Sabe como parar de procrastinar? Esse é um problema que afeta profissionais dos mais variados segmentos. Ele impede que as pessoas aproveitem o máximo do seu potencial e sejam produtivas no cotidiano e no trabalho. Por esses motivos, essa questão merece atenção especial. Desse modo, torna-se possível a pessoa se desenvolver profissionalmente.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste post explicaremos o que é a procrastinação e forneceremos dicas que vão te ajudar a parar de procrastinar no seu dia-a-dia. Continue com a gente.

O que é a procrastinação?

A procrastinação refere-se ao hábito de adiar o comprimento de uma atividade que precisa ser feita. Essa questão inclusive atrapalha a produtividade e o desempenho de diversos profissionais.

Existem diversas razões que contribuem para que as pessoas adiem a realização de tarefas importantes. Muitas delas estão relacionadas com a recompensa imediata.

Nesse contexto, pode ser que uma pessoa precise elaborar um relatório no Excel, no entanto, ela se perde em prazeres imediatos. Pode ser, por exemplo, navegar nas redes sociais, ver filmes na Netflix, entre outras atividades.

Além disso, em outras ocasiões as pessoas acabam fazendo uma série de pequenas atividades e não executam as tarefas principais e mais importantes de um determinado dia.

Como eliminar a procrastinação?

Realmente eliminar a procrastinação não é uma tarefa fácil. Trata-se de um dos principais desafios enfrentados por muitos profissionais e é muito importante enfrentá-lo para você poder tornar-se mais produtivo e eficiente no seu cotidiano.

A boa notícia é que existem diversas estratégias que poderão ajudar nesse contexto. Entre elas estão o estabelecimento de prazos realistas, a divisão de tarefas grandes em atividades menores, o cuidado com stress, evitar se repreender e fazer planos que incluem imprevistos. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

  1. Estabeleça prazos realistas

O primeiro passo para driblar a procrastinação é o estabelecimento de prazos realistas para as suas atividades. Evite definir prazos muito grandes para o comprimento de tarefas ou mesmo deadlines mais curtos.

Caso estabeleça prazos muito longos, aumentam se há chances de você procrastinar em fazer uma tarefa e ir deixando várias vezes para fazer e terminar no dia seguinte.

Por outro lado, se for definido um prazo muito curto pode ser muito difícil de completar uma determinada tarefa no prazo estabelecido, o que vai acarretar mais stress e também pode comprometer a sua confiança.

Desse modo, a melhor forma de lidar com essa situação é por meio do estabelecimento de prazos realistas e que realmente sejam impossíveis de cumprir. O equilíbrio, portanto, é a melhor solução para lidar com essa questão.

  1. Divisão de tarefas grandes

Tarefas ou projetos muito grandes podem te desestimular a cumprir o que precisa ser feito. Com isso, aumentam-se as probabilidades da procrastinação, ou seja, as pessoas tendem a ficar adiando a realização das atividades.

Neste contexto, uma boa ideia é a divisão de grandes tarefas em atividades pequenas. Trata-se de uma grande tática, pois após cumprir cada tarefa planejada você tende a ficar mais motivado e no final do dia sentirá que o seu dia foi bastante produtivo.

  1. Cuidado com o stress

O stress é um dos principais vilões da produtividade. Essa questão acontece por diferentes motivos. Primeiramente, por causa dos altos níveis de estresse, muitas pessoas podem me sentir desengajados e desmotivados nos projetos, o que afeta a produtividade e ainda aumenta a probabilidade de indivíduos procrastinarem a realização das tarefas planejadas para um determinado dia.

Caso esteja com um alto nível de stress, uma boa ideia é fazer pequenas pausas no seu dia do trabalho. Isso porque, essa simples atitude ajudará o seu cérebro recarregar as energias e deixá-lo mais capacitado para fazer o que precisa ser cumprido.

Descansar e fazer meditações também são ótimas ideias para você acalmar e reduzir o estresse e a ansiedade diárias. Não deixe também de fazer atividades físicas regularmente e procure também ter uma boa noite de sono. É recomendável que você durma 8 horas por dia para que tenha um bom descanso e fiquei energizado para o dia seguinte.

  1. Evitar se repreender

Repreender-se não é uma boa ideia para parar de procrastinar. Isso porque, os sentimentos negativos são desmotivadores e dificultam que você veja a situações com a devida clareza.

O ato de repreender a si mesmo traz de volta os sentimentos negativos e eles contribuem para que as pessoas queiram evitar fazer uma determinada tarefa ou mesmo querer adiá-la.

Nesse contexto, o auto-perdão é bastante útil. Isso porque, a prática ajuda a desenvolver uma compaixão consigo mesmo, a ter uma melhor compreensão e lidar melhor com as emoções negativas. Com isso, você será capaz de seguir em frente com as suas atividades e não ficará paralisado pelos sentimentos negativos.

  1. Fazer planos que incluem imprevistos

Sabemos que diversos imprevistos podem acontecer e eles podem acabar com os nossos planos. Desse modo, uma mudança de comportamento a bastante útil para prevenir diante dessa situação.

Nesse momento pense em fatores externos ou estais externos que possam atrapalhar no comprimento de uma atividade. A partir disso pense em possíveis ações que podem ser desenvolvidas caso essas situações a contexto. Trata-se de uma simples medida que vai te auxiliar a deixar mais preparado para lidar com esses acontecimentos.

Como você pode perceber, a procrastinação é algo que afeta diversos profissionais. Essa questão merece bastante atenção, pois impede que as pessoas consigam o máximo do seu potencial e sejam produtivas. Por esse motivo, vale muito a pena ficar atento em relação as dicas sobre como parar de procrastinar.

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