Como é possível perceber, as cervejas artesanais brasileiras contam com propriedades que ajudam a valorizar a qualidade da bebida. Por esse motivo, a demanda por esse produto tem crescido e procuramos apresentá-lo para você para te ajudar a ter conhecimentos mais profundos sobre o tema.

Além disso, sabemos que uma cerveja artesanal pode ser bom momento para descontrair com os seus amigos e relaxar no final de semana.

Está como alguma dúvida sobre como funciona as cervejas artesanais brasileiras? Deixe o seu comentário conosco. Vai ser um grande prazer esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema.