Nada melhor do que harmonizar vinho e comida, não é mesmo? Afinal, uma boa bebida anda de mãos dadas com a boa comida. Na verdade, essa combinação é tão perfeita que às vezes é difícil imaginar uma sem a outra.

Harmonizar vinho e comida é como criar uma obra de arte. Um artista experiente diria que os princípios básicos para conseguir uma composição equilibrada são a harmonia e o contraste.

Na arte, para criar uma instalação harmônica você pode combinar duas superfícies vermelhas, uma lisa e outra áspera. Já uma tela pintada de amarelo e vermelho se destaca devido ao contraste dos tons utilizados.

Mas como aplicar essa teoria ao escolher a bebida que mais combine com o jantar?

bae1ddce6d9f6cce1c201f3527a9bb82 - 4 dicas para harmonizar vinho com a comida

Vinho e trufas – Foto: harryanddavid.com

 

1. Harmonia e contraste

Basta optar por um vinho com gosto semelhante ao da refeição (harmonia) ou por um que tenha um sabor exatamente oposto (contraste).

Por exemplo, uma sobremesa a base de leite, que é doce e gordurosa, criará um bom contraste com um vinho ligeiramente ácido, como o Sauvignon Blanc. Já um Chardonnay, encorpado e pouco ácido, irá se harmonizar com o mesmo doce criando uma combinação harmoniosa. Ambas são opções igualmente deliciosas, a escolha dependerá unicamente do seu gosto pessoal.

aae97d012303e32a26e1743a61eed61e - 4 dicas para harmonizar vinho com a comida

Harmonização de espumante com a comida – Foto: drinksfeed.com

2. Vinho e queijo

A primeira regra é procurar vinhos e queijos que tenham a mesma intensidade. Bebidas encorpadas ou com maior teor alcoólico pedem frios de sabor intenso e vice-versa.

Não sabe qual queijo combinar com um vinho de sabor marcante? O ideal são os frios e envelhecidos, por exemplo, harmonize o Cabernet Sauvignon com o parmesão. Nesse caso, o tanino do vinho neutraliza o excesso de gordura do queijo.

Outra regra: combine queijos azuis com os vinhos doces. Parece incomum? Mas acredite, essa mistura funciona perfeitamente bem – a doçura da bebida se harmoniza com o gosto marcante do queijo, ressaltando os dois sabores. Quer um exemplo? Experimente um doce Traminer com um grande pedaço de gorgonzola italiano, você irá se surpreender.

Outro truque é combinar espumantes com queijos cremosos e pegajosos, nesse caso a bebida ajuda a remover o excesso de viscosidades dos frios.

A chave para o sucesso quando o assunto é harmonizar vinho e comida é combinar produtos fabricados no mesmo lugar, ou seja, vinho chileno com queijo chileno. Mas se por acaso você não tiver essa opção, escolha um queijo de minas e um Emmentaler – essas opções combinam com quase tudo.

3. Vinho e carne

Carnes magras como o lombo ou o filé mignon, ficam deliciosas com vinho tinto leve ou de sabor pouco marcante como o Blaufränkisch e Merlot. Prefere carnes gordurosas? Nesse caso, a bebida deve ser mais ousada, encorpada e com mais tanino, como o Cabernet Sauvignon. Como dito acima, o tanino ajuda a neutralizar a gordura, equilibrando a refeição.

Já uma vitela é um prato mais delicado, por isso ao harmonizar vinho e comida prefira bebidas brancas ou rosadas. Ao comer carne de cordeiro, escolha as bebidas mais delicados.

Caso você prefira vinhos mais encorpados, escolha os com mais tanino que o habitual. Você deve ter em mente, no entanto, que o cordeiro assume facilmente o sabor do molho. Assim, combine a bebida com o molho e não com a carne para garantir uma refeição deliciosa.

Aves devem ser degustadas com vinhos brancos ou rosados. Caso você prefira os tintos, escolha os mais leves como o Chardonnay ou o Riesling, que se harmoniza melhor com carnes mais escuras como a do pato ou a do peru.

O Pinot Noir também pode ser apreciado com pratos de aves como frango ou codorna. Aqui, vale a regra: quanto mais leve a carne, mais leve o vinho. Claro, ao harmonizar vinho e comida você também prestar atenção nos acompanhamentos.

Quer se deliciar com carnes suínas? Nesse caso, prefira bebidas mais leves ou de sabor pouco marcante como o Pinot Noir ou o Riesling, suave e fresco. Para saborear um Goulash de Porco, um excelente opção é o Blaufränkisch, bebida de sabor levemente acetinado.

951eda32892bdaa8f405314093ab5e38 - 4 dicas para harmonizar vinho com a comida

Harmonizar vinho com a comida – Foto: br.pinterest.com

4. Vinho e massas

Ao harmonizar vinho e comida italiana, também é preciso observar o molho. Preparos à base de tomate devem ser saboreados com bebidas de corpo médio.

Molhos com carne podem ser saboreados com vinhos tintos mais encorpados e ácidos, que se harmonizam com a acidez dos tomates. Zinfandel, Chianti e Nero d’Avola são boas opções. Molhos a base de queijo pedem vinhos mais encorpados, brancos ou tintos. Pinot Noir, Ribolla Gialla e Chardonnay são as melhores bebidas para saborear esses pratos.

Massas com frutos-do-mar, podem ser apreciadas com vinhos leves ou pouco marcantes como o Pinot Grigio e Muscadet. Prefere macarrão com molho pesto? Opte por vinhos brancos de sabor herbáceo, como o Sauvignon Blanc que também pode ser escolhido para massas preparadas com molhos à base de vegetais.

ae404c16eb21e8ad1bbdb2ac21dfd592 - 4 dicas para harmonizar vinho com a comida

Harmonizar vinho com a comida – Foto: harryanddavid.com

Regras básicas para harmonizar vinho e comida

Algumas regrinhas básicas devem ser observadas na hora harmonizar vinho e comida. Por exemplo, a bebida escolhida deve ser mais ácida ou mais doce do que o prato que você irá saborear.

Vinhos de sabor intenso devem ser escolhidos para acompanhar pratos de sabor igualmente marcante. Já as bebidas mais leves são ideais para quem prefere comer saladas, sopas ou crepes e outras refeições rápidas.

Os vinhos tintos se harmonizam com carnes de sabor acentuado enquanto os brancos são indicados para pratos feitos com peixe e outros frutos-do-mar, que têm sabor mais leve. Já as bebidas mais amargas devem ser saboreadas com refeições ricas em gordura.

Outra dica de ouro, que vale repetir: sempre que possível combine o vinho com o molho, e não com a carne. Bebidas espumantes, rosadas e as brancas, geralmente, criam harmonias contrastantes. Já as tintas permitem misturas mais harmoniosas.

Gostou deste post sobre como harmonizar vinho e comida?Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas como essa: estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!