ler - Como ler mais na era dos vídeos
Ler mais

Muita gente adora a companhia de um livro para adentrar novos e incríveis universos. No entanto, nem sempre é fácil ler mais na era da comunicação digital. As redes sociais são uma tentação que está sempre a poucos cliques de distância e com tanto conteúdo online disponível, abrir um livro acaba se tornando uma tarefa que a maioria das pessoas deixa para depois.

No entanto, ler é um prazer que traz muitos benefícios à saúde. O hábito estimula a criatividade e ajuda as pessoas a entender melhor diferentes aspectos da vida e até do universo. Além disso, os jovens que leem histórias que não fazem parte das leituras obrigatórias da faculdade, recebem salários maiores ao se formar. Para os especialistas, isso se deve ao fato dessas pessoas terem mais facilidade de entender o mundo que as cerca.

Quer começar um livro mas sempre deixa para amanhã? A seguir, daremos algumas dicas de como ler mais na era dos vídeos e dos streamings. Vamos lá? Acompanhe!

Como ler mais na era dos vídeos

1. Use um pouco de matemática

Você é uma traça devoradora de livros ou gosta de saborear cada palavra bem devagar? Seja qual for o seu estilo, para ler mais é importante estipular uma meta. Suponha que você queira ler 36 livros por ano, ou seja, serão 3 por mês, um a cada 10 dias. Como cada livro tem, em média, 300 palavras, você precisará ler 30 páginas por dia.

Depois disso, considere o tempo que você tem para ler. Você lê no transporte público ou antes de dormir? Tem muito tempo disponível ou apenas alguns minutos? Também é importante considerar seu tempo médio de leitura. Se você vira uma página a cada 4 minutos, levará cerca de 20 minutos para ler 10 páginas e 60 minutos para bater sua meta diária.

Claro, isso também varia com o tipo de leitura. Quadrinhos são mais fáceis de ler do que os livros tradicionais. Após analisar todos esses pontos, faça uma lista do que você já leu e do quanto ainda falta. Assim, você poderá calcular quantas páginas ler por dia para cumprir a sua meta.

2. Priorize o que dá prazer

Segundo uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, quem lê ficção científica entende melhor diferentes aspectos de um mesmo assunto. Ou seja, a leitura torna mais fácil encontrar alternativas para os problemas do dia a dia.

Além disso, durante a leitura diferentes áreas do cérebro são estimuladas. É o que mostra um estudo da Universidade de Stanford. Ao ler Jane Austen, por exemplo, o fluxo sanguíneo aumenta em certos locais do órgão. De fato, prestar atenção em textos literários requer coordenação e a ativação de diferentes funções cognitivas.

Por isso, que tal aproveitar um tempinho livre para começar aquele romance que você quer ler há um tempão?

A lógica aqui é hierarquia. Você gosta de ler certo? Quer colocar a leitura em dia? Então, não perca tempo na frente do notebook: abra um bom livro e embarque sem medo em um novo universo.

3. Encontre um amigo de leitura

Amigo que é amigo lê o mesmo livro. Esse ajuste ajuda a entender melhor os pormenores da obra e a tirar dúvidas sobre um detalhe ou outro. Como a literatura é subjetiva, um livro acaba sendo percebido de forma diferente por quem o lê. Por isso, dialogar e trocar impressões motiva a leitura e adiciona mais camadas à história.

4. Participe de um clube do livro

Também vale participar de um clube de leitura ou de clube do livro. Nesse caso, o grupo escolhe um livro e os integrantes terminam a leitura até uma data pré-determinada. Em geral, esses leitores operam com recortes. Por exemplo, há clubes de literatura japonesa, de romances do século XIX e até de mistério.

Um clube de leitura pode ter encontros presenciais ou virtuais. No segundo caso, os participantes se reúnem por meio de ferramentas como o Zoom e discutem pontos marcantes e qual a interpretação de cada um sobre determinada situação.

5. Use a tecnologia a seu favor

Quer ler mais, mas não abre mão de um pouco de tecnologia? Há livros não analógicos, como os e-books que além de poderem ser lidos em apps no tablet ou no celular contam com ótimas ferramentas de busca.

Agora, se você não resiste a uma notificação e acaba interrompendo a leitura para entrar nas redes sociais, desative o Wi-Fi enquanto passa as páginas. Ler é um prazer, mas exige atenção. Por isso, não deixe que as piadas do grupo da família tirem a sua concentração.

6. Frequente bibliotecas públicas

Várias cidades do país têm bibliotecas públicas onde dá para pegar livros emprestados por algumas semanas. Assim, você não vai precisar comprar um livro ou um e-book, basta escolher um volume nas prateleiras.

Clássicos da literatura e livros premiados são os mais fáceis de encontrar. No entanto, alguns espaços contam com um acervo bastante diversificado, onde dá para ler alguns lançamentos e conhecer obras pouco comentadas.

Vale observar que, em geral, as bibliotecas têm espaço para leitura, onde dá para fugir da rotina e se dedicar a um conto com todo o conforto. Além disso, com a carteirinha em mãos fica fácil acompanhar os livros que você já leu e quanto tempo demorou para terminar cada volume.

7. Ouça um livro

Mesmo com tantas opções, pode ser que algumas pessoas não consigam mesmo parar alguns minutos e abrir um livro. Mas tem solução! Várias editoras têm se dedicado ao lançamento de audiobooks, formato que ganhou muitos adeptos devido ao boom dos podcasts.

O perfil dos consumidores dos audiobooks é de jovens, na faixa de 25 a 34 anos, que não têm o hábito de ler, mas consomem muito material digital. Pessoas muito ocupadas ou multitarefas também procuram bastante os últimos lançamentos de livros em áudio.

Uma das vantagens desse formato é que ele é muito democrático. Pessoas que não sabem ler muito bem ou estão com a vista cansada tendem a ter mais facilidade com a literatura oral do que com a escrita,

E você? Consegue ler mais os últimos lançamentos da literatura mundial e abandonar um pouco as telas? Comente com a gente a sua experiência e participe da conversa!