Compulsão alimentar é coisa séria. E assim deve ser avaliada. Mas, calma! Ter muito apetite e comer mais do que necessário não é sinônimo de doença. Devemos avaliar com cuidado cada situação.

Quando se conhece melhor as causas e os sintomas, fica mais fácil lidar com esta questão. Assim conseguimos nos autoavaliar e, principalmente, perceber quando nosso comportamento alimentar pode se tornar preocupante.

Que tal conhecer mais sobre o assunto? Então leia nosso post!

O que vem a ser a compulsão alimentar

Compulsão alimentar - Compulsão alimentar: tudo o que você precisa saber

Conhecida também como transtorno de compulsão alimentar, trata-se de uma doença mental em que a pessoa come grandes quantidades de alimentos. Por ser considerada uma patologia, demanda tratamento e acompanhamento profissional de endocrinologista, psiquiatra e psicólogo.

O lado bom desta história é que é possível, sim, controlar a compulsão alimentar de maneira segura. Porque muitas vezes, o quadro está relacionado a problemas emocionais graves.

A pessoa pode, por exemplo, dar sinais sérios como vomitar após comer muito ou ingerir laxantes pra se “livrar” do que consumiu exageradamente.

A compulsão alimentar põe em risco a saúde do indivíduo. Nestes casos, o tratamento prescrito por médicos diminui ou até elimina os seguintes riscos:

  • obesidade;
  • gastrite;
  • diminuição da capacidade respiratória;
  • insuficiência cardíaca;
  • problemas vasculares;
  • outros transtornos psicológicos como depressão ou síndrome do pânico;
  • cálculo renal;
  • diabetes tipo 2;
  • hipertensão;
  • hérnia de hiato;
  • infertilidade;
  • distúrbios alimentares. Entre eles, bulimia e anorexia.

Fique de olho nos sintomas! E, na dúvida, consulte um médico!

Compulsão alimentar 01 - Compulsão alimentar: tudo o que você precisa saber

Não que seja um diagnóstico final. Mas se observar ou prestar atenção em comportamentos que podem indicar a compulsão alimentar ajuda bastante. Quem tem esse problema acaba agindo de forma peculiar, além de pensar e falar coisas que devem acender o alerta.

Muitas vezes, a pessoa percebe que não está conseguindo se controlar sozinha em relação à comida. Ela pode correr pra geladeira em busca de mais alimentos, mesmo após almoçar bem. É a comida que passa a controlar a vida dela.

É comum que o paciente prefira comer longe dos olhos de quem convive com ele. Na frente dos outros, até come adequadamente, mas escondido se alimenta em excesso.

  • Evita festas que não têm comida?
  • Tem vergonha por agir diferentemente dos demais quando o assunto é comida?
  • Tem disfunções hormonais?
  • O armário da cozinha, a geladeira, o fogão, os pacotes gigantes de biscoitos recheados e os refrigerantes são as melhores companhias?
  • Se sente agoniado se não tem comida por perto e sempre à disposição?

Quando a resposta pra duas ou mais destas questões for positiva, é prudente buscar ajuda.

Compulsão alimentar: o que leva alguém a passar por isso?

Compulsão alimentar 02 - Compulsão alimentar: tudo o que você precisa saber

As causas e os fatores são vários. Quer ver um deles muito comum? Uma dieta mal realizada ou várias delas podem levar ao desenvolvimento da doença. Por conta disso, o ideal é fugir dos regimes ditos milagrosos e rígidos.

Comendo menos do que se está acostumado ou ficando horas sem comer, bem como outras técnicas suspeitas podem elevar os riscos. Os médicos que lidam com pacientes que sofrem do mal relatam que certas dietas acabam deixando o indivíduo deprimido.

A privação de determinados alimentos aumenta o desejo por aquelas comidas que não se pode comer. O que acarreta os atos impulsivos, o desconforto emocional e, consequentemente, a instalação do quadro compulsivo.

Uma mudança emocional séria também pode agir como gatilho. E um episódio de alta carga de estresse e mal administrado está entre as causas.

Hoje em dia, são recorrentes os casos de problemas com a própria imagem corporal. Tudo começa com a insatisfação sobre a aparência. Depois, vem a percepção de que se deveria comer menos.

Aí começa as dificuldades e os sentimentos negativos como arrependimento, culpa e frustração. Ao se sentir constantemente gorda e com medo de ganhar mais peso, a pessoa adota dietas e práticas malucas. Passar fome e tomar remédios para emagrecer sem prescrição médica torna-se aceitável. Quando este círculo vicioso se instala, a compulsão alimentar vem junto.

Boa notícia: Tratamentos costumam ser eficazes

Compulsão alimentar 03 - Compulsão alimentar: tudo o que você precisa saber

Os tratamentos adequados geralmente dão certo. Na maioria das vezes, incluem atividade física regular. Todo distúrbio alimentar exige tratamento multidisciplinar, ou seja, atuação de profissionais de diversas formações. Além do suporte médico e psicológico, o apoio de um nutricionista também é fundamental.

Os medicamentos são importantes apesar de não surtirem 100% de efeito quando administrados de forma isolada. Por isso, é muito importante ressaltar que o tratamento não deve se resumir apenas ao uso da medicação.

Buscando o autoconhecimento e uma maior consciência, o controle sobre a doença também aumenta. E, claro, seguir os conselhos do nutricionista contribui para que o paciente tenha qualidade de vida e alcance seus objetivos.

Ajudinha pra controlar os sintomas

Compulsão alimentar 04 - Compulsão alimentar: tudo o que você precisa saber

Seguir algumas dicas podem evitar sintomas e até mesmo contribuir para que a doença nem se instale. Algumas iniciativas e mudanças não complexas de hábitos e do estilo de vida fazem a diferença. Dê uma olhada no que fazer:

  • Entenda desde quando e o que tem te levado a comer compulsivamente.
  • O que você sente quando “ataca” a geladeira ou come escondido? Reflita sobre isso e tente sozinho começar um processo de controle.
  • Sabia que comer alimentos ricos em fibras como frutas, verduras e hortaliças transmite uma sensação de saciedade? E ela é mais duradoura do do que ao ingerir alimentos industrializados? Mude sua alimentação, mastigue mais vezes e lentamente.
  • Beba muita água ao longo do dia. Desta forma, você também controla a fome e a gula diminui. Isso também é cuidar da saúde.
  • Espere a fome realmente chegar pra se alimentar. E não passe muito tempo sem comer algo. Siga o que seu nutricionista recomendar. Caso ele recomende um horário fixo pra suas refeições, obedeça.
  • Técnicas de yoga e de meditação controlam a ansiedade, aumentam a autoestima e a produção de endorfina, ajudam na concentração e promovem sensação de prazer e longevidade. Pratique!

Como vimos, a compulsão alimentar é um transtorno sério e que nos expõe a riscos de outros problemas de saúde. É importante termos uma rotina saudável para evitar o transtorno. E é muito importante o acompanhamento de um profissional da saúde mental tanto para diagnóstico quanto para tratamento.

Gostou de compreender melhor a compulsão alimentar? Então, siga a Seculus nas redes sociais e saiba sempre mais sobre entretenimento, carreira, tecnologia, saúde e bem-estar.