Você sabe quais são as principais curiosidades sobre o relógio? Trata-se de uma das invenções mais antigas da humanidade e o equipamento é utilizado para as pessoas verificarem as horas.

Por meio desse equipamento tornou-se possível fazer a medição de distintos intervalos de tempo. Entre eles estão o dia, o mês lunar, os anos etc. Com o passar do tempo, diversos modelos de relógio foram surgindo e eles se aprimoraram.

Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo destacaremos as principais curiosidades do relógio e apresentaremos os principais tipos. Acompanhe a seguir.

23704LPSVBS2 6 2 300x200 - 6 curiosidades sobre o relógio

Quais as principais curiosidades do relógio?

Destacamos anteriormente com o relógio é uma das mais antigas e importantes invenções da humanidade. Diante desse cenário é bastante natural que existam diversas curiosidades relacionadas.

Por isso, na sequência do conteúdo vamos destacar para você algumas curiosidades científicas, culturais, históricas e outras relevantes.

1. Ciência que estuda o relógio

A horologia é a área científica que se encarrega em estudar e medir o tempo. Desse modo, ela estuda também os relógios e como fazê-los da forma mais eficiente possível.

2. Relógio mais antigo

O gnômon foi o relógio mais antigo pelo qual se tem notícia. Ele foi desenvolvido cerca de 3.500 anos antes de Cristo, no Egito. Era composto por uma vara fixa no chão e fazia o cálculo do tempo pela variação da sombra. Posteriormente, o relógio foi aperfeiçoado, originando o que conhecemos como relógio solar.

3. Primeiro relógio mecânico

O primeiro relógio mecânico foi inventado no começo do século XIII e utiliza o princípio da oscilação. Eles contam com um objeto que faz o mesmo movimento várias vezes em um mesmo período.

4. Relógio com mais precisão

O relógio atômico, até o momento, foi o relógio com maior precisão que já foi inventado pelo homem. Ele atrasa apenas 1 segundo a cada 65 mil anos.

5. Relógios modernos

Os relógios modernos também utilizam o princípio da oscilação que repetem o mesmo padrão de movimento em um tempo específico.

Vale destacar ainda que há uma ampla variedade e entre eles estão os mecânicos, os digitais e os smartwatches. Muitos deles são conectados com outras ferramentas tecnológicas.

Os smartwatches possibilitam que a pessoa, por exemplo, leia mensagens de WhatsApp, faça ligações e conte como outros recursos tecnológicos desde que elas tenham conexão com a internet.

Os modelos mais novos, portanto, fazem parte de um conjunto de transformações tecnológicas e muitas delas têm se marcado pela conectividade entre diversos dispositivos.

Diante dessa característica e pelo fato de ser uma novidade, esse tipo de relógio tem sido cada vez mais demandado no mercado. Trata-se de uma ótima ideia para demonstrar que você é uma pessoa moderna e que está sempre aberta a novidades.

6. Relógios em países de língua inglesa ou importados

Alguns modelos de relógio são de 12 horas. Essa questão acontece nos países de língua inglesa, pois nessas regiões o horário não é contabilizado no formato pelo qual estamos acostumados que é o 24 horas.

Por isso, muitos relógios importados dos países originários da língua inglesa marcam AM ou PM após os números. O AM significa antes do meio dia e o PM após o meio dia.

44077G0SVNA2 5 2 300x200 - 6 curiosidades sobre o relógio

Quais são os tipos de relógio?

Existem diversos tipos de relógio e os modelos existentes vão dos mais modernos até os mais primitivos. Desde dessa relevante invenção na história da humanidade foram construídos diversos tipos e vamos estar sobre eles logo abaixo:

  • ampulheta: também conhecido como relógio de areia, trata-se de um dos mais antigos instrumentos para se medir o tempo. A ampulheta é feita por um recipiente de vidro que é dividido em dois compartimentos simétricos. Os grãos de areia vão caindo aos poucos e quando ao fazer a metade total da parte superior é porque passou-se um tempo específico;
  • relógio de bolso: esse modelo de relógio se caracteriza pelo fato de ser compacto. Na maioria das vezes, ele é feito de ferro e apresenta a característica de ser prático, pois pode facilmente ser transportado. Esse modelo foi inventado por volta de 1500 em Nuremberg, na Alemanha, e ainda é um dos tipos de relógio mais encontrados;
  • relógio digital: utiliza meios eletrônicos para controlar as horas. É um dos modelos mais modernos atualmente e desde o século XX tem ganhado cada vez mais espaço no mercado;
  • relógio de pulso: foi o primeiro relógio utilizado pelas pessoas. Inicialmente, era percebido como um dos sinais de riqueza, pois eram raros. Com o passar do tempo, porém, tornou-se popular e desde o século XX passou a ser utilizado por mais pessoas;
  • relógio de quartzo: também produzido no final do século XX, ele se caracteriza pelo fato de utilizar vibrações mecânicas, garantindo a precisão do equipamento.

Destacamos neste conteúdo que o relógio é uma das invenções mais antigas da humanidade. Ele surgiu em um contexto de necessidade na qual fez necessário fazer a medição do tempo.

Com o passar dos os anos os modelos foram se aprimorando. Nesse contexto começaram a surgir algumas curiosidades e procuramos compartilhar aqui para que você tenha mais conhecimento em relação a história dessa importante invenção.

Este conteúdo no qual destacamos as principais curiosidades sobre o relógio foi útil para você? Deixe o seu comentário no post e compartilhe com a gente sua opinião sobre essa importante invenção da humanidade.